Arquivo: Outubro/2010

A CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE ECLESIAL
É A CHAVE DA MISSÃO

É este o título da mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial Missionária. De suas palavras emerge o apelo à conversão, à necessidade de comunhão, à busca de um encontro profundo com Jesus.

“Queremos ver Jesus” é a frase do evangelho de S. João ( Jo 12,21), que ressoou muitas vezes neste ano, nos encontros com os jovens, porque foi colocada no centro da estreia do Reitor Mor, foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sublinhar como o mês de outubro nos ajuda a lembrar-nos de que o “o empenho e a tarefa do anúncio evangélico toca a toda a Igreja, missionária por sua natureza” e convida todos a serem promotores da novidade de vida feita de relações autênticas, em comunidades fundadas no Evangelho.

Fonte: http://www.cgfmanet.org

LEIA O ARTIGO COMPLETO: A construção da comunidade eclesial é a chave da missão


ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PARA OS DELEGADOS
DA FAMILIA SALESIANA

 O primeiro seminário de formação para delegados/as do âmbito da Família Salesiana, compreendendo também os delegados/as inspetoriais para os SSCC e ex-alunas/os, aconteceu nos dias 06 a 10 de outubro de 2010, em São Paulo, no Instituto Pio X.

O encontro teve por finalidade examinar os aspectos formativos e técnico/organizativos da animação pertinente aos Delegados e Delegadas da Família Salesiana, SSCC e Ex-alunos/as SDB e Ex-alunas/os FMA. Em foco esteve a formação e atualização no âmbito dos serviços aos leigos, vistos como momentos significativos em relação à dimensão “reflexiva”, à circularidade de intercambio comunicativo e à possibilidade de aprender com as experiências.


Ir. Camen Demarchi - FMA
Delegada Provincial BPA

LEIA O ARTIGO COMPLETO: Encontro de formação para os delegados da Família Salesiana


SC ALEXANDRINA MARIA DA COSTA
A Caminho dos altares


Alexandrina Maria da Costa nasceu no dia 30 de março de 1904 em Balasar, Portugal.(...)

A partir de 27 de março de 1942 até à morte, 13 anos e 7 meses, não ingere qualquer tipo de bebida ou alimento, além da comunhão cotidiana. Esse fato inexplicável foi comprovado cientificamente por diversos médicos, às vezes até de maneira humilhante para Alexandrina. Foi uma grandíssima mística. Em união contínua com Jesus nos Tabernáculos do mundo todo, recebeu êxtases e revelações. (...)

Morreu em Balasar no dia 13 de outubro de 1955, onde agora está sepultada, voltada para o tabernáculo. Multidões de peregrinos vão visitá-la. João Paulo II beatificou-a em 25 de abril de 2004.

(FONTE: Site da Congregação Salesiana)

LEIA O ARTIGO COMPLETO: SC Alexandrina M da Costa


SALVE, Ó PADROEIRA DO BRASIL!

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, surgiu no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, em 1717, numa rede de pescadores. Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de suas águas. Eles lançavam as redes sem grande sucesso próximo ao porto de Itaguaçú, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida,
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
Vós que sois a mais bela das mães
a quem eu amo de todo meu coração,
eu vos peço mais uma vez
que me ajudeis a alcançar uma graça;
e por mais difícil que seja, (
pede-se a graça)
sei que me ajudará
e acompanhará sempre
até à hora da minha morte.

NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO APARECIDA,
ROGAI POR NÓS.


1º SEMINÁRIO DOS DELEGADOS PROVINCIAIS DO CONE SUL

(ANS – São Paulo) – De 6 a 10 de outubro realizou-se em São Paulo (SP), Brasil, o I Seminário de Delegados/as Provinciais para a Família Salesiana da Região América Cone Sul. Os participantes eram – entre SDB e FMA – 41, provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

LEIA O ARTIGO: I Seminário de Delegados/as Inspetoriais para a Família Salesiana no Cone Sul


EM NOME DA COMUNIDADE DA ALDEIA,


MUITO OBRIGADO!

Amigos(as),

Hoje envio estas fotos com uma única finalidade: agradecer a contribuição que vocês têm feito ao longo de 1 ano e três meses.

Obrigado por acreditarem nestas crianças e adolescentes. A sua contribuição já gerou uma sala, uma varanda, dois banheiros, dois portões de ferro e manutenção da Capela. Esta construção está proporcionando melhor qualidade vida para estas crianças e adolescentes e também para nós voluntários.


Com essa construção nossos trabalhos não estão limitados somente aos Domingos, agora iniciamos aula de Inglês aos Sábados.

Que Deus abençoe você e sua família que tem contribuído para que o sonho se torne realidade.

Continuamos nossos esforços neste trabalho apostólico, neste voluntariado, mas contamos com sua ajuda econômica também.

Nos auxilie.
Contate-nos via o email: esouzas2008@gmail.com

SC Edilma (BBH)
Pela Comunidade da Aldeia




PROJETO JATAÍ REALIZA SEMANA DA CRIANÇA

De 04 a 08 de outubro, no Distrito de Moreira César no Município de Pindamonhangaba, está acontecendo a Semana da Criança no Projeto Jataí, obra social mantida pelos Salesianos Cooperadores da cidade. De segunda a quinta participam apenas as crianças e adolescentes do Programa Vida Melhor (PROVIM) e estão sendo oferecidas oficinas de confecção de brinquedo, como peteca, jogo da velha e jogo da memória, de manipulação de bexiga palito, hora do conto interativo, pintura do rosto, caça ao tesouro e campeonato de futsal. Na sexta-feira, 08/10, com a participação dos educandos dos outros programas do Projeto Jataí, haverá brincadeiras e entrega de saquinhos surpresa e também de presentes doados pela empresa Gerdau.

O PROVIM do Projeto Jataí atende atualmente cerca de 130 crianças e adolescentes nos dois períodos, de segunda a sexta-feira, promovendo atividades de socialização e oficinas, além de permitir a inclusão digital dos educandos.


FONTE: Setor de notícias da ISSP / Boletim On-line 441


CENTRO LOCAL CULTIVA ASPIRANTES

Este ano o Centro Local CPO Dom Bosco se alegra na acolhida e formação de três novos aspirantes e, neste sábado dia 02 de outubro, se aplicaram num período de cinco horas de estudos, das 10h30min às 15h30min, sem parada para o almoço. O Estudo deste encontro centrou-se em dois pontos: a figura de Dom Bosco e a organização da Associação.

Após este encontro a aspirante Profª Raíssa registrou:

“O encontro de formação deste sábado, com certeza propiciou uma troca de conhecimentos sobre a vida e a obra de Dom Bosco. Um estudo mais profundo sobre as características dos Salesianos Cooperadores, da filosofia salesiana e principalmente regou mais a semente para a vontade de aprender e viver, na perspectiva de alcançar o que Dom Bosco espera de nós cresça sempre mais.

Viver em um grupo onde os ideais de estar junto com os jovens, inspirado por esse Santo que tanto fez pela juventude, inspira a coragem e a força para enfrentar as coisas mundanas e estar sempre mais próximo de Deus, tendo a certeza que o esforço vale a pena e que os frutos são maravilhosos!”

 
 


® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori