Arquivo: Janeiro/2008

2008, o ano do "Coração Dombosquiano"

SC Luiz M. Schatzmann
Conselheiro Mundial Região Brasil da ASC.

O ano 2008 será marcado por grandes eventos para a Família Salesiana. A Associação dos Salesianos Cooperadores vive em “Ad experimentum” o seu PVA – Projeto de Vida Apostólica.

É um período de renovação e revitalização. É também um questionar vocacional, um retorno “às origens dombosquianas”.

Para ajudar neste processo, ...Dom Bosco estará nos visitando neste ano.

        

A urna com o seu corpo estará percorrendo todas as inspetorias do mundo, já em preparação para o bicentenário do nascimento do “Santo dos Jovens” que acontecerá em 16 de agosto de 2015.

O Reitor-Mor estará novamente em terras brasileiras. Sua presença é sinal de compromisso e empenho ao carisma salesiano.

Para tanto nosso site se renova mais uma vez, se adequando aos tempos e procurando ser um instrumento de formação e informação aos membros da Associação no Brasil e para os países de língua portuguesa.

Façamos de 2008 um ano da educação com o coração de Dom Bosco.



Nos dias 13 a 16 de dezembro de 2007 aconteceu na Casa Geral / Roma, a reunião do Conselho Mundial da Associação.

Esta reunião do Conselho Mundial aconteceu já respeitando “ad experimentum” as linhas diretivas do PVA – Projeto de Vida Apostólica aprovado durante o Congresso Mundial realizado em novembro de 2006.

Por se estar em período de transição onde haverá substituições de Conselheiros, cada um dos responsáveis apresentou seus relatórios das realidades regionais. Preocupações com a aplicação do PVA, a Solidariedade Econômica, a Formação Inicial e com o estudo de reorganização territorial regional.

O grupo iniciou os estudos para a elaboração dos Comentários dos Estatutos que servirão para a Formação Inicial e Permanente com base no PVA.

Serão redigidos pelos Conselheiros em forma de folhetos sob a supervisão e revisão da SEM – Secretaria Executiva Mundial.



    

    

  


1ª. Reunião de Conjunto dos Conselhos Gerais
(SDB/FMA/SSCC)

Um dos dias da Reunião do Conselho Mundial foi reservado para a primeira reunião conjunta com os Conselhos Gerais dos Salesianos de Dom Bosco, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos Cooperadores.

Com o falecimento do Cardeal Salesiano Alfons Maria Stickler, Arquivista e Bibliotecário emérito da Santa Igreja Romana ocorrida no dia 14, a programação do encontro teve alterações para que o Reitor-Mor pudesse acompanhar as exéquias presidida por S.S. Bento XVI.

Na reunião de conjunto, cada representante da região salesiana apresentou-se enquanto projetava-se as fotos dos integrantes sdb/fma/sc em multimídia.

O Reitor-Mor, a Madre Geral e o Coordenador Mundial da ASC pronunciaram palavras de ânimo e compromissos de caminhada insieme.

P. Pascoal Chavez ressaltou os compromissos de “retorno as origens” e distribuindo o texto: Meditando sul Natale de Henrich Heine ( La Civiltà Cattolica 2007 IV 417-422 – quaderno 3779 – 1º de dezembro 2007) refletiu sobre a festa natalina.

Ao final, o Reitor-Mor e a Madre Geral distribuíram aos presentes uma medalha comemorativa e souvenires.

No Almoço de confraternização o encontro com a Ir. Alaíde Deretti (BPA) – Visitadora FMA e P. Tarcísio Scaramussa (BBH) Conselheiro Geral SDB para Comunicação Social.

 

 

 


® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 

secretaria@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
giseldafigueiredo@hotmail.com
migueis04@uol.com.br
robertovieira_nunes@hotmail.com
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
 
 
         



Alto da página




Brulars e Schatzmann