Arquivo: Agosto 2009
 
 
 
 

Caros amigos e familiares... 

Numa celebração simples e muita rica de espiritualidade, recebi neste dia 25 de Agosto de 2009, às 17h no seminário João XXIII em Porto Velho - RO, os ministérios de leitor e acólito pelas mãos do Bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron - sdb. Estou muito feliz por essa etapa e agora já me preparo para o diaconato no dia 27 de Dezembro na catedral de Dom Bosco. Vejo que as suas orações estão sendo de muita valia, por isso  peço que continuem rezando...


Em Dom Bosco, SC Roberto Carlos


SANTA MISSA DOS SALESIANOS
NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

A Comunidade Canção Nova que recentemente foi reconhecida como Família Salesiana por disponibilizar de um Sistema de Comunicação, exclusivo para a evangelização, transmitirá através da TV a Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sábado dia 29 de agosto, às 12h.

Tendo como missão principal a salvação dos jovens, os diversos movimentos que formam esta Família: Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Associação dos Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora, Associação das Damas Salesianas, Irmãs da Caridade de Miyasaki, Ex-alunas Salesianas, Ex-alunos de Dom Bosco, Voluntárias de Dom Bosco e Comunidade Canção Nova, se reunirão para a Romaria que tem como tema “A semente tornou-se uma árvore e a árvore um bosque”.

(copie o endereço abaixo e cole em seu browser - veja o vídeo promocional)

http://www.youtube.com/watch?v=D-7xnWWTCl4


SÃO TARCÍSIO
PADROEIRO DOS ACÓLITOS E COROINHAS

Ele acompanhava o Papa Sisto II na missa. Antigamente quando os cristãos eram presos, quase sempre eram mortos, e era costume levar a Eucaristia às escondidas para que eles não desanimassem e nem perdessem a fé.

Um dia, às vésperas de um martírio de cristãos, era preciso levar-lhes a Eucaristia mas não havia ninguém que o fizesse. Tarcísio ofereceu-se para ir levá-la.

O Papa Sisto II e os cristãos que estavam presentes nas catacumbas não concordavam com a ideia pois Tarcísio poderia ser morto, porém este argumentou que por ser uma criança ninguém desconfiaria dele, tendo afirmado que preferia morrer a entregar a Eucaristia aos pagãos romanos.

LEIA O ARTIGO COMPLETO DO SC Antônio Rodrigues, clicando no link: São Tarcísio padroeiro dos acólitos e coroinhas


Jesus andou fazendo o bem neste mundo. Por isso, por onde Ele passava sempre atraia milhares de pessoas. Homens, mulheres e crianças o seguiam por onde quer que Ele fosse. Sua fama se espalhou e todos queriam conhecê-lo. Foi assim com aquele garotinho um garoto que queria ver Jesus. Imaginemos seu diálogo com sua mãe.

__ Mãe, eu gostaria de ver Jesus. Posso ir hoje? Disseram-me que Ele irá falar ao povo às margens do mar da Galiléia.

__ Mas meu filho, a multidão que se junta para ouvir esse homem, que dizem ser o Messias, o Filho de Deus, é muito grande. Você é muito novo para ir sozinho. Além disso, o sol está muito quente.

LEIA O ARTIGO COMPLETO DO SC Antônio Rodrigues, clicando no link: Acreditar, partilhar e multiplicar


PROMESSAS NO CURADO II

“O milagre cabe a Deus,
a nós resta trabalhar em nome de Deus”

(P. Carlos Barata)

Na manhã do domingo, 16 de agosto, fizeram suas promessas a Salesianos Cooperadores os aspirantes: Thatiane Alves de Brito, Elaine Cristina de Almeida e Wellington Vicente Constantino, do centro “Dom Bosco” do Curado II, desta Inspetoria Salesiana do Nordeste. A data não poderia ter sido mais feliz: Assunção de Nossa Senhora, Aniversário do Nascimento de Dom Bosco e dia da Família Salesiana, a qual tem nos Salesianos Cooperadores seu braço leigo mais próximo; basta lembrar que Dom Bosco queria uma única associação de consagrados e leigos.

Leia o artigo completo do SC Irio Coutinho: Promessas no Curado II


23 de agosto de 2009
Santa Rosa de Lima ( Lima 1617)

O Peru constituiu, no século XVII, um verdadeiro viveiro de santos. Santa Rosa de Lima, Padroeira oficial da América Latina e da Filipinas , embora sem ingressar num convento, viveu de acordo com as mais estrita perfeição religiosa, sem oração e em penitências contínuas. Recebeu Graças místicas extraordinárias. Foi perseguida pelo demônio mas, em contrapartida, tinha freguentes conversações com Nossa senhora e com seu Anjo da Guarda. Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos e faleceu aos 31 anos de idade.

Fonte: "Cada dia tem seu Santo", de A. de França Andrade – Artpress


ZEFERINO NAMUNCURÁ
Suas relíquias voltam à sua terra de origem
(ANS - Bahía Blanca)


A urna com as relíquias do Bem-aventurado Zeferino Namuncurá, que foram retiradas do Santuário de Maria Auxiliadora em Fortín Mercedes, foi trasladada à localidade mapuche de San Ignacio em Neuquén, Argentina. Completa-se assim um processo iniciado algum tempo pelo pedido feito da família de Zeferino à Congregação Salesiana, do desejo de "repatriar" as relíquias.

Convém lembrar que a Congregação Salesiana tem conservado as relíquias de Zeferino desde sua chegada na Argentina, em 1924, e estava sempre pronta a apoiar o pedido, desde que isso não fora obstáculo para o processo de beatificação e cumprir as exigências impostas pela Igreja Católica.

Leia o artigo completo: As relíquias de Zeferino Namuncurá voltam à sua terra de origem


FAMÍLIA SALESIANA

A Família Salesiana é uma comunidade carismática e uma realidade eclesial, pois é vivida como dom do Espírito à sua Igreja e exprime a comunhão entre os diversos ministérios como prolongamento organizado do carisma de Dom Bosco.

Grupos diversos partilham um verdadeiro parentesco espiritual e consanguinidade apostólica. Formam um único organismo vital e isto explica as convergências de cada um com os outros e também as diferenças de cada deles e entre si.

Os grupos vivem suas vocações específicas diversas, traços característicos e originais sem jamais perderem a unidade da missão, intimamente ligados com o mundo e sua história.

Vamos interiorizar e reexprimir na prática cotidiana, a palavra empenhativa a cada um de nós, para que vivamos sempre em comunhão, e que não haja o perigo de empobrecimento e infidelidade ao projeto de nosso fundador:

“Sem vós já não somos vós”

Como crentes, conscientes e empenhados, peçamos a Maria, Mãe e Mestra, que nos ajude a viver a verdadeira comunhão, nessa imensa família que fazemos parte e conhecemos como FAMÍLIA SALESIANA.

Parabéns pelo dia de hoje e por fazer parte dessa grande família.

Carinhosamente em Dom Bosco,

SC Leila Castro (BBH)

NOTICIAS DE JI-PARANÁ

Tivemos de 9 a 14 de Agosto o retiro do clero da Diocese de Ji-paraná. Durante o retiro o bispo Dom Bruno Pedron-sdb anunciou mais 4 ordenações de diáconos pra nossa Diocese. Tudo ocorrerá na Catedral de Dom Bosco em Ji-paraná, RO no dia 27 de Dezembro de 2009 às 9h da manhã. Informou ainda que a ordenação sacerdotal será no mês de Junho de 2010 com datas a serem confirmadas.

E eu serei ordenado padre na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Vilhena,RO há 330km de Ji-Paraná. Agora, mais que antes, conto com a oração de todos vocês.

SC Roberto Carlos Vieira Nunes


DOM BOSCO
16 de Agosto de 1815
PAI E MESTRE DA JUVENTUDE

Do Livro do P. Luiz Chiavarino intitulado "Os sorrisos de Dom Bosco", podemos ler vários fatos que nos fazem sorrir diante da beleza e simplicidade que vivia o Santo dos Jovens.

Vejamos este:

TÍTULOS SEM NOBREZA

" Amabilíssimo para com todos e muito particularmente para com os seus colaboradores, usava com eles de argúcias e brincadeiras, dando a cada um a investitura de um dos mínimos lotes da propriedade que a sua família possuia na aldeia natal.
   Por conseguinte, dava a todos um título.
   Um era o Conde Becchi; outro, o Marquês Valcappone; um terceiro, o Barão de Pianfichi; um quarto, o Comendador de Bric Pin.
   Assim os chamava muitas vezes na presença de visitantes, que os mediam com espanto da cabeça aos pés e os cumprimentavam com profundas reverências.
   O Santo achava graça nisso tudo e ria depois, gostosamente, com os seus 'nobres'.
"


DOM BOSCO, ROGAI POR NÓS.


Embora estejamos vivendo uma pandemia que afeta muitos países, sabe-se, até o momento, que sua gravidade é muito semelhante à da gripe comum.

O Brasil vem adotando as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) intensificando as ações de cuidado dos casos que eventualmente possam apresentar a doença em sua forma grave – já que a maioria dos casos apresenta formas leves da doença.

O VÍRUS

O vírus Influenza afeta a humanidade há pelo menos 2,5mil anos: Hipócrates, considerado o pai da medicina, já teria relatado as primeiras infecções na Grécia do século V a.C. Desde então, o vírus foi responsável por diversas epidemias.

O vírus Influenza é dividido em três tipos: A, B e C. O primeiro tipo é o mais mutável e, por isso, há uma grande variedade de Influenza A.

Os porcos e as aves são os grandes reservatórios naturais do Influenza A e, nesses hospedeiros, o vírus pode sofrer modificações em sua estrutura, gerando um vírus novo.

Pandemias são declaradas quando um novo agente se dissemina entre humanos, em diversos países. No caso atual, a nova cepa Influenza A (H1N1) passou a ser transmitida entre humanos em muitos países em um curto período de tempo.

SINTOMAS

Os sintomas podem aparecer, em média, de dois a quatro dias após o contato com o vírus e são semelhantes aos da gripe comum. São eles: febre alta (acima de 38°C), tosse seca, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, prostração (fraqueza), dor de garganta, espirros e coriza. Idosos (acima de 60 anos), crianças (menores de 2 anos) e pessoas com imunidade reduzida ou doenças pré-existentes (como cardiopatia e pneumonia) estão suscetíveis a sofrer os efeitos mais graves da Influenza A (H1N1), pois a doença pode abrir caminho parra outras infecções.

Embora haja mortes, a taxa média de letalidade do novo vírus no mundo é de 0,4%, muito próximo à da gripe comum.

TRANSMISSÃO

Como qualquer vírus da gripo, o Influenza A (H1N1) afeta o sistema respoiratório. Por isso, a eliminação do vírus acontece pelas secreções das vias respiratórias. O Contágio pode ocorrer de forma direta - quando uma pessoa contaminada fala, tosse ou espirra – ou indireta – ao levar as mãos aos olhos, nariz e boca após encostá-las em superfícies contaminadas pelas secreções.

TRATAMENTO

A Influenza A (H1N1) é uma gripe branda na maioria dos casos, e a resposta do próprio organismo é suficiente para a cura. Em determinadas situações, o tratamento pode incluir a recomendação de uso do antiviral fosfato de oseltamivir – desde que até 48 horas a parti do inpicio dos sintomas -, além de outras medidas de suporte, se necessário.

www.saúde.gov.br

Dúvidas pelo fone 0800.61.1997

Matéria da Revista NOVA ESCOLA
AnoXXIV - n.224 - Agosto 2009- p.25-26


A FAMILIA SALESIANA JÁ TEM 27 GRUPOS

O reitor-mor da Congregação Salesiana e seu Conselho acolheram neste 28 de julho o pedido feito pelas “Sisters of Maria Auxiliatrix” (Irmãs de Maria Auxiliadora) que solicitaram fazer parte da Familia Salesiana.

 As “Sisters of Maria Auxiliatrix” (SMA) nasceram de uma intuição do sacerdote salesiano, M.C. Antony, que em 13 de maio de 1976 com quatro jovens deu início a uma Pia União comprometida em atividades de assistência e intervenção social, informa a agência salesiana ANS.

 O carisma das SMA está expressado no lema “cuidar dos pobres e das jovens abandonadas”.

 Pe. Schoolz, salesiano com o qual trabalhou Pe. M.C. Antony, apoiou o jovem sacerdote. Foi construída a comunidade de recuperação para jovens mulheres abandonadas na pobreza de Vyasarpadi, na província de Tamiles Nadu, na Índia meridional.

 Depois da morte do fundador, em 23 de janeiro de 1990, o inspetor de Chennai, Pe. Vincent Durairaj, nomeou  Pe. Rozario Krishnaraj assistente eclesiástico da Pia União.

 As “Sisters of Maria Auxiliatrix” se transformaram em uma congregação de direito diocesano em 1999, com a aprovação de Dom James Masilamony Arul Das, arcebispo de Madras e Mylapore. Seu sucessor, Dom Malayappan Chinnappa, salesiano, aprovou as Constituições, revisadas à luz do Magistério eclesiástico, em 15 de dezembro de 2005.

 Hoje as “Sisters of Maria Auxiliatrix” são cerca de 110, distribuídas em 23 comunidades presentes em sete dioceses da Índia.

 Algumas comunidades colaboram com os salesianos. As principais atividades das SMA são o ensinamento formal e não formal para jovens pobres, a evangelização, os orfanatos e os centros de acolhida diurna.

 Empenhadas no âmbito social as “Sisters of Maria Auxiliatrix” trabalham em rede com outras realidades sobre o território e em áreas rurais.

 As SMA são o grupo número 27 da Família Salesiana.

ROMA, quinta-feira, 30 de julho de 2009 (ZENIT.org)


FÉRIAS PARA CRIANÇAS NO PROJETO JATAÍ

Cerca de 300 crianças da comunidade do Distrito de Moreira César participaram da Boscolândia do Projeto Jataí. Realizada de 27 a 31/07, a Boscolândia é um projeto que oferece atividades recreativas e formativas para crianças e adolescentes em período de férias.


O Projeto Jataí é uma obra social mantida pelo Centro Local dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba.



VOCAÇÃO – EDUCAÇÃO E SANTIDADE
( por SC Antonio Rodrigues )

A Igreja neste mês de agosto, dedicando-se ao tema vocação, festeja todos os Missionários: Padres, Religiosos, Pais, Catequistas, convidando-nos a aprofundar o tema vocação e suas derivações: missão, comunhão, educação, conversão, salvação e por ai vamos, às vezes entusiasmados, outras nem tanto. A próxima semana nos envolverá, naquele que acredito, seja o mais forte chamamento vocacional: a Família.

Leia o artigo completo: Vocação - Educação e Santidade


MANAUS SE FAZ PRESENTE NO CONGRESSO

No período de 23 a 26/07/2009, foi realizado na cidade de Recife, o IX Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores. Nesse evento, a delegação da Província de Manaus foi representada por 20 Salesianos Cooperadores e 4 Religiosos.

No transcorrer do Congresso cujo tema foi “PROJETO DE VIDA APOSTÓLICA: SANTIDADE NA COMUNHÃO E NA MISSÃO “e como lema: “Salesiano Cooperador: é hora de testemunhar”, foram abordados assuntos relacionados com a vida salesiana – Momento de Espiritualidade, Salesiano Cooperador: Santidade na Comunhão, A Santidade Salesiana e O Salesiano Cooperador e o Movimento Espiritual Apostólico. O ponto alto deu-se com a palestra do Pe. Tarcizio Paulo da Província BPA sobre a vida de São Francisco de Sales.

Na apresentação musical, os congressistas foram agraciados com a apresentação do Pe. João Carlos e sua Banda e na Noite Cultural a Província BMA apresentou a dança típica do Carimbó. Outro momento de descontração foi o passeio turístico na cidade de Olinda.

Na celebração eucarística presidida pelo Bispo Emérito SDB da cidade de Maceió, foi feita a comunicação que o X Congresso Nacional dos SSCC será realizado em 2012 na Província de Campo Grande.


Neste mês de agosto, a Igreja pede que reflitamos sobre a Vocação, aspecto fundamental da vida humana. Vocação vem do latin “Vocare”, o Italiano traduziu para “Chiamare”; “Chamar” para nós de língua portuguesa. Logo, Vocação ou Chamado querem dizer a mesma coisa.

Cristãos Católicos, ainda no colo de nossos pais, testemunhados pelos nossos padrinhos, somos levados à Pia Batismal, onde com a Unção Sacramental do Santo Batismo, somos incorporados à Santa Mãe Igreja e tornados missionários na Grande Missão que Jesus conferiu a todos àqueles que se fazem seus discípulos.

Leia o artigo completo: Agosto, mês das vocações do SC Antônio R. da Silva


No link do Cartaz do Congresso, você terá acesso ao conteúdo disponibilizado pelos Palestrantes


IMAGENS DO IX CONGRESSO NACIONAL

SESSÃO DE ABERTURA












A PALAVRA DOS DELEGADOS MUNDIAIS



DOM EDVALDO


MOMENTOS DE ESPIRITUALIZAÇÃO










PARTICIPANTES DO CONGRESSO

























OS PALESTRANTES




PARTICIPAÇÕES DOS SDB e FMA










NOITE ARTÍSTICA












APRESENTAÇÃO DA SER
Secretaria Executiva Região Brasil





CONSELHEIROS MUNDIAIS

SC Margarida Queiros Pereira (1994-2001)
SC Lincoln M. G. Costa (2008-2014)
SC Luiz Marcos Schatzmann (2001-2008)


TRABALHO DE GRUPO






SHOW DO PADRE JOÃO CARLOS



CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS





AS AMIZADES

CONFRATERNIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO


ATÉ O PRÓXIMO CONGRESSO
CAMPO GRANDE - 2012


O NOVO INSPETOR SDB PARA MANAUS

O Reitor-Mor e o seu Conselho nomeou nestes dias o P. Benjamin Morando novo Superior da Inspetoria São Domingos Sávio do Brasil-Manaus (BMA) para o sexênio 2009-2015. Nascido em 4 de julho de 1943 em Rustega, província de Pordenone, Itália, professou os votos como salesiano no dia 16 de agosto de 1964, depois de fazer o noviciado em Albarè. Ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1974, transferiu-se para o Brasil, à Inspetoria BMA, onde desempenhou variados encargos, entre eles de diretor, de ecônomo e de pároco. Em 1985 nomeado Conselheiro Inspetorial e depois de poucos meses Inspetor, até 1991. No final do seu mandato continua a pertencer ao Conselho inspetorial desempenhando também o papel de Ecônomo.

Fonte: www.infoans.org


ECOS DO IX CONGRESSO DOS SSCC
(por SC Antonio Rodrigues da Silva)

Passados alguns dias, e já nos dói a saudade, vibrantes que foram as alegrias vividas durante o IX Congresso dos Salesianos Cooperadores com o qual nos brindaram os nossos irmãos da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Província de Recife ( BRE ).

Congressos são momentos de intensa reflexão, de refazer forças, repensar valores, conceitos, comportamentos, de reorganizar a caminhada, de cada um e da Associação como um todo. Camões nos ensina: “Cessa tudo que a antiga musa canta se um valor mais alto se levanta”. Não um apenas, mas quantos valores vieram à baila, quanta riqueza comporta o tesouro salesiano, como faz bem estar juntos, comungar tão belo carisma e tão profunda espiritualidade. A estação primavera que se aproxima nos propõe uma nova primavera associativa que envolva-nos fazendo florir novos sonhos, renovando-nos em nosso engajamento, em nosso envolvimento familiar com os demais grupos, sobretudo com os SDB e FMA, mas abertos a todos aqueles que comungam o alegre labor na messe salesiana.

O tema: “Projeto de Vida Apostólica” e o lema: ”É hora de testemunhar”, precisam continuar ressoando no pós congresso. São o norte, o trajeto, o caminho a ser caminhado em nossa missão nos próximos três anos. Campo Grande nos proporá em 2012, novos desafios, a cada três anos novos Congressos, novas expectativas, novas diretrizes. Todavia, por ora, fiquemos com o lema e tema de Recife: vida apostólica que se projeta, testemunho que se cobra. Sejamos fiéis a estes anseios, coerentes com estes propósitos, servindo alegres neste “vasto movimento de pessoas para salvação dos jovens”.

As experiências trocadas, as incitações emanadas das palestras, a acolhida calorosa, o protagonismo alegre dos jovens de nossas obras a nos animar como artistas surgidos em nossos empenhos, o doce convívio com tantos irmãos: SSCC, SDB, FMA, EEAA, Aspirantes, ETC, dos quatro cantos deste nosso Brasil, as participações ativas de Dom Stjepan, Sor Trigila, irmãos de Roma, de Dom Edvaldo, Arcebispo emérito de Maceió-AL, este a empunhar solerte o nosso PVA e dissertando sobre seus conteúdos, a presença incentivadora dos nossos Inspetores SDB de Recife e de São Paulo, o zelo incansável do Padre Carlos Barata. Ir Brígida e equipe, nos incitam a continuar acreditando num mundo melhor. A pulsação vibrante de pessoas positivas, como já frisei em artigo recente em nosso site, faz um grande bem, renovam nossas forças e nossas esperanças.

A Família reunida é certeza de festa. Contudo, é também prenúncio de novos desafios.

Agora, é a arregaçar as mangas e entrar de cabeça em nossos trabalhos, estudos e ações aplicando o que foi vivenciado e aprendido.

Os operários da grande messe, instruídos e, animados, cada um no seu eito, só podem melhorar a produtividade. Aliás, o jovem é a nossa “matéria prima”, nós somos a “mão de obra” e é, sim, do nosso empenho que depende a qualidade do “produto final”.

Eu aqui, da minha Piracicaba querida, revendo uma das mais significativas intuições do grande Dom Bosco, para mim sua máxima: “No coração de todo jovem, mesmo do mais rebelde, há germes de bondade, cabendo ao educador encontrar este ponto sensível e tirar dele o maior proveito”, ouso sugerir às nossas lideranças uma reflexão pertinente: “no coração de todo Salesiano Cooperador, mesmo do mais humilde, há germes desta mesma bondade, cabendo, pois, aos lideres, encontrar este ponto sensível e tirar dele o maior proveito”. Do querer de cada um, especialmente do que lidera, emana a solução de todo e de cada problema.

Não nos esquecendo, todavia, do sábio conselho do Papa João XXIII: “Amemo-nos e tudo o mais virá por si. Falemos do que nos une e superaremos o que nos divide”.

Viva Dom Bosco!


COMEÇOU...

Dia 23 - Recife, Colégio Salesiano Sagrado Coração, começou o IX Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores do Brasil. Quase 300 pessoas vindas de todas as regiões do Brasil estão participando do evento. Também estarão presentes algumas irmãs e padres salesianos, dentre eles, os delegados mundiais para Salesianos cooperadores: o Pe. Stjepan Bolkovac e a Ir. Maria Trigila. Os Salesianos Cooperadores são uma associação de leigos, sem votos religiosos, que na sua vida cotidiana, segundo sua situação pessoal e possibilidades concretas, sentem-se chamados a continuar a obra de Dom Bosco, em comunhão com seus irmãos e irmãs salesianos e em harmonia com a Igreja Católica. A Associação é organizada em centros locais e por regiões. No Brasil, existem 6 Províncias, usando mesmo critério territorial da Congregação Salesiana.

( Jakeline Lira - Casa Inspetorial SDB-BRE)


 



® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial