Palestras do 9º Congresso Nacional
Clique nos links abaixo

Santidade na Comunhão
( SC Beatriz Matheus - BBH )

Santidade na Missão (Texto)
( SC Antônio Rocrigues - BSP )

Santidade na Missão (ppt)
( SC Antônio Rocrigues - BSP )


Texto de D. Edvaldo G. do Amaral


Encaminhamentos do 9º Congresso Nacional

INFORMAÇÕES
Clique nos links abaixo

Circular 01 - Convocação

Circular 02 - Inscrições

Circular 03 - Cerimônia de Abertura

Circular 04 - Liturgia

Circular 05 - Hospedagem

Circular 06 - Equipes e contatos

Circular 07 - Pontualizações

Circular 08 - Ultimas orientações


Cartaz do Congresso

Explicação do Cartaz do Congresso

Oração do Congresso


NOS PREPARANDO
PARA O 9º.CONGRESSO NACIONAL

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Podemos dizer que a presença dos Salesianos Cooperadores no Brasil tem sua história registrada desde a chegada dos salesianos em 1883 em Niterói/RJ.

Desde lá, leigos estiveram a frente com os salesianos consagrados para edificar o apostolado salesiano em meio aos jovens.

Os tempos vão passando, as mentalidades vão se moldando, transformando, evoluindo.

A organização dos Centros Locais e nas inspetorias foram tomando sua forma com a preocupação de realmente “o apostolado salesiano leigo ser representativo, ser fiel ao desejo do Fundador, ser realmente força na sociedade e na igreja”.

Com a atenção do SC Sérgio Monello, iniciou-se uma organização nacional e sua representação junto à Roma na Consulta Mundial.

Com isso, por ocasião do Centenário da chegada dos salesianos no Brasil, em 11 a 14 de julho de 1983 no Rio de Janeiro – foi realizado o primeiro Congresso Nacional, na ocasião presente D. Egídio Viganó e que reforçou o pensamento de Dom Bosco: “O Senhor colocou-nos no mundo para os outros” (tema do 1º. Congresso).

Nesta trajetória, o segundo Congresso Nacional aconteceu em São Paulo, no Instituto Pio XI ( 27 a 29 de julho de 1990). Aqui já nos questionamos sobre a vocação do leigo, a vocação do salesiano cooperador no mundo. Nos questionamos sobre a nossa missão. A exortação apostólica Christifidelis Laici do Papa João Paulo II nos fez perceber a grande missão neste mundo em transformação acelerada. Nesta ocasião ocorreu a primeira eleição/indicação dos membros da Conferência Nacional.

Em 1992, dias 24 a 26 de julho no Instituto Pedagógico São Vicente em Campo Grande, o 3º. Congresso Nacional realizou-se com a perspectiva da Nova Evangelização conclamada pelo nosso Papa. A base de estudo neste congresso foi o documento Redemptoris Missio.

Chegamos a Recife em 1994 no Colégio Salesiano Sagrado Coração. Dias 13 a 16 de julho – 4º. Congresso Nacional. O tema estudado foi a Família, primeiro local de apostolado do Salesiano Cooperador. Nesta data, também aconteceu o primeiro Congresso Regional (Região Brasil) para a eleição do substituto do SC Sérgio Monello como Consultor. A eleita foi a Prof. Margarida Queiroz Pereira e da nova Conferência Nacional, tendo como coordenador o SC José Zago. A presença marcante foi do Coordenador Mundial SC Paolo Santoni e D. Antônio Martinelli Conselheiro Geral SDB para a Família Salesiana.

Com esta caminhada até aqui, os Salesianos Cooperadores sentem que é necessário dar respostas mais claras à igreja, à sociedade, e especialmente aos jovens.
Os salesianos cooperadores sentem que é preciso também serem valorizados em sua condição vocacional, dentro da Família Salesiana. Desde o XX Capítulo Geral em 1971 os cooperadores desejavam esta condição, quando foi enviado uma carta aos Capitulares em Roma.
Com a chegada do novo milênio, se faz necessário dar uma concretude a isso. Se deseja perceber o Salesiano Cooperador como uma presença viva na Família Salesiana. Uma viva presença salesiana .

Então, em 1997, nos dias 24 a 27 de julho no Parque Dom Bosco/Itajaí-SC, realiza-se o 5º. Congresso Nacional com esta afirmação: o Salesiano Cooperador no início do 3º. Milênio é Cooperador 2000 - presença viva.
Nova eleição para a Conferência Nacional – eleito como coordenador o Sc Luiz Marcos Schatzmann. Presença significativa alem dos inspetores salesianos, inspetoras FMA, e bispos salesianos, foi a do coordenador Mundial SC Roberto Lorenzini vindo de Verona/Itália. Cria-se o plano de formação inicial, estrutura-se a solidariedade econômica.

Chegamos a 2000 – 6º. Congresso Nacional. De 06 a 09 de julho no Colégio Salesiano de Manaus, a associação deseja viver em comunhão, em autonomia e na missão salesiana. Há um clamor que surge: E agora ... Salesiano Cooperador? Que resposta vamos dar aos apelos da sociedade, da igreja, ... do próprio Dom Bosco? Como estamos respondendo em nosso sentido de pertença e a vivência da identidade salesiana? Como estamos promovendo o espírito católico no mundo? Como estamos vivendo no espírito salesiano na Família Salesiana?




2001 - Centro Dom Bosco - cidade de Cachoeira do Campo em Minas Gerais sedia o 2 Congresso Regional. Cresce as reflexões e as necessidades na Autonomia na Comunhão. É viver como cristão leigo na Família de Dom Bosco percebendo e enfrentando os Desafios do 3º Milênio para a Associação dos Salesianos Cooperadores. Neste congresso é eleito para Consultor Mundial representando a Região Brasil o professor SC Luiz Marcos Schatzmann.

No 7º. Congresso Nacional, de 24 a 27 de julho de 2003 no Centro Dom Bosco em Cachoeira do Campo/MG, a associação elege nova Conferência Nacional sendo eleito para a coordenação o SC Carlos Roberto Minozzi.
A Associação dá uma indicação: deseja avançar para águas mais profundas. Deseja cumprir sua missão salesiana.
Os salesianos cooperadores são impelidos a viverem a concretude do sentido de pertença e de verdadeira identidade salesiana.
Deseja viver em família, ser verdadeiramente FAMÍLIA.

No 8º.Congresso Nacional, de 20 a 23 de julho de 2006 no Liceu Coração de Jesus em São Paulo, a resposta que a Associação dá é de que chegou a hora!
“Salesiano Cooperador: Chegou a hora!”
É hora de assumir a própria identidade.
É hora de viver intensamente o sentido de pertença a uma associação mundial, comprometida com a juventude.
É hora de percorrer um caminho formativo forte e seguro.
É hora de ser presença ativa de Família.
É hora de ser reconhecida a identidade salesiana e a reciprocidade na missão.
É hora de viver com lisura, com amor e gratuidade o sonho de Dom Bosco.
Chegou a hora da volta às origens, ao pensamento original de Dom Bosco.
Chegou a hora de aprovarmos a atualização do RVA. Ele deve ser um Projeto de Vida Apostólica. Um Projeto de Vida que leve à Santidade.

2008 - 18 a 21 de setembro - Porto Alegre, sedia o 3 Congresso Região Brasil. O Projeto de Vida Apostólica está em experimento até 2012. Nossa tarefa é vivê-lo com intensidade, por isso o tema do congresso: "PVA - Promessa pessoal, compromisso associativo". É eleito para Conselheiro Mundial (2008-2014) o SC Lincoln Cesar Godoeng de Melo da Província de Campo Grande. Também é eleita a SER-Secretaria Executiva Regional: Secretária - SC Elenara da Silva Alves Schatzmann (BPA), Administrador - SC Carlos Roberto Minozzi (BSP) e Formador - SC Luiz Marcos Schatzmann (BPA). Esteve presente, representando a SEM - Secretaria Executiva Mundial e o Reitor-Mor - D. Stjepan Bolkovac.


No 9º.Congresso Nacional, de 23 a 26 de julho de 2009 no Colégio Sagrado Coração de Jesus - Recife/PE, que estamos por participar, nossa caminhada deve ser não mais de desafio e sim de presença viva, concreta. Presença que, no retorno às origens de nossa história fundacional, nas origens de entendimento da vida de nosso Pai e Fundador, obtenhamos a concretude de que: “Salesiano Cooperador: é hora de testemunhar.”

Testemunhar que o amor a juventude é encontrar face-a-face o amor infinito do Pai.

SC Luiz Marcos Schatzmann
Formador Região Brasil da ASC

 

 
 

 

Voltar para a página inicial


® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial