Arquivo: Agosto 2010  
 


16 DE AGOSTO DE 1815 - 2010

Hoje é um dia importante para nós Salesianos Cooperadores!
Nasceu o Fundador...o sonhador desta grande obra salesiana no mundo.
SÃO JOÃO BOSCO!
Que tenhamos fé e coragem para levar este sonho, hoje realidade, muito mais além...

Um grande abraço à todos!

SC Glória Milano
Coordenadora Provincial BPA


Hoje comemoramos o dia da Família Salesiana que Dom Bosco nos ajude a praticar sua pedagogia, nos Oratórios, Escolas, Projetos Sociais em qualquer lugar em que estivermos.

Participar desta linda Família é estreitar nosso laço de amizade, carinho e se empenhar na dedicação da Missão da Juventude tendo Dom Bosco como inspiração e N. S. Auxiliadora como guia.

Amém!
Parabéns! Viva Dom Bosco!

SC Edilma Souza da Silva - BBH





COM DOM BOSCO E COM OS TEMPOS!

Dom Bosco sonhou, trabalhou, pelos jovens se entregou.
Na lembrança de seu nascimento
ele nos convida a seguí-lo.
Como fazemos...
Comunhão...
Família...
Insieme...
Juventude...
Familiaridade...
O afeto produz confiança...
Vivamos com coração e harmonia...
A graça do amor pela Juventude necessitada!

SC Luiz Marcos Schatzmann - BPA


A FAMÍLIA SALESIANA DE JOINVILLE
RENOVA SEUS COMPROMISSOS
DE FRATERNIDADE

A Família Salesiana de Joinville/SC renovou seus compromissos nesta segunda feira dia 16 de agosto durante a missa em comemoração aos 195 anos de nascimento do Fundador da Congregação Salesiana São João Bosco.

Os Salesianos de Dom Bosco juntamente com a Associação de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores da Paróquia Santo Antônio animaram a celebração, que foi presidida pelo pároco e Diretor da presença Salesiana em Joinville, Padre Gilson Marcos da Silva e concelebrada por Padre Tercílio Nardelli, Padre Lino Satler e Andréas Tonon.


Também estavam presentes na celebração o Irmão Aroldo Martins Filho, Padre Renato dos Santos - Ecônomo Inspetorial, Irmã Joanita da Rocha Pereira e Irmã Maria Plebani, representando as Irmãs Salesianas do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora que moram em Garuva.

Também de Garuva estavam presentes a Sra. Erondina e o Casal Valentim Casagrande e a Esposa que integram a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA). Em celebração solene, a memória de nosso Santo Fundador foi recordada.

Todo o seu viver e a sua obra ficaram muito próximos a presença materna de Maria Auxiliadora dos Cristãos. Depois da celebração a família Salesiana participou de um saboroso coquetel no Centro Educacional Dom Bosco.







CONHECENDO DOM BOSCO

MOMENTO HISTÓRICO (2)


Fotografia antiga da Casa de Dom Bosco


Vista da Casa de Dom Bosco
Embaixo a cozinha e o estábulo da vaca, em cima, o celeiro, dois quartos, uma varanda de madeira, janelas estreitas, tetos baixos. Pobreza, mas não miséria.


Quarto de Dom Bosco quando trabalhou
na fazendo dos Moglia.


CAMINHANDO, CANTANDO E LEVANDO
O EVANGELHO AOS JOVENS


Romaria Salesiana 2010
leva milhares de fiéis a Aparecida

Mais de duzentas pessoas, em cinco ônibus, formaram a comitiva paroquial de Santa Teresinha que, apesar do frio intenso da madrugada do dia 14 de agosto, se reuniu na praça da paróquia para se dirigir à Aparecida, participando da Romaria Salesiana de 2010, cujo tema era "Com Maria, levemos o Evangelho aos jovens", inspirado na Estréia 2010 do Reitor Mor dos Salesianos.

A presidência da celebração esteve a cargo de Dom Tarcísio Scaramussa, bispo salesiano auxiliar de São Paulo para a Região Sé, estando presentes também Dom Antonio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba, Dom Hilário Moser, emérito de Tubarão e DOm Fernando Legal, emérito de São Miguel, além de inúmeros sacerdotes salesianos de toda a inspetoria de São Paulo.

Uma multidão, concentrada no Porto de Itaguaçu, iniciou com cantos a caminhada rumo a Basílica de Aparecida, acompanhando também com muito fervor o terço "puxado" por membros da Canção Nova.

A celebração lembrou com muito carinho também a figura de Dom Miguel Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco, comemorado por seu centenário de falecimento neste ano.

SC Carlos R. Minozzi - BSP


PROJETO JATAI COMPLETA 8 ANOS

No dia 06 de agosto, para comemorar o oitavo aniversário de fundação, o Projeto Jataí convidou algumas pessoas para contar um pouco da história dessa obra mantida pela Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba.

Entre os convidados estavam os Salesianos Cooperadores Serafim (pela manhã), Isabel, Amauri e Marieta (à tarde). Dona Marieta contou como tudo começou, no espaço cedido por ela à Prefeitura Municipal. No final do dia, houve um momento de confraternização com educandos e educadores.

A obra atende atualmente cerca de 700 crianças e adolescentes nos programas: Cursos Profissionalizantes; Projeto Vida Melhor (PROVIM); Inclusão Digital (com apoio da Fundação Telefónica); Orquestra Jovem Camerata de Pindamonhangaba; Medida Socioeducativa Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida (LA); e Oratório Festivo Dom Bosco (nos finais de semana).


ENCONTRO ESTADUAL DOS SSCC
DO PARANÁ

Os Salesianos Cooperadores do Estado do Paraná estiveram reunidos em Guarapuava no dia 01 de agosto. Participaram 45 cooperadores dos 4 Centros Locais do Estado.


A Aspirante Patricia Merhet declarou: “ este dia foi maravilhoso onde tivemos momentos de reflexão e esclarecimentos sobre a Associação, com troca de experiências. Foi bem gratificante e trouxe um novo ânimo à todos. Sobre o estudo dos capítulos do PVA: Estatuto e Regulamento, posso reforçar: “Os SSCC santificam sua vida no cotidiano e baseiam seu agir na união com Deus. Vivem como bons cristãos e honestos cidadãos. São disponíveis, generosos e acreditam no valor da gratuidade.”

"Ao pertencermos à Família Salesiana, temos uma organização hierárquica bem definida em que o objetivo primordial é o trabalho Apostólico e Pastoral, num ministério da presença de Cristo no rosto do próximo; estamos inseridos nos ambientes da vida , com suas alegrias e sofrimentos e aceitamos o caminho da cruz para solucioná-lo".

O Encontro foi orientado pela Coordenadora Provincial - SC Glória Milano e pela Delegada Provincial FMA – Ir. Carmen Demarchi.










SALVE 05 DE AGOSTO

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO
DO INSTITUTO
DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA


“Não desanimem nunca
diante de qualquer obstáculo
que possam encontrar!
Coragem e estejam sempre alegres!”

Madre Mazzarello


“O MUNDO NÃO SABE DE NADA,
MAS AS FILHAS DE DOM BOSCO
NASCEM HOJE"

(Cronistoria FMA)

(...) Vejamos agora nascer a nova família de Freitas desejada por Dom Bosco. É um movimento de vida” da Igreja do século XIX, que se realiza sob o signo do silêncio. Melhor ainda: podemos falar de duplo silêncio. Antes de tudo, P. Pestarino dirige as moças da Casa Imaculada nas primeiras provas de graduação de vida já de maneira semelhante àquela vivida por freiras, introduzindo no dia-a-dia delas elementos novos.

Um deles é exatamente o silêncio geral em certos momentos. Momentos prolongados, menos durante a recreação; e, na verdade, isso não agrada. Então muda-se um pouco a norma: uma das moças lê em voz alta uma página de espiritualidade, a vida de algum santo, e assim o silêncio para as outras se torna menos pesado.

Segundo tipo de silêncio: o do nascimento de uma verdadeira congregação de Freitas, que seria o fim do mundo pra muitas famílias. E sobre o estabelecimento feminino no colégio construído para os rapazes, que colocaria de sobressalto a vila inteira.

P. Pestarino continua com as mudanças, dizendo sempre e somente o indispensável: é preciso aprender novas orações, mudar horários, exercitar-se na língua italiana. Usa um caderno redigido por Dom Bosco, com um primeiro espoco de regra para as futuras religiosas.

(...) A outra tarefa do P. Pestarino é observar as Filhas, uma a uma, para saber quem poderá sair-se bem como religiosa. Usa como critério uma indicação de Dom Bosco: servem-nos aquelas que estão prontas para a obediência também nas pequenas coisas e que recebem as advertências com serenidade.

Durante essa preparação, continua normal a vida da Casa Imaculada: a oficina, o oratório... E também a hospedaria: de fato, no fim do outono, Maria Mazzarello recolhe a pequena Rosinha Barbieri de nove anos, órfã de mãe e com um pai que não consegue cuidar dela.

(retalhos do livro: Maria Mazzarello, o mandamento da alegria. Domenico Agasso. Edições Paulinas)

 
 



® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori