A organização

“Cada qual use o dom recebido a serviço dos outros, como bons administradores da multiforme graça de Deus”. 

(1Pd 4,10)

A organização é um meio de concentrar as forças para a execução da missão. Dom Bosco quis uma organização ágil e eficaz.

Hoje a Associação tem sua estrutura flexível e funcional, organizada nos níveis locais, provinciais e mundial.

Esta organização pretende valorizar a eficácia da sua ação sobre o território e a abertura à universalidade da comunhão e da missão.

O INÍCIO DESTA HISTÓRIA

Preocupado com a união coerente das forças do bem e mirando a uma ampla eficácia, Dom Bosco, homem cheio de zelo mas realista, quis, desde o início, que os Cooperadores formassem uma Associação “organizada”. Com agilidade mental e espírito prático, implantou as estruturas básicas desta organização, indicadas no Capítulo V do Regulamento de 1876.

Dom Bosco tem confiança nos jovens: vale a pena verificar que aceita como cooperadores rapazes e moças desde os 16 anos! (*devemos perceber o momento histórico e cultural da época). Com a única condição de certa maturidade: terem a “firme vontade de se conformarem com as regras propostas”. Ele espera certamente de seu dinamismo uma contribuição muito preciosa para a missão: jovens são muito capazes de ajudar outros jovens!

Dom Bosco confia a direção geral da Associação ao “Superior da Congregação Salesiana”, isto é, a si mesmo e a seus sucessores. E percebe-se que no plano regional e local, os diretores de casa salesiana, os dirigentes dos centros em que não existe obra salesiana, mais do que responsáveis diretos dos grupos de Cooperadores, eles são representantes do Superior maior com quem eles devem “corresponder-se” e que tem o “registro geral”.

O superior centraliza também as ofertas. Encontramos aqui grande preocupação da unidade: Dom Bosco quer que as forças apostólicas salesianas, evitando toda dispersão, procedam em boa ordem com o mesmo espírito e seguindo as mesmas diretivas. Esse é o preço da eficácia. Cada Salesiano Cooperador, ademais, pode fazer suas observações e propostas a este Superior.

Do ponto de vista jurídico a Associação é constituída como “Pia União”, o termo mais modesto utilizado no Direito da Igreja. Aproxima-se, no entanto, do tipo da “Ordem Terceira”: sua meta é justamente a de alcançar a perfeição evangélica, mas com espírito salesiano, e não tanto com a oração quanto com a caridade ativa para com o próximo, principalmente para com os jovens pobres, como o próprio Dom Bosco explicava. Estando em revisão o Código de Direito Canônico, o código jurídico da Igreja.

A ORGANIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

Respeitando o pensamento de Dom Bosco, a organização da Associação se faz em instâncias de animação e governo.

O CENTRO LOCAL

O núcleo fundamental da realidade associativa é o CENTRO: agrupa os Salesianos Cooperadores que operam em determinado território e é constituído junto a uma obra dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) ou das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ou fora delas com a autorização da autoridade eclesiástica.

O núcleo local anima e governa as atividades locais.

– É uma estrutura indispensável.

– É a célula vital para atingir as finalidades da Associação.

– É núcleo e fundamento enquanto dá energia e apoio à Associação.

– É a unidade de base operativa.

Os Salesianos Cooperadores residentes onde não existe um Centro permanecem sempre ligados ao mais próximo, o qual mantém os contatos com eles e lhes favorece a participação na vida e nas atividades.

(PVA_Estatuto Art.36 / PVA_Regulamento Art. 18 a 23)

REALIDADE PROVINCIAL

“Os Centros Locais se organizam, apenas seja possível, em plano provincial, apoiando-se na realidade estrutural da Inspetoria dos Salesianos (SDB). A ligação permite desenvolver-se e trabalhar de maneira mais ampla e mais concreta”.

Um âmbito de notável importância organizativa é o agrupamento dos Centros num plano provincial.

A finalidade desse agrupamento é a de “permitir que os Centos se desenvolvam” com o aumento do número dos Salesianos Cooperadores e dos mesmos Centros. Além disso, o de permitir-lhes “trabalhar de maneira mais ampla e mais concreta”. Tudo isso, graças às relações de comunhão e colaboração estabelecidas justamente em nível provincial. Este agrupamento é coordenado por um Conselho e por direção colegiada

(PVA_Estatuto Art.37 / PVA_Regulamento Art. 24 a 28)

REALIDADE NACIONAL/REGIONAL

Os diversos Conselhos Provinciais dos Salesianos Cooperadores na mesma Nação/Região cultural-linguística, constituem a Conferência Nacional e/ou Regional, sendo coordenada por um Salesiano Cooperador eleito entre os membros da mesma Conferência, acompanhados por um Salesiano Religioso (SDB) e uma Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) designados pelos inspetores e inspetoras salesianas.

REALIDADE MUNDIAL

Para uma maior dinamicidade organizativa (animação e governo), a Associação com sede em Roma junto a Casa Geral dos Salesianos, se organiza por um grupo denominado Conselho Mundial composto por Conselheiros Mundiais representantes de 11 Regiões. O Coordenador Mundial é nomeado pelo Reitor-Mor e mais 3 Salesianos Cooperadores eleitos pelos Conselheiros das Regiões para as funções de responsabilidade na Secretaria, Administração e Formação. Fazem parte também um Salesiano religioso (SDB) e uma Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) designadas pelos Reitor-Mor SDB e Madre Geral FMA.

Compartilhe nosso conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email