Arquivo: Setembro/2010

ENCONTRO DO CONSELHO PROVINCIAL COM CONSELHEIRA MUNDIAL

De 25 a 26 de Setembro, decorreu o Encontro do Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores do Uruguay com a Conselheira Regional e Delegada do Conselho Mundial. Mónica Salinas. Na celebração eucarística de encerramento, dois salesianos cooperadores, mãe e filho, renovaram a sua promessa.

Salto, Uruguay – 26 de Setembro 2010 – Fonte: ANS


CENTRO LOCAL CULTIVA GRUPO VOCACIONAL

O Centro Local CPO - Dom Bosco de Porto Alegre (BPA) em parceira com o Serviço de Animação Vocacional realiza mais um encontro de cultivo do grupo juvenil que estuda no Colégio Salesiano Dom Bosco.

Estes encontros são chamados de VOCVIDA e já está na 6ª edição em 2010. Um encontro mensal de duas horas com muita oração, dinâmicas e estudo sobre a Vocação à Vida. O grupo agora se prepara para o retiro de final de ano.

Este grupo tem animado celebrações e encontros juvenis em outras ocasiões no Colégio. São jovens evangelizando jovens.





PADRE RINALDI E O ENTUSIASMO PELOS SALESIANOS COOPERADORES

Estou lendo alguns escritos do P. Rinaldi e encontrei algumas referências dos Salesianos Cooperadores que gostaria de repassar aos meus irmãos.

A Pia União dos Cooperadores, esta famosa terceira ordem salesiana saiu do coração e do cérebro de Dom Bosco. O P. Rinaldi travou conhecimento com ela, sobretudo quando chegou a Barcelona. Lá, a braços com graves dificuldades, compreendeu perfeitamente que, sem o apoio dos Salesianos Cooperadores, as obras salesianas não poderiam nem se manter, nem se desenvolver. Deste modo, ele vai procurar lenta, mas, seguramente dar a esta Associação tão necessária, toda a vida que lhe faltava.

Com aquela paciência tenaz que já conhecemos, conseguiu fazer renascer entre os Cooperadores esta paciência, esta confiança, esta caridade que também são os elementos indispensáveis de uma obra salesiana. Uma vez Inspetor, organiza reuniões, provoca importantes Congressos e esforça-se por comunicar à todos o fogo sagrado que o anima.

Até está época o Superior Geral, P. Rua era o único que se interessava por eles seguindo o exemplo de Dom Bosco. Mas a obra desenvolvera-se... O P. Rinaldi compreendeu imediatamente a necessidade de criar para a União dos Cooperadores um Órgão Central, coordenador com atribuições bem definidas, sob a supervisão do Prefeito Geral.

Contudo em 1913 três anos após a morte do P. Rua, ele pôde verdadeiramente começar a trabalhar na sua organização e aperfeiçoamento. Recorda então, com insistência, aos Diretores e aos Inspetores, a obrigação que têm de convidar, pelo menos uma vez por ano, todos os Cooperadores para uma reunião especial. Pede para ser posto a par do que se tem feito e do que se pode realizar.

Ele próprio pela voz do Boletim Salesiano recorda aos membros da Associação os seus direitos e os seus deveres. São encarregados de levar ao mundo a mensagem de Dom Bosco. Ajudarão com as suas orações e na medida das suas possibilidades, com as suas contribuições financeiras, as obras salesianas. Não se esquecerão de que o seu primeiro cuidado deve ser a sua santificação pessoal.

O P. Rinaldi consagrar-se-á com toda a alma a formação e organização dos Cooperadores. A sua ação será particularmente eficaz, pois a partir de 1903, teremos o espetáculo magnífico  de nove grandes Congressos Internacionais que se realizarão quer na Espanha quer na América.

SC Clarice Muller
Centro Local Paróquia Sto Antônio
Joinville/SC (BPA)

PARA BAIXAR ESTE SUBSÍDIO FORMATIVO: P. Rinaldi e o entusiasmo pelos Salesianos Cooperadores


FORMAÇÃO INICIAL NA COSTA RICA

Os Salesianos Cooperadores do Centro “San Isidro Labrador” iniciaram, em 30 de Julho passado, a formação de um novo grupo de pré-aspirantes.
O Departamento de Formação Inicial organizou até ao presente três encontros nos quais os pré-aspirantes puderam adquirir um conhecimento geral da figura de S. João Bosco, da Associação dos Salesianos Cooperadores e da Congregação Salesiana.


San Isidro, Costa Rica – Setembro 2010 / FONTE: ANS


EVOSC 2010 EM NATAL (BRE)
Encontro Vocacional para Salesiano Cooperador

TEMA: Levemos o Evangelho aos Jovens
LEMA: As características do rosto salesiano

Nos dias 04 e 05 de setembro, na cidade de Natal/RN, aspirantes dos Centros Locais da Província do Recife (SSCC), participaram do Encontro Vocacional a Salesiano Cooperador (EVOSC). O encontro foi contemplado com palestras sobre a Missão da Família Salesiana, o campo de atuação e formação do Salesiano Cooperador, tendo como referência o Projeto de Vida Apostólica (PVA).

Encerrou-se as temáticas com o belíssimo diálogo sobre o Sistema Preventivo.


A partilha de experiências, a oração, a adoração, proporcionaram aos participantes o fortalecimento na espiritualidade salesiana e o compromisso com a formação permanente.

O encontro vocacional propôs o compromisso para o aspirante ser verdadeiro salesiano no mundo e de assumir o Projeto de Dom Bosco como algo que lhe pertence, isto é, viver autenticamente sua vocação.

SC Darclei Tabanela (BRE)


SALESIANOS COOPERADORES
E OS NOVOS TEMPOS
Itajaí - SC

As Inspetorias salesianas do sul do Brasil – São Pio X (SDB) e Nossa Senhora Aparecida (FMA) – com sede em Porto Alegre, alegram-se com a conclusão dos encontros estaduais dos Salesianos Cooperadores que aconteceram nos meses de julho e agosto. Recordando: dias 17 de julho em Ascurra/SC, 24 e 25 de julho em Santa Rosa/RS e 1° de agosto em Guarapuava/PR.

O tema foi SSCC, novos tempos e o lema, Vivendo o PVA, renovamos o carisma salesiano em nossa vida. Ambos serviram de convite para que Cadam Cooperador, aspirante ou compromissado se sentisse convocado a participar do encontro e refletir sobre sua vida e a vida da Associação.

Nos três encontros foram utilizadas as mesmas dinâmicas para o estudo e aprofundamento do PVA (Projeto de Vida Apostólica). Assim, de maneira lúdica, todos puderam ter mais uma vez uma visão geral de todo o documento (que ainda está “ad experimentun”), que rege a vida da Associação dos Salesianos Cooperadores.

Em todos os encontros, o clima foi de alegria, estudo, compromisso, troca de experiências e de ideias, num verdadeiro espírito de família A presença da coordenadora provincial Glória Milano e da delegada inspetorial Ir. Carmen Demarchi coordenando e dinamizando o encontro, juntamente com demais delegados, delegadas e coordenações locais, serviu de incentivo e fortalecimento da vocação de cada um. Este documento apresenta a vida de um cristão comprometido com a causa da juventude.

Traça normas e orientações de como ser um verdadeiro Salesiano Cooperador no mundo, tão sonhado por Dom Bosco.

Parabéns a todos aqueles que souberam responder sim ao chamado de Deus, dando testemunho do seguimento de Jesus Cristo, vivendo adequadamente sua vocação cristã.



Ir Carmen Demarchi - FMA

Delegada Provincial (BPA)


PARTILHANDO FOTOS DO ENCONTRO ESTADUAL DE SANTA CATARINA

O Encontro estadual da Associação aconteceu na cidade de Ascurra/SC, nas dependências do Colégio Salesiano São Paulo no dia 17 de julho.
Iniciou as 8h30min e encerrou com uma bonita e muito participada Eucaristia as 17h30min.







BOA NOVA!
1º Encontro de Aspirantes de Minas Novas

Desde o final do ano de 2009, a estimada Ir. Geralda Magela de Oliveira, acompanha um grupo de 17 (dezessete)  aspirantes a Salesianos Cooperadores, em Minas Novas/MG. No último dia 03 de agosto, Ir. Antônia Ponzzo, nossa Delegada Pronvicial realizou o Iº Encontro de Aspirantes de Minas Novas. É uma dávida contar com o comprometimento das Filhas de Maria Auxiliadora para fazer crescer nossa Família.

Para as Irmãs Antônia e Geralda nosso agradecimento público pelo bem enorme que tem feito à nossa associação neste espírito de unidade e fraternidade.

SC Beatriz Mateus
Coordenadora Provincial BBH

 
 


® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori