Arquivo: Julho 2010

 

 
 

A ESPIRITUALIDADE SALESIANA:
NA VEIA DOS SSCC DE CAMPOS/RJ

Comprometer-se como Salesianos Cooperadores é responder à vocação Salesiana, assumindo um modo específico de viver o Evangelho e de participar da missão da Igreja. É um dom e opção livre, que qualifica a existência.

Os Salesianos Cooperadores alimentam sua vida interior através da participação aos sacramentos, celebram as festividades da tradição Salesiana, valorizam a direção espiritual como acompanhamento exercido e participam nos exercícios espirituais anuais e retiros.

Como preparação para a PROMESSA e RENOVAÇÃO na tarde do sábado do dia 17 de julho, a Ir. Auxiliadora FMA nos orientou o Retiro cujo tema foi a Santíssima Trindade nos dias de hoje sob olhar de Maria.

Diante desta resposta à vocação foi que Daniela Silva e Emir Peixoto Vasconcellos, neste dia, na Missa das 18h, na Capela Laura Vicunha - Campos/RJ presidida por Padre Waldemar Zoppé, consolidaram o valor da pertença à Associação dos Salesianos Cooperadores e na Família Salesiana, assumindo publicamente o compromisso associativo com a PROMESSA, sendo  acolhidos pela Coordenadora Provincial SC Beatriz Mateus Pereira. Acompanharam neste momento os Delegados Locais: Ir. Atayde/sdb e Ir. Ana Maria Marinato/fma.

Os Salesianos Cooperadores de Campos exercem seu apostolado nos Oratórios: Laura Vicunha (Aldeia) e São Pedro (Margem da Linha). Atuam também em particular na Pastoral da Saúde e na Catequese.

SC Edilma Silva
Coordenadora do Centro Local Campos/RJ


ALUNOS DO PROJETO JATAI
RECEBEM CERTIFICADOS

Cerca de 65 alunos dos cursos profissionalizantes de Informática, Cabeleireiro, Oficina de Moda e Artesanato do Projeto Jataí, em Pindamonhangaba, receberam seus certificados de conclusão na noite de 02 de julho. A celebração de formatura teve início às 18h00 com a missa dos formandos na igreja de Moreira César. De lá seguiram para a sede do Projeto, onde aconteceu a entrega dos certificados e uma confraternização. Durante o evento, que contou com a presença de representantes da Prefeitura e Câmara Municipal de Pindamonhangaba e dos salesianos, os jovens músicos do projeto Camerata da entidade se apresentaram.

O Projeto Jataí é uma obra social mantida pela Associação dos Cooperadores Salesianos de Pindamonhangaba que atende atualmente cerca de 700 crianças e adolescentes nos programas: Cursos Profissionalizantes; Projeto Vida Melhor (PROVIM); Inclusão Digital, com apoio da Fundação Telefónica; Orquestra Jovem Camerata de Pindamonhangaba; Medida Socioeducativa Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida (LA); e Oratório Festivo Dom Bosco, nos finais de semana.





FONTE: On-Line Salesiano / Ano IX - número 430


ALEGRIA E TRISTEZA

Na semana do amigo tivemos alegres e tristes notícias em nossa Província, ambas na cidade de Campos/RJ. Ganhamos duas novas Salesianas Cooperadoras em Missa celebrada no dia 17 de julho e deixamos de ter conosco a presença terna de SC Simão que foi para junto do pai, justamente no dia do amigo, ele que sempre foi tão amigo e tão solícito. Peço orações para sua família e amigos, pois a partida foi dolorosa para todos, sobretudo, para Dulce que estava com ele no carro na hora do acidente.

 SC Beatriz Mateus
Coordenadora Provincial BBH


ENCONTRO ESTADUAL
DOS SALESIANOS COOPERADORES
- Rio Grande do Sul -


Na programação Provincial BPA de 2010 está contemplado os Encontros Estaduais. Em 24 de julho aconteceu o Encontro Estadual do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Rosa (próximo a fronteira com a Argentina, 500 km da Capital).
Participaram os Salesianos Cooperadores dos dois Centros Locais existentes: CPO-DOM BOSCO de Porto Alegre e O CENTRO LOCAL PARÓQUIA AUXILIADORA de Santa Rosa.





A programação é a mesma dos encontros de Santa Catarina e a do Paraná. Com o tema: PVA - NOVOS TEMPOS e como Lema: VIVENDO O PVA, RENOVAMOS O CARISMA SALESIANO EM NOSSA VIDA, os Salesianos Cooperadores puderam refletir sobre o Cap. II do PVA- Estatuto / COMPROMISSO APOSTÓLICO DO SALESIANO COOPERADOR, e também sobre alguns artigos do PVA - Regulamento, estudo este dirigido pelo SC Luiz Marcos Schatzmann - responsável pela Formação na Província.





Com a presença da Coordenadora Provincial SC Glória Maria Milano, do P. Orestes Carlinhos Fistarol - Inspetor SDB/BPA e do Delegado Local SDB P. Isidoro Paula da Silva, o grupo de Porto Alegre foi recebido com muita alegria e gentilmente acomodados em Hotel, vizinho a Paróquia Salesiana.

P. Orestes dirigindo a palavra salientou: "Não existe grupo humano que sobreviva sem reunião"..."dentro da Família Salesiana o que nos distingue é o modo de vida e o sentido de pertença... o espírito de comunhão é fundamental." "É importante assumir o estado de vida...", "...conhecer o PVA é conhecer a sua identidade...".



A SC Glória ao final do encontro, agradecendo a presença dos irmãos e irmãs, reforçou o pedido para que vivamos em hamonia e comunhão, estudando o PVA e o exercitando no cotidiano.













127 ANOS DE PRESENÇA
DOS SALESIANOS NO BRASIL

PARABÉNS À FAMILIA SALESIANA!

Prédio do Colégio Salesiano no início do século XX
(ao fundo) Monumento de N. S. Auxiliadora

A história salesiana no Brasill inicia em 14 de julho de 1883, uma expedição de sete salesianos é recebida pelo bispo carioca Dom Lacerda, que, em visita à Itália, se encantara com o trabalho do sacerdote Giovanni Melchior Bosco, o Dom Bosco.

Numa pequena chácara no bairro de Santa Rosa, em Niterói, é fundada a primeira obra salesiana no país. Era o começo de uma missão educativa que ainda hoje tem como princípio a formação de jovens conscientes e cidadãos.

Diz a história que, no dia da chegada os primeiros salesianos chegaram à primeira casa em Niterói/RJ no início da noite e, não tendo nada para comer, receberam dos vizinhos um queijo, ovos e vinho. Em algum momento da história a tradição transformou queijo e ovos em queijo e rapadura – sendo assim, neste dia 14 de julho se faz memória deste dia feliz comendo queijo e rapadura.


UMA ÁRVORE QUE CAI FAZ MAIS BARULHO DO QUE UMA FLORESTA QUE CRESCE

Leia a carta datada de 06 de abril, do padre salesiano uruguaio Martín Lasarte, que trabalha em Angola e endereçada ao jornal norte-americano The New York Times.

Nela expressa seus sentimentos diante da onda midiática despertada pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes enquanto surpreende o desinteresse que o trabalho de milhares religiosos suscita nos meios de comunicação.

CLIQUE NO LINK E LEIA: A carta do P. Martin Lasarte - sdb (Uruguai)

 
 



® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori