A Associação - Missão

O Cooperador é um cristão que pela fé, sente-se chamado e mandado a continuar a obra de Dom Bosco segundo a sua situação pessoal e as possibilidades concretas que tem, em comunhão com seus irmãos e irmãs salesianas e em harmonia com as demais forças apostólicas da Igreja.

Desde o primeiro momento para Dom Bosco está claro que ele e seus seguidores deviam dar vida a uma realidade “Missionária”. Seu movimento espiritual tem como objetivo fundamental o compromisso apostólico em favor da juventude e do povo simples.

No Regulamento dos Cooperadores de 1876 escreveu:

“Esta associação é considerada pelo Sumo Pontífice como uma antiga Ordem Terceira com a diferença que naquelas se visava a perfeição cristã no exercício da piedade. Aqui temos como fim principal a caridade para com o próximo e especialmente para com a juventude em perigo” (Reg.1876-III)

No dia 25 de janeiro de 1883 insiste:

“Os terciários de outras Ordens têm como fim principal o de santificar-se com a prática da piedade. Os Cooperadores têm como base a prática da caridade”.
(MB XVI-21)

A VOCAÇÃO SALESIANA, por conseguinte, é clara e decididamente apostólica: Somos chamados a ser verdadeiros e autênticos “missionários da juventude”, com toda a carga e profundidade de compromisso que esta expressão encerra.

O FUNDAMENTO DA MISSÃO na Igreja e sua origem é o amor de Deus: É a Ele que antes de todos dói a situação de seus filhos mais pobres, oprimidos, necessitados... É de Seu coração de Pai que brota o grito:
"Vem, que vou te consagrar, para enviar-te a levar a Boa Nova da salvação".

Nossa missão salesiana é a participação na missão da Igreja.

- A comunidade eclesial enquanto tal é a primeira e principal enviada por Cristo.

- Nossa missão, portanto, não só não é distinta da missão da Igreja, mas é participante dela e recebe toda sua autenticidade e força de sua inserção na missão global da Igreja.

- Podemos e devemos atuar em nome da Igreja (RVA 6,1) porque ela própria nos encomendou essa missão formalmente como leigos.

- É evidente que trabalhamos para a Igreja, evitando qualquer forma de isolamento e de igrejinhas em nossos compromissos e atividades apostólicas.

DESTINATÁRIOS DE NOSSA MISSÃO

Dentro da missão confiada a toda a comunidade eclesial, o Espírito Santo nos confiou através de Dom Bosco uma parcela de particular importância e valor: a juventude e as classes populares.

Dentro da juventude temos por vocação uns destinatários privilegiados: os jovens com maiores fatores de pobreza econômica, afetiva, moral...

É importante saber o que queremos, qual o objetivo que os propomos em nossa missão apostólica.


OBJETIVO DE NOSSA MISSÃO

O objetivo da missão é o mesmo que se propôs Dom Bosco no seu tempo e que tem plena validade no dia de hoje: a promoção integral da juventude e das classes populares.


OS CAMPOS DE NOSSA MISSÃO

Em geral, nas condições ordinárias da vida. Em particular, em momento de importância e urgências:

- A Família;

- O Ambiente de vida e de trabalho;

- A Realidade social;

AS ESTRUTURAS EM QUE SE REALIZAM A MISSÃO

É evidente que muitos compromissos e atividades apostólicas nós, Cooperadores, os desenvolvemos fora de qualquer estrutura no relacionamento pessoal.

Porém está claro que uma grande parte de nossas atividades nós as desenvolvemos em estruturas, nas quais nossa condição laical oferece maiores possibilidades de inserção.

Não devemos dar demasiada importância às estruturas, elas, porém, têm seu valor para alcançar a eficácia da atividade apostólica.

São estabelecidas:

- estruturas civis, culturais, sócio-econômicas e políticas, porque são as que correspondem à vida ordinária dos leigos;

- as estruturas eclesiais, porque nascemos para o serviço das Igrejas particulares, quer na diocese, quer na paróquia.

- as estruturas pastorais salesianas, SDB e FMA, porque compartilhamos com eles a mesma missão e destinatários e somos chamados a ser seus primeiros e mais qualificados colaboradores em todas aqueles obras apostólicas, para cuja realização faltam meios e pessoal.

 
 

 

Voltar para a página inicial



® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial