RVA (1986)
“O presente texto, retoma o Regulamento do Fundador… Ao promulgá-lo,… reconheço-o como “carteira de identidade” do Cooperador Salesiano hoje e no futuro.”
(P. Egídio Vignó – sdb)
O anseio de profunda renovação lançado pelo Concílio Vaticano II e traduzido no aprofundamento do carisma fundacional pela Familia Salesiana, fez compreender “a necessidade” de adequar o Regulamento de Dom Bosco para os Cooperadores às novas exigências, sempre atento na constante fidelidade ao pensamento e à vontade do nosso Fundador (NR/1974).
A promulgação do CIC – Código de Direito Canônico, em 25 de janeiro de 1983 (juntamente com a aprovação definitiva das Constituições e Regulamentos dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora), exigia também a Revisão do NR-novo Regulamento de 1974.
Procedeu-se então, com a sensibilização da Associação em nível mundial, num trabalho “naturalmente difícil, da redação do novo texto regulamentar, para exprimir, com linguagem atual e segundo as diretrizes pontifícias, o pensamento e o projeto do Fundador”.
O RVA (Regulamento de Vida Apostólica) é fruto do 2º Congresso Mundial da Associação realizada em Roma de 28 de outubro a 04 de novembro de 1985.
É a “carteira de identidade” como afirmou o Reitor-Mor, P. Egídio Viganó na promulgação do texto na Festa de Pentecostes de 1986.
Capítulo 01
Introdução
Capítulo 02
Compromisso Apostólico
Capítulo 03
Em Comunhão e Colaboração
Capítulo 04
O Espírito Salesiano
Compartilhe nosso conteúdo