Arquivo: Ano de 2007

I Congresso Provincial
dos Salesianos Cooperadores de São Paulo (BSP)


SC Carlos R. Minozzi - Coordenador Provincial BSP

No dia 16 de Junho, no Colégio de Santa Inês, foi realizado o primeiro Congresso Provincial dos Salesianos Cooperadores da Província de São Paulo, com o tema:
                     
"Projeto de Vida: você já tem o seu?"

     As palestras forma ministradas pelo Diácono Antonio Spirandeli, da Inspetoria de Campo Grande que está cursando Teologia no Instituto Pio XI.
     O evento contou com cerca de 100 participantes dos diversos Centros Locais da Província de São Paulo, tendo ainda recebido uma acolhida por parte de Ir. Dorce, Diretora do Colégio e uma saudação especial de Ir. Lúcia Maistro, Inspetora FMA.
     Contou ainda com a presença do SC Luiz Marcos Schatzmann, Conselheiro Mundial para a Região Brasil, que veio de Porto Alegre, especialmente para o evento.
     Encerrou-se com a celebração eucarística presidida pelo Inspetor Salesiano, Pe. Marco Biaggi.   

Grato e abraço salesianos.


Veja as fotos do evento:

Clique na imagem, para amplia-la


Compromisso de Salesianos Cooperadores em Obra FMA

No dia 17 de julho, no município de Guaratinguetá, junto a uma obra salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora, aconteceu a celebração de compromisso de mais 4 Salesianos Cooperadores.

A Celebração foi presidida pelo P. Marco Biaggi e acompanhada pela Ir. Lucia Maistro – Inspetora Salesiana que acolheu os novos salesianos cooperadores na Família Salesiana e pelo SC Luiz Marcos que acolheu com muita alegria na Associação dos Salesianos Cooperadores.

Após a celebração, todos se reuniram para um festivo almoço entre homenagens e cantos.

   
   

XII Congresso Provincial de Porto Alegre

SC Elza D. Mengarda - Coordenadora Provincial BPA

Com a promulgação pelo Reitor Mor do texto do PROJETO DE VIDA DA ASSOCIAÇÃO (PVA- Estatuto e Regulamento de Ação) , os Salesianos Cooperadores da Província São Pio X organizaram mais um Congresso Provincial, no . Este já o XII Congresso Provincial desde 1982.

Nos dias 07 a 09 de junho, 82 participantes entre Salesianos Cooperadores e Delegados SDB/FMA e as presenças dos P. José Valmor César Teixeira e Ir. Ivone Rangueti – inspetores salesianos, o Parque Dom Bosco acolheu a todos, tendo como tema central: A formação do Salesiano Cooperador no Projeto de Vida Apostólica.

Na quinta-feira, dia 07 com a assessoria do salesianos P. Gilson da Silva – sdb e Ir. Carmem Demarchi - fma, refletiu-se sobre a Eucaristia (Corpus Christi) em nossas vidas culminando com uma Celebração Eucarística concelebrada pelos sdb presentes.

Com a assessoria do SC Antonio Rodrigues do Centro Local de Piracicaba/ São Paulo, foi apresentado o PVA durante o dia 08 (sexta-feira) pois a Formação foi indicada pela Consulta Regional e Conselho Mundial como referência principal de caminhada nos próximos 6 anos quando o texto é colocado em “ad experimentum”.

O Congresso foi alimentado pelas orações, eucaristias e momentos de entrosamento e confraternizações preparadas pelos Centros Locais. Houve a apresentação de grupos juvenis e do Coral da Univale aos participantes seguido de uma quermesse na noite de sexta-feira/08 de junho. Nesta ocasião, P. César dirigiu a palavra aos presentes, elogiando e louvando a juventude presente pela força e determinação que demonstram em suas vidas.

O Congresso ainda teve a apresentação pelo Conselheiro Mundial da participação brasileira e do desenvolvimento do Congresso Mundial acontecido em Roma e novembro/2006.





Conselheiro Mundial Visita a cidade de Manaus


SC Neide de Carvalho - Coordenadora Provincial BMA

Nos dias 06 a 09 de julho o Conselheiro Mundial visitou a Província de Manaus, tendo vários encontros com os animadores da Associação dos Salesianos Cooperadores para perceber e animar a realidade associativa.

O primeiro encontro ( dia 06 ) foi com os representantes da Família Salesiana P. Bira (sdb), Ir. Cilene (fma) e coordenadora provincial SC Neide Carvalho.

A tarde deste dia foi dedicado à visita ao terreno que se deseja erigir uma obra da FS, no bairro Nova Cidade.

A noite deste dia, foi dedicado para o encontro com os coordenadores dos Centros Locais. Estiveram presentes:

Centro São Domingos Sávio – Manaus/AM
:
Agostinho Benvindo, 19 anos de compromisso, Roberto Carvalho e Neide Carvalho, 18 anos e Noêmia 11 anos;

Centro Mamãe Margarida – Manaus/AM
:
Teresinha, 16 anos, Maria Santana, 19 anos, Raimunda, 16 anos e Elenízio 19 anos;

Centro São José/Aleixo – Manaus/AM
:
Flávio, 7 anos, Márcia, 2 anos e Pedro, 15 anos;

Centro Mamãe Margarida – Candeia do Jamari/Rondônia
:
José de Alencar e Ivanilde, 12 anos; Centro Belém-Est – Belém-PA: Lena Kátia, 15 anos de compromisso.

No dia 07 (sábado) aconteceu na parte da manhã o encontro com os Salesianos Cooperadores dos Centros Locais de Manaus. Neste evento estavam presentes também os SSCC de Manaus:

Centro Domingos Sávio: Agostinho, Roberto, Neide, Francisca Ferreira, Djalma Alberto, Letícia;

Centro Mamãe Margarida
: Luiz, Terezinha, Edna, Raimunda, Elenízio, Maria Santana, Maria de Nazaré;

Centro São José/Aleixo
: Flávio, Socorro, Nonato;

Centro Dom Bosco
: Graça, Roberval, Ana de Holanda, Armando, Regina.

Estiveram presentes as Ir. Isabel ex-Delegada FMA para os SSCC e Ir. Cilene – a atual Delegada das FMA.

A tarde foi dedicada ao encontro com os 20 Aspirantes dos Centros Mamãe Margarida, São Domingos Sávio e São José do Aleixo. Foi um momento de muita atenção e fortalecimento na formação. Com uma colocação feita pelo SC Luiz Marcos que para ser SSCC teria que ter uma vida de sacrifício, suscitou uma maior compreensão de como deve se portar um Salesiano Cooperador e não um Cooperador Salesiano.

Os SSCC da Inspetoria São Domingos Sávio, comungando o espírito salesiano da alegria, desejamos ao Luiz Marcos e sua família, os mais sinceros agradecimentos pela sua disponibilidade e o espírito carismático que demonstrou durante a sua permanência na Cidade de Manaus, e que programe uma nova volta para conhecer de perto o encontro das águas.

Que Dom Bosco e a nossa mãe Auxiliadora continue iluminando os seus passos.

 

  

  



Visita do conselho Mundial a Recife

SC Luiz M. Schatzmann - Conselheiro Mundial Região Brasil

Nos dias 26 a 29 de julho, aconteceu a visita do Conselheiro Mundial à Província de Recife.

Dia 26 a tarde houve a reunião com o Conselho Provincial que apresentou a realidade provincial com seus pontos fortes e os desafios a serem superados. Uma preocupação do grupo de conselheiros e grande disposição é de intensificar os processos formativos para que a comunhão e a autonomia sejam realmente vividos.

Outro tema envolveu as prévias de preparação ao 9º Congresso Nacional a ser realizado no mês de julho de 2009.

Nos dias 27 a 29 o encontro foi com os representantes dos Conselhos Locais da Província. Dos 15 Centros, estiveram presentes 12 e mais o Delegado Provincial SDB, 2 Delegados Locais SDB, a Delegada Provincial FMA e 2 Delegadas Locais.

Os temas centrais abordados foram a Secretaria, a Formação, a Administração e o Congresso Nacional a ser sediado em Recife/2009.

As perspectivas para a Província de Recife são de grande alegria e entusiasmo, havendo um fervor vocacional onde grupos são crescentes em participação de jovens desejosos de assumirem a vocação salesiana secular.



Congresso Provincial de Recife

SC Roberto Carlos Nunes - Coordenador Provincial BRE

O Conselho Provincial agradesce de coração o esforço da participação dos 15 centros da nossa Província, pois só faltaram: Jaboatão, Juazeiro e o Centro do colégio Dom Lustosa de Fortaleza.

Nosso Conselheiro Mundial, SC Luiz Marcos e sua esposa Elenara ( Formadora da Província de Porto Alegre) ficaram animados com o Congresso. De fato, foi um momento de muita formação e informação. As palestras do P. Benevides sobre a importância da Secretaria, da Ir. Brígida (FMA) Delegada do Conselho Provincial, sobre Administração e do nosso responsável provincial pela Formação, o SC Olimpio, sobre o significado da formação, contagiou a todos nós.

Estavam todos muito inspirados e deram uma grande contribuição para nosso crescimento formativo e vocacional. No último dia, tivemos a felicidade de ouvir nosso Conselheiro Mundial, que falou a respeito do Próximo Encontro dos SSCC de todo o Brasil no  Recife em 2009.


Caros Irmãos SSCC, SDB e FMA, nossa Associação passa por renovação. Com a aprovação do nosso PVA ( Projeto de Vida Apostólica), com o incentivo do nosso Reitor-Mor, desejamos voltar às origens. Ser Salesiano Cooperador, é acreditar e viver o mesmo projeto de Dom Bosco, sendo apóstolos dos jovens. É UMA QUESTÃO DE VOCAÇÃO, FOI DEUS QUEM NOS ESCOLHEU PRA ESTA MISSÃO. Precisamos nos preparar para responder com qualidade aos apelos da sociedade atual.

É URGENTE!! Não podemos ficar parados no tempo, " somos Dom Bosco que caminha". No Brasil e no mundo há Salesianos cooperadores, que não freqüentam as reuniões mensais, que não colaboram com a solidariedade econômica, que não participam dos Eventos da Associação e que não tem comunhão com os outros ramos da Família Salesiana. Precisamos rever estas posturas.

TODA ASSOCIAÇÃO TEM SUA ORGANIZAÇÃO E SUAS EXIGÊNCIAS. Pedimos a todos que participem com amor da vida da Associação, pois só assim, o Senhor vai nos abençoar. Por fim Tivemos as palavras abençoadas do nosso Inspetor, P. João Carlos. Nos alegou quando disse: " Vocês estão no nível dos consagrados. Mais ainda estão fragilizados, precisam se articular melhor, se identificar, criar visibilidade".

Que nossa mãe Auxiliadora nos abençoe.


No dia 05 de Agosto de 2007, às 9:00h no canal 14 da Rede Estação, no programa semanal do P. João Carlos, teremos uma entrevista com o responsável pela pastoral do Oratório Dom Bosco de Jaboatão, Roberto Carlos.
Estamos vivendo um tempo de graça e fazendo parte da programação dos 70 anos, estamos organizando a festa do nosso Padroeiro, São João Bosco, que ocorrerá nos dias 16-19 de Agosto. Nossa casa tem se caracterizado cada vez mais como uma casa que acolhe, num estilo simples e familiar.
Aqui se realiza todos os encontros dos Salesianos Cooperadores a nível Provincial. Este oratório é um celeiro de criatividade e movimentos culturais. Um pequeno grupo de jovens e adultos colocam uma parte do seu tempo a serviço dos meninos e jovens pobres dessa região.
Nossas oficinas dão oportunidade de emprego a muitos jovens que necessitam se encaminhar no mundo do trabalho. Nosso diretor, P. Pedro Lapo, completa esse ano, 50 anos de vida religiosa e 40 de sacerdócio. Ele luta incansavelmente para melhorar a obra, que é tão necessitada.


Venha fazer parte dessa grande família também.


Promulgação pelo Reitor Mor


No último dia 08 de abril de 2007, Dia da Páscoa – Ressurreição de Nosso Senhor, o Reitor-Mor P. Pascual Chávez Villanueva promulgou o Projeto de Vida Apostólica da Associação – Estatuto e Regulamento.

Agora, nos próximos 6 anos, a Associação irá vivenciar este projeto em “ad experimentun”, isto é, vivenciar como experiência nos Centros Locais como comunidade e em nível pessoal.

As experiências serão relatadas ao Conselheiro Mundial Região Brasil para encaminhamentos e estudos periódicos junto ao Conselho Mundial.


" AGÊNCIA DE NOTICIAS SALESIANA (ANS)

Promulgado o novo Projeto de Vida Apostólica dos SSCC

“Neste dia 8 de abril de 2007, Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor, origem e ápice da nossa vida cristã e da nossa missão no mundo, eu, na qualidade de Reitor-Mor, Sucessor de Dom Bosco, promulgo oficialmente este Projeto de Vida Apostólica renovado” Com estas palavras o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, promulgou oficialmente o novo Projeto de Vida Apostólica da Associação dos Salesianos Cooperadores, nas suas duas partes: Estatuto e Regulamento.

O “livro de vida” dos Cooperadores – como o define o Reitor-Mor na sua carta – foi revisto ao longo destes anos para estar em maior sintonia espiritual, teológica e pastoral com o Concílio Vaticano II e o Magistério da Igreja, e com a intuição originária do Fundador da Associação: Dom Bosco. O III Congresso Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, realizado de 9 a 12 de novembro de 2006, no Salesianum de Roma, concluiu o percurso de avaliação que durou seis anos e em que estiveram envolvidos nos vários níveis os membros da Associação. Definindo a identidade do Estatuto, diz o Reitor-Mor na sua carta: ele “descreve as riquezas espirituais da vossa identidade carismática; define o vosso projeto apostólico; traça o caminho da vossa santificação e vos convida a testemunhá-la como o dom mais precioso”. E mais adiante: “O Estatuto delineia a índole própria do projeto evangélico de uma Associação de fiéis leigos, harmonizando inspiração evangélica e concretude de estruturas, segundo o espírito característico de Dom Bosco. O Estatuto está intimamente ligado ao Fundador, ao qual desejou comunicar o seu espírito: nele podereis encontrar Dom Bosco. O vosso amor a Ele passa através da assunção vital do Projeto de Vida Apostólica que Ele vos oferece. É Ele o vosso modelo. Ele a chave de leitura do texto”. A data da publicação evoca também outro grande evento que diz respeito a toda a Família Salesiana: a Canonização de Dom Bosco em Roma no dia de Páscoa da Ressurreição em 1º de abril de 1934.
"


Decreto da Santa Sé
da aprovação "AD Experimentum" por seis anos



Clique no documento para ampliá-lo


Veja as edições anteriores

2008
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 

secretaria@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
giseldafigueiredo@hotmail.com
migueis04@uol.com.br
robertovieira_nunes@hotmail.com
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
 
         



Alto da página




Brulars e Schatzmann