RVA (1986)

“O presente texto, retoma o Regulamento do Fundador… Ao promulgá-lo,… reconheço-o como “carteira de identidade” do Cooperador Salesiano hoje e no futuro.”

(P. Egídio Vignó – sdb)

O anseio de profunda renovação lançado pelo Concílio Vaticano II e traduzido no aprofundamento do carisma fundacional pela Familia Salesiana, fez compreender “a necessidade” de adequar o Regulamento de Dom Bosco para os Cooperadores às novas exigências, sempre atento na constante fidelidade ao pensamento e à vontade do nosso Fundador (NR/1974).

A promulgação do CIC – Código de Direito Canônico, em 25 de janeiro de 1983 (juntamente com a aprovação definitiva das Constituições e Regulamentos dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora), exigia também a Revisão do NR-novo Regulamento de 1974.

Procedeu-se então, com a sensibilização da Associação em nível mundial, num trabalho “naturalmente difícil, da redação do novo texto regulamentar, para exprimir, com linguagem atual e segundo as diretrizes pontifícias, o pensamento e o projeto do Fundador”.

O RVA (Regulamento de Vida Apostólica) é fruto do 2º Congresso Mundial da Associação realizada em Roma de 28 de outubro a 04 de novembro de 1985.

É a “carteira de identidade” como afirmou o Reitor-Mor, P. Egídio Viganó na promulgação do texto na Festa de Pentecostes de 1986.

Capítulo 01

Introdução

Capítulo 02

Compromisso Apostólico

Capítulo 03

Em Comunhão e Colaboração

Capítulo 04

O Espírito Salesiano

Capítulo 05

Pertença e Formação

Capítulo 06

Organização

Compartilhe nosso conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email