Arquivo: Abril 2010  
 

 



DIA MUNDIAL DE ORAÇÕES
PELAS VOCAÇÕES

25 de abril, 4º Domingo do Tempo de Páscoa, a Igreja Católica celebra a 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O Papa relembra, na mensagem publicada no dia 16 de fevereiro de 2010, a importância do testemunho, pessoal e comunitário, no surgimento de novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.

O tema do Dia das Vocações – “O testemunho suscita vocações” – inspira-se na figura de são João Maria Vianney, Cura d’Ars, de quem o Santo Padre partiu para a promoção do ano sacerdotal. A fecundidade da proposta vocacional, embora dependa da ação de Deus, “é favorecida outrossim pela qualidade e pela riqueza do testemunho pessoal e comunitário de quantos já responderam ao chamado de Deus ao ministério sacerdotal e à vida consagrada”.

VEJA O ARTIGO COMPLETO ACESSANDO O SITE:
http://www.infoans.org/index.asp?Lingua=5


CENTRO LOCAL PARQUE DOM BOSCO
NA SOLIDARIEDADE ECONÔNICA


No dia 17 de abril realizamos uma atividade tendo em vista a nossa solidariedade econômica. A participação da comunidade da Capela São Pedro em Itaipava animou um pouco mais a vida associativa local. Um agradecimento à todos que colaboraram neste evento.





NOS UNIMOS EM ORAÇÃO!

Caros.

Em nome da Associação dos Salesianos Cooperadores do Centro Local São Mário de Piracicaba, e com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Salesiano Cooperador Antonio Casarin ocorrido às 08h da manhã de hoje, 23 de abril, nas dependências do Hospital Unimed, na cidade de Piracicaba-SP.

Deixa viúva a também Salesiana Cooperadora, Isolina Francisca de Oliveira Casarim.

Desde 27 de Março de 1988, data do seu Compromisso, tem honrado a Associação e a Família Salesiana com uma seriedade impar, tanto nos trabalhos internos como, nas pastorais da Igreja Local: Ministro Extraordinário da Comunhão, Catequista, Dizimista, etc. Deixa-nos um exemplo a ser seguido e imitado.

Confiamos à Maria, a Dom Bosco e demais santos salesianos a acolhida ao grande Casarin e a Deus Pai a alma deste nosso irmão querido.

Viveu com Deus, serviu a Deus, certamente, já está com Ele.

Seu corpo está sendo velado no Cemitério da Saudade e o enterro está programado para amanhã, sábado, 24/04, às 09 h.

Agradecemos as preces pelo seu descanso eterno.

"Ninguém educa ninguém, nem a si próprio,
se não for à luz do Evangelho"
. Scards  

Salve Maria!

SC Antonio Rodrigues da Silva - BSP


Santo Apolônio, o Apologeta, Mártir
(+ Roma, 185)

Não foram muitos os senadores romanos que colocaram em risco não só o tipo de vida que levavam, luxo, poder e riqueza, mas também a própria vida por abraçarem a fé em Cristo, da qual o Império era inimigo ferrenho.

O senador Apolônio gozava de enorme prestígio entre os poderosos da cidade e do Império no ano 180. Era considerado um intelectual muito bem informado e formado, inteligente, além de ter reputação de grande orador, tudo isso aliado ao fino trato social que o distinguia dos demais. Pois foi justamente sua cultura e sabedoria que fizeram com que começasse a ler o Novo Testamento, vindo a mudar de opinião quanto ao cristianismo, e passasse a imitar a vida austera e exemplar dos cristãos. Acabou fazendo contato pessoal com o papa Eleutério, que o catequizou e batizou pessoalmente.

O imperador da época era Cômodo, um indivíduo até indulgente para com os católicos, mas as leis que vigoravam ainda eram as editadas por Nero. Sabendo disso, seus inimigos, que, segundo os registros escritos, tinham, na verdade, inveja do respeito com que ele era tratado na sociedade romana, denunciaram o senador Apolônio como cristão, e ele foi levado à presença do juiz Perenis.

O juiz, conhecedor dos talentos de Apolônio, propôs que ele apenas renunciasse à condição de cristão e pronto, estaria em liberdade. Mas o recém-batizado, em resposta, pregou com tanta seriedade e entusiasmo, que quase converteu ali mesmo outros membros do governo e do parlamento. Percebendo o perigo que o Império corria, o juiz rapidamente determinou a sentença de morte.

Mas não adiantou muito, mesmo depois de ter a cabeça decepada, a postura do mártir Apolônio levou durante muito tempo centenas de cidadãos romanos a se converterem ao cristianismo, entusiasmando os próprios integrantes do poder pagão dos idólatras.

Santo Apolônio morreu no ano 185 e o Martirológio Romano celebra sua veneração litúrgica no dia 21 de abril
.

(Fontes: "O santo do dia - site paullinas" e "Cada dia tem seu Santo", de A. de França Andrade - Artpress")


CREDO SALESIANO

Nós Cremos que Deus ama os jovens.
Esta é a fé que se encontra na origem da nossa vocação e que motiva nossa vida e todas as nossas atividades pastorais.

Cremos que jesus quer partilhar "sua vida" com os jovens: eles são a esperança de um futuro novo e trazem em si, oculto em suas expectativas, as sementes do Reino.

Cremos que o Espírito se faz presente nos jovens e que por meio deles quer edificar uma comunidade humana e cristã mais autêntica.
Ele já opera, em cada um nos grupos.
Confiou-lhes uma tarefa apostólica para desenvolver no mundo, que é também o mundo de todos nós.

Cremos que Deus nos está a esperar nos jovens para oferecer-nos a graça do encontro com Ele e para dispor-nos a servi-lo neles, reconhecendo-lhes a dignidade e educando-os para a plenitude da vida.

O mundo educativo torna-se, destarte, o lugar privilegiado do nosso encontro com Ele.



HOMENS E MULHERES
CHAMADOS À SANTIDADE

Os "Salesianos externos", dos quais os Cooperadores são os herdeiros legítimos, deviam, segundo as Constituições, fossem leigos ou sacerdotes, !adquirir a perfeição", "ter um padrão de vida estritamente cristão", exercitando "cada obra de caridade espiritual e corporal para os jovens, especialmente os mais pobres". Também, os Cooperadores têm como "objetivo fundamental" o "fazer o bem a si mesmo mercê um padrão de vida, na medida do possível, semelhante àquele dos conselhos evangélicos, na sua condição secular e reverdecer o ideal das ordens terceiras antigas, com a prática da caridade; tudo isso com um estilo particular, o salesiano, desde que é vida salesiana que eles tomam como modelo e querem realizazr nas suas condições".

(do livro: OS COOPERADORES NO PENSAMENTO DE DOM BOSCO, Editora Salesiana/SP, 1998)


NOVO SANSÃO

Bosco era dotado de músculos extraordinariamente fortes. Frequentava ainda o colégio de Chieri. Certo dia, à entrada da classe, uns colegas, não dos melhores certamente, começaram a aborrecer Luiz Comollo, amigo íntimo de Bosco que o admirava pelas suas excelentes qualidade e por ser o mais virtuoso da escola.

João tomou a defesa do amigo. Mas outros, despeitados, passaram a agredir o pobre Comollo aos socos e aos pontapés. Vendo aquilo, Bosco perdeu o controle. agarrou um dos desordeiros pelas costas e, tal um novo Sansão, serviu-se dele como de um cacete e golpeou com gosto os patifes. Nisso o professor entrou e, vendo aqueles braços e aquelas pernas volteando pelos ares e ouvindo a barulheira que acompanhava a ginástica, ficou furioso e quis saber o motivo de tamanho alarde.

Bosco, nada atrapalhado, contou a verdade e o mestre apostrofou os desordeiros dizendo-lhes com severidade:

- Vocês mereceriam um castigo bem mais rigoroso, mas por hoje, contentem-se com o de Bosco. Porém, para o futuro, tomem cuidado para nunca mais molestar os outros, sobretudo os mais virtuosos do que vocês.

Naquela manhã, porém, e nos dias seguintes, o professor, relembrando a cena das pernas e dos braços girando no espaço, era obrigado a interromper a aula para rir. Bosco e os colegas riam também com ele.

(Do Livro: OS SORRISOS DE DOM BOSCO,
P. Luiz Chiavarino, Pia Sociedade de São Paulo, 1946)


JESUS!
SUA MORTE NOS FAZ PENSAR COMO VIVEMOS.

 
 

® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori