Arquivo: Dezembro 2009
 
 

 

MENINO JESUS NASCE.

Traz paz, alegria, esperança!
Quer que gente nova,
com coração novo!

FELIZ NATAL!


PARABÉNS SALESIANOS DE DOM BOSCO !
Na fidelidade ao Fundador,
a fecundidade vocacional.


REUNIÃO DO CONSELHO MUNDIAL
DA ASSOCIAÇÃO EM ROMA (2)

No segundo dia da Reunião do Conselho Mundial, com a presença de D. Adriano Bregolin - Vigário do Reitor Mor, procedeu-se o início do discernimento das votações para a renovação da Secretaria Executiva Mundial. O grupo reflete sobre a mentalidade da Associação. Listam-se nomes para animar a Administração e a Secretaria da SEM.
A partir dos nomes listados, cada um refletirá com a mentalidade da Associação com muita oração para que no dia 12 se possa eleger os responsáveis.
A Assembléia reflete sobre o encaminhamento ao Reitor Mor do pedido de prorrogação de mandato do Coordenador Mundial para mais 3 anos.

Antes da reunião de conjunto o Reitor Mor esteve com o Conselho Mundial. Salientou que " Não basta um belo projeto de trabalho, mas que se crê e se pode fazer. Não se deve confundir a ASC com outro grupo. Deve ter uma identidade carismática. Deve ter unidade. Não ter grupos que caminhem lado a lado. Devem ter: Identidade, Unidade e Vitalidade."

A tarde do dia 12 aconteceu a Reunião de conjunto dos Conselhos Mundiais - SDB - FMA e SSCC.
Numa clima de muita alegria e fraternidade os Conselhos se reuniram primeiramente no pátio para cumprimentos e fotografias oficiais.



Os Conselheiros Mundiais SSCC que encerram sua animação tiraram a foto de grupo e depois os que iniciam seu sexênio de animação, seguido da foto oficial dos tres conselhos.

P. Pascoal Chavez - Reitor Mor - pai da Familia Salesiana, Madre Geral Yvonne Reungoat - FMA e o Coordenador Mundial SC Rosario Maiorano acolhem todos os conselheiros. Cada um dos presentes se apresenta e revelam o carinho e alegrias da partilha.

Após um lanche, P. Chavez relata a necessidade de caminhada conjunta em 4 pontos referenciais: a Educação, a Defesa da Vida, a Família e a Evangelização.

Celebramos a Eucaristia onde foram utilizados dois cálices que pertenceram a Dom Bosco.

Após a comunhão, os Conselheiros Mundiais que enceraram seu período de animação entregaram ao Reitor Mor o PVA e este entregou ao novo Conselheiro da Região.


Após a eucaristia seguiu-se o jantar com homenagens, canções, brindes num clima de verdadeira família.


No Sábado aconteceram as eleições da SEM. Foram eleitos para a Administração o SC Giorgio Signori e para a Secretaria a SC Noemi Bertola. Permancem: no apoio a secretaria o SC Giuseppe Cesaroni, como Delegado SDB - D. Stjepan Bolkovac e Delegada FMA Ir. Maria Trigila.

A próxima reunião do Conselho Mundial ocorrerá em dezembro de 2011.

Em 2012 teremos o Congresso Mundial com a finalidade de aprovação final do Projeto de Vida Apostólica.

No domingo pela manhã, após as finalizações das discussões das Linhas Operativas 2009-2014 o grupo se dirigiu para o Vaticano para participar do Angelus.

Após a benção papal, alguns dos Conselheiros que encerraram seu sexênio de animação se despediram emocionados pelo dever cumprido.



REUNIÃO DO CONSELHO MUNDIAL
DA ASSOCIAÇÃO EM ROMA

Iniciou hoje a reunião do Conselho Mundial da Associação. Foram apresentados os novos Conselheiros das Regiões eleitos no período 2008-2009.

Estiveram presentes no inicio da sessão o Vigário do Reitor-Mor - D. Adriano Bregolim, responsável pela Família Salesiana pelos SDB e a Ir. Maria Luiza - Conselheira para a Família Salesiana pelas FMA.

Os Conselheiros que deixam o Conselho prestaram seus relatórios do sexênio, especialmente nos avanços e as necessidades para o próximo período (2008-2014).

Após os Conselheiros seguiram os relatos do Coordenador Mundial - SC Rosário Maiorano, do SC Giorgio Signori e da Ir. Maria Trigila (Delegada Mundial FMA).

Os relatos do SC Giorgio e de Ir. Maria Trigila pontuaram os temas da Solidariedade Econômica e a formação dos Delegados e Delegadas para os Salesianos Cooperadores.

A programação segue dia 11 com as reflexões sobre a nova constituição do Conselho Mundial e o encontro com o Reitor Mor e os Conselhos Superiores dos SDB e FMA.










8 DE DEZEMBRO DE 1841
O ENCONTRO COM BARTOLOMEO GARELLI




NO DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO,
O PAPA REZA:
"OUVIR MARIA PARA NOS DESINTOXICAR DO MAL"

Cidade do Vaticano, 08 dez (RV) - No final desta tarde, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o Santo Padre fez a tradicional homenagem com flores à Virgem, na famosa Praça de Espanha, centro de Roma.

Pouco antes das 16h locais, ao dirigir-se à Praça de Espanha, o Santo Padre se deteve brevemente diante da Igreja da Santíssima Trindade, localizada na "Via dei Condotti", para um ato de homenagem à Virgem, por parte da Associação dos Comerciantes dessa renomada rua, que desemboca próprio na Praça de Espanha.

Na reflexão que dirigiu aos fiéis e peregrinos, o pontífice falou da arquitetura das cidades cristãs, em que Maria constitui uma presença doce e confortadora. Em especial, na Praça de Espanha, Maria se encontra no alto, como se vigiasse sobre Roma. Mas o que Maria diz à cidade? Ela, disse o papa, é a Mãe Imaculada que repete aos homens do nosso tempo: não tenham medo, Jesus venceu o mal.

LEIA O ARTIGO COMPLETO, CLICANDO: "Ouvir Maria para nos desintoxicar do mal"




® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori