(Campo Grande/MS)
Durante o V Congresso Regional dos Salesianos Cooperadores, realizado em Campo Grande (MS) no último final de semana, foi escolhida a SC Darlene dos Reis Gonçalves Souza, do Centro Local Belém-EST – Província de Manaus (BMA) como nova Conselheira Mundial para a Região Brasil.
Ela sucede a SC Alzira Maraes Ferreira (BCG), que encerra seu período na função.
O Congresso teve a “sinodalidade” como tema transversal de toda formação apresentada. O trabalho começou na sexta-feira (22/07) com a apresentação da Delegada Mundial FMA dos SSCC, Ir. Carmen Lucrecia Uribe. Ela falou sobre a ‘Sinodalidade para a Igreja’. No sábado, a formação trouxe a espiritualidade salesiana com a palestra “São Francisco de Sales e Dom Bosco unidos pelo amor”,apresentada pelo Mestre Brasdorico Merquiades dos Santos.
Após a abertura oficial do Congresso, o Coordenador Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, o SC Antonio Boccia apresentou o tema “Sinodalidade para o Leigo”
Na parte da tarde, o P. Ademir de Oliveira apresentou o tema “Fortalecimento da Identidade Carismática do Salesiano no caminho Pós Sinodal”.
A Missa do dia foi presidida pelo Delegado Inspetorial para a Família Salesiana, da Inspetoria de Campo Grande, P. Wagner Galvão, na sede da Paróquia São João Bosco.
No domingo pela manhã, o Delegado Mundial SDB da Associação dos Salesianos Cooperadores, Irmão Duc Nam Nguyen apresentou o tema “Sinodalidade para os Salesianos”.
Antes de ser feito o processo eletivo que escolheu a nova Conselheira Mundial dos SSCC para a Região Brasil, o Delegado Mundial da Família Salesiana, P. Joan Playá i Morera, deixou uma mensagem em nome do P. Ángel Artime, Reitor-Mor dos Salesianos. “Acompanhar os passos da Família Salesiana é uma preciosa missão dada pelo Reitor-Mor. Este é um grande movimento eclesial. A semente que o Espírito Santo plantou no coração de Dom Bosco tornou-se uma grande árvore. Um presente pelo qual estamos agradecidos, mas que nos pede a todos, ao Reitor-Mor, aos salesianos, às Filhas de Maria Auxiliadora e a vocês cooperadores e a todos os grupos, uma grande responsabilidade na animação e no acompanhamento”, afirmou.
A nova Conselheira Mundial dos SSCC para Região Brasil, SC Darlene Souza, afirmou estar confiante para enfrentar os desafios da função à frente dos Salesianos Cooperadores. “Creio que um dos desafios seja o de olhar o outro e ver nele o Cristo, o próximo. Vivemos um momento onde muitas vezes não conseguimos demonstrar carinho pelo outro como irmão, filho do mesmo Deus, pertencente à mesma família” declarou a conselheira.
Atentos ao pedido do Reitor-Mor, durante o CG28, de resgatar a identidade carismática salesiana, o Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores, SC Antonio Boccia, afirmou que essa identidade carismática é o ponto de união de todos os grupos da família salesiana. “Nós somos a expressão laica do carisma salesiano. Sobre isto, nós devemos trabalhar muito para fazer crescer o conhecimento desta nossa identidade salesiana laica. O desafio principal da nossa vocação é estar muito perto das pessoas, daqueles que nós encontramos no dia a dia, porque nós fomos sonhados e pensados por Dom Bosco como ‘salesianos externos’, aqueles que vivem o carisma salesiano fora dos ambientes de estudo e trabalho”, afirmou Boccia.
O Congresso foi encerrado no domingo com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos. Na homilia, ele destacou a importância da vida de oração para o carisma salesiano, aproveitando os exemplos da liturgia do domingo, em Moisés e no próprio Jesus Cristo, que ensina aos discípulos, a oração do Pai-nosso. “Antes de falarmos com Deus, precisamos estar na presença de Deus”, enfatizou o inspetor salesiano.
FONTE: ANS – Euclides Fernandes