Arquivo: Julho 2009

FÉRIAS PARA CRIANÇAS NO PROJETO JATAÍ

Cerca de 300 crianças da comunidade do Distrito de Moreira César participaram da Boscolândia do Projeto Jataí. Realizada de 27 a 31/07, a Boscolândia é um projeto que oferece atividades recreativas e formativas para crianças e adolescentes em período de férias.


O Projeto Jataí é uma obra social mantida pelo Centro Local dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba.



VOCAÇÃO – EDUCAÇÃO E SANTIDADE
( por SC Antonio Rodrigues )

A Igreja neste mês de agosto, dedicando-se ao tema vocação, festeja todos os Missionários: Padres, Religiosos, Pais, Catequistas, convidando-nos a aprofundar o tema vocação e suas derivações: missão, comunhão, educação, conversão, salvação e por ai vamos, às vezes entusiasmados, outras nem tanto. A próxima semana nos envolverá, naquele que acredito, seja o mais forte chamamento vocacional: a Família.

Leia o artigo completo: Vocação - Educação e Santidade


MANAUS SE FAZ PRESENTE NO CONGRESSO

No período de 23 a 26/07/2009, foi realizado na cidade de Recife, o IX Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores. Nesse evento, a delegação da Província de Manaus foi representada por 20 Salesianos Cooperadores e 4 Religiosos.

No transcorrer do Congresso cujo tema foi “PROJETO DE VIDA APOSTÓLICA: SANTIDADE NA COMUNHÃO E NA MISSÃO “e como lema: “Salesiano Cooperador: é hora de testemunhar”, foram abordados assuntos relacionados com a vida salesiana – Momento de Espiritualidade, Salesiano Cooperador: Santidade na Comunhão, A Santidade Salesiana e O Salesiano Cooperador e o Movimento Espiritual Apostólico. O ponto alto deu-se com a palestra do Pe. Tarcizio Paulo da Província BPA sobre a vida de São Francisco de Sales.

Na apresentação musical, os congressistas foram agraciados com a apresentação do Pe. João Carlos e sua Banda e na Noite Cultural a Província BMA apresentou a dança típica do Carimbó. Outro momento de descontração foi o passeio turístico na cidade de Olinda.

Na celebração eucarística presidida pelo Bispo Emérito SDB da cidade de Maceió, foi feita a comunicação que o X Congresso Nacional dos SSCC será realizado em 2012 na Província de Campo Grande.


Neste mês de agosto, a Igreja pede que reflitamos sobre a Vocação, aspecto fundamental da vida humana. Vocação vem do latin “Vocare”, o Italiano traduziu para “Chiamare”; “Chamar” para nós de língua portuguesa. Logo, Vocação ou Chamado querem dizer a mesma coisa.

Cristãos Católicos, ainda no colo de nossos pais, testemunhados pelos nossos padrinhos, somos levados à Pia Batismal, onde com a Unção Sacramental do Santo Batismo, somos incorporados à Santa Mãe Igreja e tornados missionários na Grande Missão que Jesus conferiu a todos àqueles que se fazem seus discípulos.

Leia o artigo completo: Agosto, mês das vocações do SC Antônio R. da Silva


No link do Cartaz do Congresso, você terá acesso ao conteúdo disponibilizado pelos Palestrantes


IMAGENS DO IX CONGRESSO NACIONAL

SESSÃO DE ABERTURA












A PALAVRA DOS DELEGADOS MUNDIAIS



DOM EDVALDO


MOMENTOS DE ESPIRITUALIZAÇÃO










PARTICIPANTES DO CONGRESSO

























OS PALESTRANTES




PARTICIPAÇÕES DOS SDB e FMA










NOITE ARTÍSTICA












APRESENTAÇÃO DA SER
Secretaria Executiva Região Brasil





CONSELHEIROS MUNDIAIS

SC Margarida Queiros Pereira (1994-2001)
SC Lincoln M. G. Costa (2008-2014)
SC Luiz Marcos Schatzmann (2001-2008)


TRABALHO DE GRUPO






SHOW DO PADRE JOÃO CARLOS



CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS





AS AMIZADES

CONFRATERNIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO


ATÉ O PRÓXIMO CONGRESSO
CAMPO GRANDE - 2012


O NOVO INSPETOR SDB PARA MANAUS

O Reitor-Mor e o seu Conselho nomeou nestes dias o P. Benjamin Morando novo Superior da Inspetoria São Domingos Sávio do Brasil-Manaus (BMA) para o sexênio 2009-2015. Nascido em 4 de julho de 1943 em Rustega, província de Pordenone, Itália, professou os votos como salesiano no dia 16 de agosto de 1964, depois de fazer o noviciado em Albarè. Ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1974, transferiu-se para o Brasil, à Inspetoria BMA, onde desempenhou variados encargos, entre eles de diretor, de ecônomo e de pároco. Em 1985 nomeado Conselheiro Inspetorial e depois de poucos meses Inspetor, até 1991. No final do seu mandato continua a pertencer ao Conselho inspetorial desempenhando também o papel de Ecônomo.

Fonte: www.infoans.org


ECOS DO IX CONGRESSO DOS SSCC
(por SC Antonio Rodrigues da Silva)

Passados alguns dias, e já nos dói a saudade, vibrantes que foram as alegrias vividas durante o IX Congresso dos Salesianos Cooperadores com o qual nos brindaram os nossos irmãos da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Província de Recife ( BRE ).

Congressos são momentos de intensa reflexão, de refazer forças, repensar valores, conceitos, comportamentos, de reorganizar a caminhada, de cada um e da Associação como um todo. Camões nos ensina: “Cessa tudo que a antiga musa canta se um valor mais alto se levanta”. Não um apenas, mas quantos valores vieram à baila, quanta riqueza comporta o tesouro salesiano, como faz bem estar juntos, comungar tão belo carisma e tão profunda espiritualidade. A estação primavera que se aproxima nos propõe uma nova primavera associativa que envolva-nos fazendo florir novos sonhos, renovando-nos em nosso engajamento, em nosso envolvimento familiar com os demais grupos, sobretudo com os SDB e FMA, mas abertos a todos aqueles que comungam o alegre labor na messe salesiana.

O tema: “Projeto de Vida Apostólica” e o lema: ”É hora de testemunhar”, precisam continuar ressoando no pós congresso. São o norte, o trajeto, o caminho a ser caminhado em nossa missão nos próximos três anos. Campo Grande nos proporá em 2012, novos desafios, a cada três anos novos Congressos, novas expectativas, novas diretrizes. Todavia, por ora, fiquemos com o lema e tema de Recife: vida apostólica que se projeta, testemunho que se cobra. Sejamos fiéis a estes anseios, coerentes com estes propósitos, servindo alegres neste “vasto movimento de pessoas para salvação dos jovens”.

As experiências trocadas, as incitações emanadas das palestras, a acolhida calorosa, o protagonismo alegre dos jovens de nossas obras a nos animar como artistas surgidos em nossos empenhos, o doce convívio com tantos irmãos: SSCC, SDB, FMA, EEAA, Aspirantes, ETC, dos quatro cantos deste nosso Brasil, as participações ativas de Dom Stjepan, Sor Trigila, irmãos de Roma, de Dom Edvaldo, Arcebispo emérito de Maceió-AL, este a empunhar solerte o nosso PVA e dissertando sobre seus conteúdos, a presença incentivadora dos nossos Inspetores SDB de Recife e de São Paulo, o zelo incansável do Padre Carlos Barata. Ir Brígida e equipe, nos incitam a continuar acreditando num mundo melhor. A pulsação vibrante de pessoas positivas, como já frisei em artigo recente em nosso site, faz um grande bem, renovam nossas forças e nossas esperanças.

A Família reunida é certeza de festa. Contudo, é também prenúncio de novos desafios.

Agora, é a arregaçar as mangas e entrar de cabeça em nossos trabalhos, estudos e ações aplicando o que foi vivenciado e aprendido.

Os operários da grande messe, instruídos e, animados, cada um no seu eito, só podem melhorar a produtividade. Aliás, o jovem é a nossa “matéria prima”, nós somos a “mão de obra” e é, sim, do nosso empenho que depende a qualidade do “produto final”.

Eu aqui, da minha Piracicaba querida, revendo uma das mais significativas intuições do grande Dom Bosco, para mim sua máxima: “No coração de todo jovem, mesmo do mais rebelde, há germes de bondade, cabendo ao educador encontrar este ponto sensível e tirar dele o maior proveito”, ouso sugerir às nossas lideranças uma reflexão pertinente: “no coração de todo Salesiano Cooperador, mesmo do mais humilde, há germes desta mesma bondade, cabendo, pois, aos lideres, encontrar este ponto sensível e tirar dele o maior proveito”. Do querer de cada um, especialmente do que lidera, emana a solução de todo e de cada problema.

Não nos esquecendo, todavia, do sábio conselho do Papa João XXIII: “Amemo-nos e tudo o mais virá por si. Falemos do que nos une e superaremos o que nos divide”.

Viva Dom Bosco!


COMEÇOU...

Dia 23 - Recife, Colégio Salesiano Sagrado Coração, começou o IX Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores do Brasil. Quase 300 pessoas vindas de todas as regiões do Brasil estão participando do evento. Também estarão presentes algumas irmãs e padres salesianos, dentre eles, os delegados mundiais para Salesianos cooperadores: o Pe. Stjepan Bolkovac e a Ir. Maria Trigila. Os Salesianos Cooperadores são uma associação de leigos, sem votos religiosos, que na sua vida cotidiana, segundo sua situação pessoal e possibilidades concretas, sentem-se chamados a continuar a obra de Dom Bosco, em comunhão com seus irmãos e irmãs salesianos e em harmonia com a Igreja Católica. A Associação é organizada em centros locais e por regiões. No Brasil, existem 6 Províncias, usando mesmo critério territorial da Congregação Salesiana.

( Jakeline Lira - Casa Inspetorial SDB-BRE)



® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial