Arquivo: Fevereiro 2010

O PRANTO DO HAITI

(ANS – Roma) – Intensa a comoção do Reitor-Mor ao visitar mui recentemente a cidade de Porto Príncipe. Testemunha-o um curto vídeo – “O Pranto do Haiti” – que se pode ver em ‘ANSchannel’.

As imagens documentam a visita à obra salesiana da “École Nationale des Arts et Métiers” (ENAM). “Aqui havia dois andares! Dois andares reduzidos a nada!” – afirma consternado o Reitor-Mor perante as ruínas de uma construção que, graças a uma movimentação de poucos minutos antes, não esmagou para mais de cem outros jovens que haviam saído para o recreio.

Por entre as ruínas, onde a Defesa Civil Italiana está retirando os entulhos, o P. Chávez pára: ali continuam ainda os corpos dos que ficaram soterrados. “Aqui havia uma escola com três andares. Veja-se a que ficou reduzida! É aqui que se encontram 150 corpos dos nossos alunos, dos nossos professores: eles têm direito a um reconhecimento digno, quer para a sua vida, quer também para a sua morte”.

As ruas de Porto Príncipe testemunham quão intensa e profunda tenha sido a ferida aberta pelo terremoto. O Palácio Nacional, sede do Presidente da República, recurvou-se sobre si mesmo.

Sentado em ruínas da catedral, o P. Chávez declara: “Faço votos para que esta seja uma ocasião para fazer renascer a Nação, refundar a nossa presença salesiana e colaborar na construção de um mundo que possa dar mais esperança e mais futuro a este País. Não escondo a comoção: estou deveras transtornado, .... Depois de ter visto de perto, de saber quantos cadáveres existem ainda sob os destroços…, só posso fazer... silêncio!”.

O vídeo mostra também a obra de acolhida que os salesianos estão fazendo em Drouillard e, sobretudo, em Carrefour-Thorland. Ali, em colaboração as Filhas de Maria Auxiliadora e a Defesa Civil Mexicana, vão amparando mais de 12.000 desabrigados.

O vídeo “O Pranto do Haiti” é uma das iniciativas que se estão realizando para que – como vem repetindo o mesmo P. Pascual Chávez – “não se apaguem os refletores sobre o Haiti!”. Está prometida para breve uma carta do Reitor-Mor aos Salesianos e à Família Salesiana.

No arquivo fotográfico ImageBank estão disponíveis fotografias com alta resolução. O vídeo pode ser visto pelo youtube também.


SOS HAITI

Aos Salesianos Cooperadores da Região Brasil:

Estamos vendo os efeitos devastadores do terremoto acontecido em janeiro deste ano no Haiti e somos convidados para externarmos nossa solidariedade econômica.

Todos que puderem, entrem em contato com o economato de suas inspetorias salesianas (sdb) e prestem sua solidariedade econômica ao Reitor Mor em favor das obras salesianas do Haiti.

NOSSA SOLIDARIEDADE ECONÔMICA AJUDARÁ A RECONSTRUIR AS OBRAS SALESIANAS QUE ATENDIAM A TANTOS JOVENS NAQUELE PAÍS.


UMA NOVA PRESENÇA SALESIANA
NOVA ZELÂNDIA

    Desde 7 de Fevereiro, os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais um país: a Nova Zelândia. A presença de Auckland pertence territorialmente à Província Salesiana “Maria Auxiliadora” da Austrália (AUL).

    A primeira presença dos salesianos na Nova Zelândia é uma paróquia na localidade de Massey, cidade satélite de Auckland. O território da paróquia conta com duas igrejas: uma no interior de Massey, dedicada a S. Paulo, e outra em Ranui, povoação próxima, e dedicada a S. Malaquias.

    São três os salesianos da nova presença: o padre James Adayadiel, missionário da Índia, há muitos anos a trabalhar na Província da Austrália e também um dos fundadores da obra salesiana em Samoa, que desempenha o cargo de pároco; o padre Mika Leilua, sacerdote samoano; e o padre Mathew Vadakkevettuvazhiyil, missionário proveniente da Província “África Este”.

    A população da paróquia, de origem variada, é constituída maioritariamente por pessoas oriundas de Samoa e outras ilhas do Pacífico, da Índia e da Ásia. A primeira tarefa dos missionários consiste sobretudo em estabelecer contacto com todas as realidades locais da paróquia.

    Entre as primeiras actividades desenvolvidas, após a chegada oficial, uma festa em honra de Dom Bosco celebrada no dia 13 de Fevereiro. Nela participaram cerca de 50 pessoas, entre ex-alunos, amigos e simpatizantes dos salesianos, provenientes da Austrália, Hong Kong, Índia e Filipinas. A concelebração eucarística foi presidida pelo padre Raphael Lobo, ex-salesiano vindo da Província Índia-Bombaim.

    A comunidade neo-zelandesa mostra-se já interessada em conhecer Dom Bosco, o carisma e o método educativo dos salesianos, e os missionários presentes sabem como é importante agora o seu trabalho.

(ANS 24/02/2010 - AUCKLAND )


REITOR MOR VISITA O HAITI
“Estamos aqui para celebrar a vida”

A Família Salesiana do Haiti foi a principal destinatária das atividades que o Reitor-Mor levou a termo ontem, 14 de fevereiro, terceiro dia de viagem a uma terra e a uma cidade martirizada também após o terremoto de 12 de janeiro.

“Estamos aqui para celebrar a vida, não a morte!” – foi a exortação com a qual o P. Chávez iniciou a homilia no 6º domingo do Tempo Comum. A igreja de São João Bosco, de Pétion-Ville, estava repleta: dentro e fora, no pátio contíguo. Comentando as leituras da Liturgia, o Reitor-Mor recordou aos membros da Família Salesiana que Cristo Jesus está Ressuscitado e que da morte surgiu a vida. A pessoa que confia em Deus sabe que também uma tragédia imane, como a do terremoto de um mês faz, não pode ser a última palavra! “Haiti deve renascer – insistiu o P. Chávez – com a contribuição de todos”.


(ANS 15/02/2010 – Porto Príncipe)

Leia o artigo completo clicando no link: REITOR MOR VISITA O HAITI


VENERÁVEL P. JOÃO QUADRIO

Durante uma Audiência concedida ao Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, no dia 19 de dezembro, o Santo Padre Bento XVI dispôs que a mesma Congregação prepare e promulgue o Decreto sobre a heroicidade da vida e das virtudes do Servo de Deus P. José Quadrio SDB (Vervio, 28 de novembro de 1921 - Turim, 23 de outubro de 1963).

O P. Quadrio assume o título de Venerável: é o décimo da nossa lista oficial de veneráveis, depois de Mamãe Margarida e da Ir. Maria Troncatti.
No decorrer da mesma audiência, o Santo Padre ordenou que se preparasse outrossim o Decreto sobre as virtudes heróicas de João Paulo II, que também desde hoje assume o título de Venerável.
Do P. Quadrio estuda-se um fato de cura que poderia configurar-se como milagre atribuído à sua intercessão: o episódio se deu no Equador, América do Sul, em nossa missão de Zumbagua.

O Diretor, P. Pio Baschirotto, é o vice-postulador que está cuidando do levantamento de dados e instrução do relativo processo. Professor e Decano da Faculdade de Teologia do Pontifício Ateneu Salesiano de Turim, o P. Quadrio deixou marca profunda nos seus numerosos alunos, que se gloriam de o ter tido como professor. A sua união com Deus levou-o a alcançar os cimos da mística. Dele foi dito que, quando subia à cátedra, seu ensino era de tal forma pertinente e profundo que parecia que a teologia pegasse fogo.

Avaliando assaz positivamente a sua ‘Positio’, os Padres da Congregação das Causas dos Santos viram nele um modelo excelente que ser proposto neste ano sacerdotal.


AS IRMÃS DE MIYAZAKI MUDAM DE NOME

DORAVANTE NOS CHAMAREMOS
“IRMÃS DA CARIDADE DE JESUS" !

"O Capítulo Geral da Congregação das Irmãs da Caridade de Miyazakim, teve como uma das tarefas importantes, a de definir o novo nome da Congregação que reflita devidamente o carisma da Congregação." "Reunimos para o CG13, entregando-nos à dirdo Espírito Santo, certas de que o Capítulo Geral é "um sinal importante que manifesta a unidade na pluralidade, um evento espiritual da Congregação (...) " (Constituições art. 113).

Depois de uma discussão calorosa, foi escolhido como novo nome oficial da Congregação: "Irmãs Caritas de Jesus". Este novo nome "Irmãs Caritas de Jesus", (Suore della Carità di Gesù) tem os seguintes significados: - "Irmãs Caritas" - mostra a essência do nosso carisma.

Clique no link para ler o artigo: AS IRMÃS DE MIYAZAKI MUDAM DE NOME

 
 

 

® 2006 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bbh@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bsp@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bpa@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori