Arquivo: Novembro 2009

 
 

CONSELHO PROVINCIAL DE BRE (Recife)
2009-2012

Os Salesianos Cooperadores da Província BRE, realizaram no dia 28 de Novembro de 2009 no Colégio Sagrado Coração de Recife-PE., em clima de muita harmonia e espiritualidade, a Eleição do Conselho Provincial para o triênio 2009 – 2012. O novo Conselho ficou assim composto: Coordenador Provincial – Irio Vieira Coutinho, Vice-Coordenadora – Severina Bezerra da Silva, Formador – Severino Olimpio do Nascimento, Administrador - Abrahão Belém Ferreira, Secretária – Geovanna Pumília Maltês.

Após ter sido empossado, este novo Conselho apresentou à Assembléia a proposta de criar mais três Conselheiros para um maior e melhor atendimento às necessidades da Associação, proposta que agradou a todos os presentes. Assim, pois, por aclamação, foram empossados também os três novos Conselheiros, a saber: Thatiane Alves de Brito –Conselheira para a Juventude, Maria Florentina de Moura – Conselheira para as Obras Sociais e Darclei Reis Tabanella – Conselheira para as Missões.

Com os agradecimentos ao Conselho cessante e as boas vindas ao novo, Pe. Carlos Lorenzo Barata, Delegado para a Família Salesiana, encerrou os trabalhos, parabenizando a todos. Os nossos votos para a nova equipe, de uma feliz e profícua gestão, inspirada no Carisma de Dom Bosco com as benções de Nossa Senhora Auxiliadora.

SC Josefa Madalena da Silva (Madalena de Paulo)


NOVO INSPETOR EM BRE

O Reitor-Mor e seu Conselho nomearam dia 2 de dezembro, o P. Diego Vanzetta Superior da Inspetoria São Luiz Gonzaga do Brasil-Recife (BRE) para o sexênio 2010-2015.

Deu a notícia à Inspetoria o P. João Carlos Ribeiro, Inspetor cessante, comentando: “Muito nos alegrou esta boa notícia, que interpreta o desejo manifesto dos irmãos da Inspetoria, na consulta”.

O P. Vanzetta, nascido em Ziano de Fiemme, Itália, fez o noviciado em Albaré, tendo professado os votos religiosos no dia 16 de agosto de 1965. Ordenado sacerdote em maio de 1978 transferiu-se para o Brasil nos primeiros anos 1990s. Foi pároco, diretor e ecônomo de algumas comunidades, e desde 2004 era membro do Conselho Inspetorial da BRE.

A posse, como o mesmo P. João Carlos Ribeiro anunciou, se dará em Recife (PE), no dia 8 de janeiro de 2010, no Santuário salesiano do Sagrado Coração.

Fonte: www.infoans.org


URNA DE DOM BOSCO CHEGA AO CPO

Procedente de Viamão retornou novamente à Porto Alegre urna com a relíquia de Dom Bosco. Generosamente preparada, era nove horas do dia primeiro de dezembro quando o furgão chegou na frente da Igreja Dom Bosco



    Esta igreja foi inaugurada no ano 2.000 como um presente da Inspetoria Salesiana São Pio X a Dom Bosco por ocasião do início do novo milênio. A novidade foi a entronização da urna por um grande guindaste que a colocou na porta da Igreja. Uma multidão de jovens esperava a urna dentro da Igreja. Aplausos, lágrimas, vivas, cantos, música, emoção tomou conta de todos.
    A primeira celebração aconteceu com a presença de todos os alunos do turno da manhã do colégio. Mais de quinhentos jovens se comprimiram na Igreja para ver e rezar com Dom Bosco.
    Presidida pelo P. Lino Fistarol e animada pelo SC Luiz Marcos Schatzmann, a celebração envolveu toda a comunidade educativa do Dom Bosco: professores, funcionários, alunos, CPG, educadores... Após a missa, esta massa de jovens passou ao lado de Dom Bosco tocando na urna, parando para um momento de oração e se impressionando com o pai da juventude.



    Um dos alunos dizia: “Passei a vida inteira no meu colégio escutando falar de Dom Bosco. Hoje tenho a possibilidade de encontrar um pedaço de seu corpo ao meu lado... Pedi a Dom Bosco que abençoasse a minha juventude e a de meus colegas”. Todos, desde os mais pequeninos até os alunos do terceiro ano do ensino médio se emocionaram e se alegraram com esta visita marcante. Muitos deles afirmaram que voltariam durante o dia para conversar um pouco mais com Dom Bosco.
    Após momentos de oração e de reflexão pessoal, às 11 horas, foi celebrada uma missa festiva presidida pelo Mons. Tarcísio Scherer representando o Senhor Arcebispo, Dom Dadeus Grings que se encontra em Roma para a visita ad limina ao Santo Padre. Duas dezenas de sacerdotes ladearam o altar. Um bom grupo de paroquianos e de pessoas ligadas a Dom Bosco participou da Santa Missa animada pelo Coral da Paróquia sob a batuta do P. Márcio Augusto Lacoski, nosso Pároco. P. Inspetor, Orestes Carlinhos Fistarol, iniciou a celebração dando a razão de ser da celebração e da presença da relíquia de Dom Bosco. Em sua homilia, Mons Scherer ressaltou o apelo de Dom Bosco á santidade com dois meios: alegria e disciplina.
    Após a celebração da eucaristia, novamente as pessoas passavam ao lado da relíquia de Dom Bosco para suas orações e reflexões.

Artigo escrito pelo P. Marcos Sandrini
Diretor da Comunidade Salesiana da CPO
e da Faculdade D.Bosco - disponibilizado também no site www.dombosco.net



ADVENTO, ELE ESTÁ CHEGANDO...

O Natal está bem perto, que tal nos prepararmos para este Grande Momento e para isso segue algumas dicas.

O Advento: É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

Beijo no seu coração.

SC Edilma Souza da Silva- BBH



Hoje dia 28 de novembro, ao cair da tarde, começa novo Advento, novo ano litúrgico.

No suceder dos tempos e das estações, somos de novo convidados a percorrer, em Igreja, os mistérios da nossa Salvação, o mistério único da misericórdia de Deus sobre nós.

Que este tempo seja de perseverança. Como dizia um dos evangelhos desta semana, “pela vossa perseverança, sereis salvos”. E que a alegria da espera pelo Advento final não seja ofuscada por nenhuma das vicissitudes que, inevitavelmente, encontraremos no caminho.

Advento é tempo de graça. Graça do alto para nosso crescimento interior. Não vamos descuidar da espiritualidade. Também a alma necessita ser bem alimentada. Para ela só o pão material é insuficiente.

Precisamos do Pão Eucarístico e do Pão da Sagrada Escritura.

O Advento nos prepara interiormente para celebrarmos o maior mistério: A encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo, no ventre puríssimo da Virgem Mãe.

Não deixem que este tempo precioso passe sem sentido.

(P. Renatos dos Santos – sdb/BPA)




ACOMPANHE A URNA
COM A RELÍQUIA DE DOM BOSCO
pelo site

www.dombosconobrasil.com.br

ACAMPAMENTO JUVENIL EM CHUPINGUAIA - RO


Dar uma resposta as desafios da juventude na Área Pastoral de Chupinguaia, a Paróquia N.S. Auxiliadora, organizou o 1º. Acampamento Juvenil. Participaram mais de 150 jovens, vindos das 2 comunidades da cidade e das 15 comunidades dos sítios.

O tema  foi a Vocação. Todos somos chamados a dar uma resposta de amor a Deus como padre, freira ou como cristão comprometido com causa do Reino.

Foram dois dias de encontro marcados por muitas dinâmicas, esportes, cristoteca, orações, celebrações eucarísticas e palestras.

O entusiasmo tomou conta da juventude. Queremos dar continuidade a esta alegria através dos grupos de jovens.

A vida de Dom Bosco foi apresentada aos jovens pela primeira vez e agora eles sabem que podem recorrer ao seu padroeiro nas horas de necessidade. "Os jovens não precisam apenas serem amados, eles precisam saber que são amados".

SC Roberto Carlos Vieira Nunes



RETIRO ANUAL NA PROVINCIA BBH

O Centro Local dos Salesianos Cooperadores de Venda Nova do Imigrante/ES, acolheu os Salesianos Cooperadores da região Litorânea II (Norte do Estado do Rio de Janeiro e Estado do Espírito Santo) para o retiro anual nos dias 21 e 22 de novembro.
O Retiro aconteceu na Escola Fazenda do INCAPER em Venda Nova do Imigrante e teve como tema: A Família Salesiana.
Muita alegria e oração.
Renovados, retornaram para o apostolado fortalecidos do Sentido de Pertença Associativo.

Sempre Com Dom Bosco.
SC Israel Augusto Cirino
Secretário e formador loca
l





ENCONTRO DOS FORMADORES BBH

Nos dias 14 e 15 de novembro a Provincia de BBH realizou o primeiro Encontro dos Formadores.
Com uma atenção para a revisão da formação inicial e permanente realizada na Província, buscou-se segundo o PVA, as referências para a elaboração de um plano de formação.
Após o encontro uma comissão irá dar um formato para o plano elaborado.










URNA DE DOM BOSCO CHEGA AO BRASIL
Província de Porto Alegre

Com imensa alegria recebemos, dia 16 de novembro, de nossos irmãos paraguaios a urna com as Relíquias de Dom Bosco em nossa cidade. Às oito horas da manhã pontualmente, no trevo de acesso à Guarapuava/Paraná, se reuniram dezenas de carros para esperar o Pai e Mestre da juventude.





VIVA DOM BOSCO ENTRE NÓS!


UM GINECOLOGISTA HUMANO E PERSPICAZ

Uma mulher chega apavorada no consultório do seu ginecologista e diz:

__ Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero mais filho em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

O médico então perguntou:

__ Muito bem. O que a senhora quer que eu faça?

A mulher respondeu:

__ Quero interromper esta gravidez e conto com sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher:

__ Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. É a menos perigosa para a senhora.

A mulher sorriu, acreditando que médico aceitaria seu pedido para o aborto.

Então ele completou:

__ Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços.

__ Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, e, afinal, ficará apenas com o que vai nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é muito mais fácil, sem contar que, assim, a senhora não correrá nenhum risco....

A mulher apavorou-se e disse:

__ Não doutor, matar uma criança é crime.

__ Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la.

O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito. Convenceu a mãe que não há a menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma que ainda está por nascer, mas já vive no seio materno.

COLABORAÇÃO: SC Antônio R. da Silva (BSP)






Dom Bosco chega ao Paraguai

(ANS – Assunção) –  De 29 de outubro a 15 de novembro a urna com relíquia insigne de Dom Bosco fará a sua peregrinação pelas casas salesianas da Inspetoria Maria Santíssima Assunta, do Paraguai (PAR).

O Inspetor, P. Walter Jara, escreveu uma carta a toda a Família Salesiana para ajudar a reflexão e o recolhimento na presença de Dom Bosco. “O primeiro modo de aproximar-nos de Dom Bosco – escreve o Inspetor - é achar a lembrança de um pai, de um amigo, tal como faziam os primeiros salesianos e jovens do oratório, que desejavam conservar-lhe a memória para senti-lo presente”.

O P. Jara sublinha: “A sua presença, por isso, deve ser viva e edificante, a fim de que possa trasformar-se no símbolo de quem aprendeu a amar até a dar a vida; como repetia o mesmo Dom Bosco: ‘Prometi a Deus que também o meu último respiro seria pelos meus amados jovens’. Estas são as palavras de um pai que deseja sejamos realmente filhos e discípulos a fim de torná-lo vivo mais uma vez”.

Prossegue o P. Jara: “Dom Bosco só pode ser compreeendido como um pai: pai dos jovens, pai dos salesianos, pai de uma grande família. Por elas o motivo. A urna com a relíquia insigne percorrerá a nossa terra, assim como fará por todo o mundo, para ser o sinal sob o qual se reúnem os seus filhos dispersos pelos quatro continentes”.

“Quando nos deparamos com tais sinais podemos voltar a dizer com felicidade e gratidão as palavras de um dos primeiros salesianos: ‘Achamos um pai, uma família e uma missão maravilhosa’. A nossa Inspetoria - conclui o Inspetor - deve sentir Dom Bosco como o pai que renova o empenho em favor dos jovens mais pobres, abandonados e em situações de perigo. Assim a nossa fidelidade se transformará num sinal de fecundidade e de esperança”.

Publicado em 3/11/2009


ESTUDO INTENSIVO DO PVA

O Centro Local de Ascurra/SC (Paróquia Santo Ambrósio) dedica um dia inteiro para estudo do PVA. Num clima de muita alegria sentem-se comprometidos para entenderem melhor as novas orientações dispostas no PVA - Estatuto e Regulamento.

Com a impossibilidade de continuidade das atividades do Centro Local de Rio dos Cedros/SC, os SSCC Elza e Celso Mengarda se unem ao grupo de Ascurra para continuidade da formação permanente.



PADRE FAUSTINO,
ENTUSIASTA DO SALESIANO COOPERADOR

   "Com muito pesar, noticiamos o falecimento do nosso irmão P. Faustino Chiamenti, ocorrido no dia 04 de novembro de 2009 às 11h30min no Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre.
   A missa de corpo presente será realizada no dia 05 de novembro, às 14h, na Paróquia São Manuel. Em seguida acontecerá o sepultamento no Cemitério São João de Porto Alegre, no Jazigo dos Salesianos. Lembramos aos presbíteros e diáconos que tragam estola roxa para os atos fúnebres.
   O P. Faustino era membro da Comunidade Salesiana São João Bosco do Novo Lar de Menores de Viamão e era o Vice-diretor. Nascido em Nonoai (RS) no dia 05 de fevereiro de 1928.  Foi aluno interno do Colégio N. S. Auxiliadora de Bagé. Fez a a primeira profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco no dia 31 de janeiro de 1952. Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1961, em São Paulo. Escolheu como lema sacerdotal: "Em santidade e justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias". Na Inspetoria trabalhou em Bagé, Porto Alegre, Santa Rosa, Rio dos Cedros, Curitiba, Rio do Sul e Viamão. Foi membro do Conselho Inspetorial de 1978 a 1981 e Secretário Inspetorial de 1998 a 2002. 
     Como Inspetoria, somos gratos por tudo o que ele realizou pelo Reino de Deus a serviço dos jovens. Pedimos ao Senhor que acolha a alma do P. Faustino no festim dos eleitos
." (Noticia publicada no site da Inspetoria S.Pio X)

Padre Faustino foi quem incentivou a criação do primeiro Centro Local dos Salesianos Cooperadores na Província de Porto Alegre. Tentou inicialmente com um grupo de leigos na cidade de Rio dos Cedros/SC em 1978 que fariam suas Promessas alguns anos depois.
Em 1980 houve a Promessa de 16 jovens em Joinville/SC que entusiasmados, entusiasmaram a criação de outros Centros com o apoio valoroso do P. Faustino e dos salesianos P. Caetano Vendrami e P. Herminio Tambosi.
Quero pedir permissão à todos e externar meus sentimentos de gratidão e oração, na certeza de vida eterna do P. Faustino, meu mestre no Noviciado, meu incentivador para o trabalho de formação dos Salesianos Cooperadores em Joinville, meu conselheiro, meu irmão.

SC Luiz Marcos Schatzmann
(co-fundador do Centro Local de Joinville/SC)


DOM BOSCO E DOM GUANELLA

(...) Guanella ainda em Savogno, combatia contra tudo e contra todos em busca do bem para aquelas pessoas. Por isso "conseguiu" vários inimigos, mas isso não o desanimou. Entre suas atividades, levava jovens deficientes mentais para tratamento em Turim. Numa dessas viagens encontrou-se com Don Bosco. Naquela oportunidade conversaram muito e várias propostas surgiram. Guanella pensava assim: "Ah, se eu pudesse convencê-lo a abrir uma de suas casas, oratório e colégio, na cidade de “Como!" pois o considerava "campeão da juventude". Por sua vez, Don Bosco pensava: "Se ele viesse comigo, quanto bem poderíamos fazer juntos!".

LEIA O ARTIGO COMPLETO clicando no link: DOM BOSCO E DOM GUANELLA







® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
         
www.sdb.org www.sdb.org/cooperatori