Vocação

“O que aprendestes e herdastes, o que ouvistes e observastes em mim, isso praticai. Então o Deus das paz estará convosco.”

(FI 4,9)

A VOCAÇÃO DO SALESIANO COOPERADOR

Simplesmente o chamado do Senhor para ser Salesiano Cooperador não implica que a pessoa já possua desde o início e estejam desenvolvidos todos os requisitos exigidos.

Nem sequer significa que alguém já viva suficientemente as exigências que este chamado comporta.

A vocação para ser Salesiano Cooperador é um convite para se pôr a caminho, a fim de desenvolver gradativamente a vida batismal, empenhando-se na realização da missão salesiana e vivendo o espírito de Dom Bosco.

Esta vocação para Cooperador:

– é original na sua identidade,

– é rica nos seus conteúdos,

– é empenhativa nas suas exigências.

Não dá para acreditar que alguém possa ser “automaticamente” Cooperador, e que possa agir como tal de forma improvisada, sem uma preparação e um esforço continuado de crescimento e amadurecimento.

Requer então uma formação que precisa realizar-se em duas etapas sucessivas:

– a primeira é chamada de Formação Inicial. Precede a “Promessa Apostólica” e é destinada a fazer com que o Aspirante à Salesiano Cooperador possa refletir e adquirir o conhecimento e as capacidades salesianas básicas.

– a segunda é chamada de Formação Permanente (continuada). Dura toda a vida e tem por finalidade fazer com que o Salesiano Cooperador se mantenha fiel à sua especifica vocação secular e salesiana, na evolução das situações pessoais, associativas, eclesiais e sociais.

Compartilhe nosso conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email