Arquivo: Setembro 2009
 
 

 

ELEITO O CONSELHEIRO MUNDIAL
ITÁLIA-ORIENTE MÉDIO-MALTA

De 25 a 27 de setembro realizou-se na Casa Geral dos salesianos, o III Congresso Regional Itália-Oriente Médio-Malta, da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC), sobre o tema “«Caritas Christi urget nos»: paixão salesiana pela salvação dos Jovens”.
Esses dias foram uma rica experiência de formação, de discernimento e de Família Salesiana.
Durante o encontro foi eleita a Secretaria Executiva Regional, que ficará no cargo por seis anos.
O novo conselheiro mundial para a região é o SC Ivo Borri, que atualmente desempenha o cargo de Coordenador Provincial da província INE e sucede ao SC Enrico Sacchi, que termina o mandato de oito anos.


MÊS DE SETEMBRO

Dia 30 de setembro celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo."

LEIA O ARTIGO CLICANDO NO LINK: Dia 30 de setembro, dia da Bíblia.


PROJETO JATAÍ
participa de Semana do Adolescente

Nos dias 15 e 16/09, por meio de uma parceria entre o Centro Integrado de Saúde e Assistência Social (CISAS) e o Projeto Jataí, obra social mantida pelos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, foram oferecidas palestras, oficinas e dinâmicas sobre prevenção de saúde, avaliação física, encaminhamentos médicos e entrega de kits bucais.

O trabalho desenvolvido faz parte da Semana do Adolescente, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encerramento da semana ocorreu no dia 18/09 no Centro Esportivo João do Pulo. O Projeto Jataí foi representado por 13 educandos, que participaram das oficinas de Hip Hop, Espiritualidade e Prevenção e assistiram às apresentações culturais.


 


DOM BOSCO RETORNA (1)

“Fatos ocorridos por volta de 1930. Penso que podemos senti-los como frutos das graças advindas da Beatificação (1929) e da Canonização (1934) do nosso amado Fundador. Achei-os, deveras interessantes, pelo que, traduzi-os do Italiano e envio-os para disponibilização em nosso site. Chamá-los-ei: Dom Bosco Retorna I – II e III.”

Este é o ( I ) primeiro. Aqui a figura em destaque é Dom Zaio, SDB contemporâneo e aluno de Dom Bosco.

De um artigo de história publicado no informativo do Oratório Salesiano Sventola, do vilarejo San Donà di Piave, Nino Ponteo partilha conosco algumas anotações com o objetivo de unir a história salesiana de ontem com a nossa história de salesianos de hoje. Vejamos:

Era 6 junho de 1929, ano sétimo da era fascista. Uma anotação alegre acalma os ânimos provados por um inverno longo e rígido, mesmo do ponto de vista político: Dom Bosco fora beatificado! Em San Doná, onde os salesianos estiveram presentes há poucos meses, as festividades aconteceram em família, apenas com os 63 internos do orfanato. A clausura forçada alimenta o desejo de abrir o tão sonhado oratório festivo e de estender a ação educativa a uma atividade bem mais ampla e diversificada.

LEIA O ARTIGO COMPLETO DO SC Antônio Rodrigues da Silva, clicando no link: Dom Bosco Retorna (1)


DIA DO SALESIANO COOPERADOR

Turim, Itália - 20 de setembro de 2009 – Perto de 350 Salesianos Cooperadores, do Piemonte e do Vale d`Aosta, participaram do Dia do Salesiano Cooperador, feito em Turim-Valdocco. O P. Aldo Giraudo, docente na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, abriu os trabalhos e animou as reflexões. Estiveram presentes quase todos os Conselhos Locais dos Centros e muitos dos seus 160 aspirantes em formação.


SALESIANO COOPERADOR
EM COMUNHÃO E COLABORAÇÃO

A vocação comum e a pertença à mesma Associação tornam os Salesianos Cooperadores irmãos e irmãs espirituais.
"Unidos num só coração e numa só alma", vivem a união fraterna com os vínculos característicos do espírito de Dom Bosco.
Participam com alegria da "vida de família" da Associação, para se conhecerem, crescerem juntos, trocarem experiências e em elaborar projetos apostólicos.

(PVA - Estatuto - Art.13)


SALESIANOS COOPERADORES
PROMESSAS COM O REITOR MOR

O ensolarado dia 29 de agosto de 2009 foi um dia comemorativo para toda a família salesiana do Nordeste e em especial para a Associação dos Salesianos Cooperadores.

O dia todo foi dedicado à Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, sendo o palestrante o próprio Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva.

Na missa de abertura, nove aspirantes a SSCC, fizeram suas promessas na frente do IX Sucessor de Dom Bosco. Os novos membros da Associação que já conta com mais de 210 membros nesta Inspetoria, são: Maria da Conceição Oliveira Leal,
do Bongi – Recife, Leila Cristiane Souza e Silva de Natal, Norma Maria de Carvalho Amariz de Petrolina, Eliton Lopes de Souza de Carpina, Célia Maria Pereira de Araruna e Maria do Socorro da Silva de Matriz de Camaragibe, Cleonilde Rodrigues Barbosa, Téssia Josienne Maciel Gomes da Silva Justino e Yan de Lima Justino do novo Centro de Gramoré.



O Santuário do Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus estava lotado. Além dos SSCC contamos com a presença de numerosos SDB, FMA, Ex-alunos(as), VDB, ADMA, Ação Fraterna, Associação de Mamãe Margarida, Medianeiras da Paz, Joseleitos, Professores e Educadores de Colégios e Obras Sociais, numerosos Jovens da AJS, do CJC, Formandos e Formandas, fieis das Paróquias, simpatizantes e amigos de Dom Bosco.

( SC Irio Coutinho - Boletim Semanal - NORDESTE HOJE - Ano X - Nº 30 )

Clique no link para ler a noticia completa:
Salesianos Cooperadores realizam a Promessa com O Reitor Mor


“SEM AMOR A VIDA PERDE A COR”
Scards

Diz um conto Chinês que um jovem foi visitar um sábio conselheiro e disse a ele sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça.
O sábio o escutou, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa:
- Ame-a.
E logo se calou.
Disse o rapaz:
- Mas, ainda tenho dúvidas...
-Ame-a - disse-lhe novamente o sábio.

E, diante do desconserto do jovem, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:

- Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento.
Amar é dedicação e entrega.
Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.
O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.
Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim.
Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e
compreenda.
Simplesmente... ame!

Considere que:
A inteligência sem amor te faz perverso.
A justiça sem amor te faz implacável.
A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem amor te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz avarento.
A docilidade sem amor te faz servil.
A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
A beleza sem amor te faz ridículo.
A autoridade sem amor te faz tirano.
O trabalho sem amor te faz escravo.
A simplicidade sem amor te deprecia.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa egoísta.
A vida sem AMOR não tem sentido

Em nossos trabalhos,de subsistência, comunitários ou voluntários, missionários, quando algo parece não ir bem e os frutos demorarem a se fazer sentir a ponto de sermos tentados pelo desânimo, consideremos:

O fruto do nosso trabalho é o maior testemunho do amor que nele investimos.

SC Antonio Rodrigues da Silva - BSP


EX-ALUNOS DO BRASIL CELEBRAM SEU CONGRESSO NACIONAL

A Federação Brasileira dos Ex-Alunos e Ex-alunas de Dom Bosco do Brasil, celebrou nestes dias (04 a 07/09/2009) seu VII Congresso Nacional, sob o tema: SÉCULO XXI: VALORES E DESAFIOS PARA O PROTAGONISMO EM FIDELIDADE RENOVADA A DOM BOSCO”, e lema: CIDADANIA E PROTAGONISMO. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos sob a assessoria do Prof. Tiago Adão Lara.

O VII CONESB que celebra os 25 (vinte e cinco) anos de retomada da organização exalunal no país, contou com cerca de 90 participantes entre representantes dos Conselhos Inspetoriais de Ex-Alunos, delegados inspetoriais e locais, provenientes das seis inspetorias salesianas.

Marcaram presença, também, o Pe. Nilson Farias (Inspetor BBH) e membros de seu Conselho Inspetorial, o Pe. João Carlos Ribeiro (Inspetor BRE e representando a Conferência dos Inspetores Salesianos do Brasil), além da Irmã Hélia- FMA, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello .

Registre-se, ainda a presença iluminadora do Delegado Confederal Pe. José Pastor Ramires, além do Presidente Confederal Francesco Muceo, que veio da Itália para participar dos dois ultimos dias.

Na noite do dia 06 de setembro foi anunciado o novo Conselho Nacional, composto por Flavia (BRE); Eduardo (BBH), Paterno (BPA), José Pio (BSP), Midon (BCG) e Ronaldo (BMA), além do Delegado Nacional Pe. Jurandyr Cavalcante. Nessa oportunidade, foi eleito para presidir a Federação Brasileira o Dr. Sergio Monello (BSP).


UMA AJUDA SEMPRE É BEM VINDA


       Minhas manhãs de domingo são dedicadas ao trabalho voluntário com crianças e adolescentes empobrecidos. Até 2006, era realizado num espaço com estrutura (Colégio Laura Vicunha), mas, devido ao rompimento da Ponte em Janeiro de 2007, transferimos nossos trabalhos para a comunidade dessas crianças e adolescentes, onde ainda não temos uma estrutura suficiente para desenvolver nossas atividades (formação de cidadania e oratório). Desta forma resolvi pedir ajuda a todos meus amigos para construção deste espaço (custo aproximado de R$ 9.000,00).

      Em anexo, algumas fotos das crianças brincando no ar livre por falta de espaço coberto.

      “Quem Acolhe o Menor a Mim Acolhe” (JC)


Podem me contatar pelo email.

Deste já agradeço a colaboração de todos.

SC Edilma Souza da Silva- BBH
esouzas2008@gmail.com


NOVO CONSELHO PROVINCIAL BMA

Os representantes indicados pelos Centros Locais da Província de Manaus (BMA) se reuniram em 29 de agosto na sede da Inspetoria Salesiana SDB (cidade de Manaus). Após um período de Oração na Capela, foi apresentado o relatório da Coordenadora Provincial (2006-2009) e procedeu-se as votações com a presidência do P. Sinval M. Pereira – Delegado da Familia Salesiana. O novo Conselho Provincial BMA – 2009 (setembro) a 2012 (maio) conforme as orientações da Consulta Região Brasil:

Coordenadora: SC Neide Paula Miranda de Carvalho (Centro Local de Manaus/AM)

Vice-coordenador e Secretario Provincial: SC Claudio de Souza Soares (Centro Local de Ananindeua/PA)

Formador Provincial: SC Elenizio Lima da Costa (Centro Local Manaus/AM)

Administrador Provincial: SC Clébio Billiany de Matos (Centro Local de Porto Velho/RO)

Ao final do encontro, todos os participantes renovaram as Promessas e foram agraciados com um almoço oferecido pelo Inspetor – P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros.


O TESOURO DE MEU PAI

O mês da Bíblia, setembro, me traz sempre à memória a cena que descrevo abaixo:

Era eu uma criança, meu conhecimento e interesse pela Palavra de Deus era mínimo ou praticamente nenhum. Iniciava a estudar o Catecismo orientado pela minha mãe que além de ser minha Catequista da Primeira Eucaristia viria a ser também a Catequista da Perseverança que me levaria ao Sacramento do Crisma e a alegria da Fé católica.

Meu pai, protestante convicto, ficava à parte, contudo, sem deixar de aconselhar sabiamente o caminho do amor que nos leva a Deus. Papai era analfabeto, chaga que lhe doía, todavia, não lhe tirara jamais o ardor da Fé. Tinha ele uma maneira “sui gêneris” de ensinar: ouvia do Pastor a pregação dominical, separava aquilo que achava essencial e nos transmitia com alegria. Pregava de ouvido coisas maravilhosas que marcaram minha mente indelevelmente.

LEIA O ARTIGO COMPLETO DO SC Antônio Rodrigues da Silva, clicando no link: O tesouro de meu pai


® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial