ARQUIVO: Maio de 2009

SALESIANOS COOPERADORES
DIACONOS PERMANENTES (BRE)

No Domingo, 17 de maio, em Nazaré da Mata, sede da Diocese, na quadra do Colégio Santa Cristina das Damas, superlotada de fiéis, Dom Frei Severino Batista de França, ordenou 11 diáconos permanentes numa celebração festiva e muito participada.

Os mesmos tiveram uma preparação ao longo de três anos e todos apresentam belo currículo pastoral em suas respectivas paróquias

Aqui queremos destacar o Professor Luis Gonçalves de Farias, por se tratar do Delegado Local e Formador da Família Salesiana de Surubim-PE, onde apesar de não haver uma comunidade de SDB nem de FMA, existe um dos mais antigos Centros Inspetoriais de SSCC e ADMA, cuja criação remonta ao ano 1976 e que sempre foi acompanhada por vários SDB de ontem e de hoje. Junto com o também SC, Antão Marcelo, do Centro Local do Bongi-Recife, ordenado em novembro do ano passado.

Os SSCC da nossa região tem agora dois diáconos permanentes.


PENTECOSTES
(por SC. Antônio Rodrigues)

Transcorridos cinqüenta dias da Ressurreição, dez dias da Ascensão, celebramos Pentecostes. Seria, é, será, um só dia o Pentecostes? Liturgicamente, sim. O Tempo Pascal termina, o Tempo Comum reinicia-se.

Seria, então, o Pentecostes, um divisor de águas? Claro que não! Pentecostes é, sim um unificador e não um divisor. Vem para nos lembrar que o sacrifício pascal de Jesus deve ser entendido como o predecessor do nosso.

Jesus doou sua vida por nós e pede agora que doemos, também nós, a nossa vida pelos irmãos.

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”. “Queres vir após Mim? Renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.

Assuma, tu também, a cruz do teu próximo. Doe-se.

“Quem quiser ganhar a própria vida vai perde-la, mas quem doá-la em favor de Mim vai recobrá-la”.

Dom Bosco nos ensina à sua maneira esta mesma lição: “Deus colocou-nos no mundo para os outros”. “Até meu derradeiro suspiro será em favor destes amigos meus”.

Estamos dispostos? Então vamos, também nós, acudir o nosso próximo, na pessoa do pobre, do doente, do idoso, e, com predileção, o jovem, especialmente o mais pobre, excluído, destituído, abandonado.

Doemo-nos, totalmente, generosamente, plenamente, entremos de cabeça nesta ciranda. Tomemos definitivamente o arado, não fiquemos olhando para traz ou para os lados. Quem anda para os lados é caranguejo! “Curupira”, figura folclórica, anda para traz! Quem fica parado é poste! Nós fomos empossados. Recebemos os dons, todos eles, O Espírito Santo não economizou. Foi generoso. Deu-nos todos os recursos, os melhores implementos. Basta-nos, agora, implementá-los. A Igreja que começa para quem não a conhecia e agora foi chamado, recomeça para quem já a conhecia mas estava desanimado, paradão, estacionado, inerte. Continua para quem já a testemunhava. Quem estava dormindo, agora foi desperto, convidado a deixar a sonolência. Os ares são outros, respiremo-los, entusiasmemo-nos! A missão está aí, à nossa frente. A messe precisa de cuidados. Desmatemo-la, semeemo-la, fertilizemo-la, reguemo-la, cultivemo-la zelosamente, generosamente, responsavelmente. Salesianamente! E a colheita, certamente, virá. Serão frutos tenros, Frutos do Espírito Santo, transformados por nós a partir dos dons que Ele nos concedeu.

Sejamos, pois, generosos em nossa doação.

Isto é Pentecostes!


PROJETO DE VIDA COM JOVENS
DE ESCOLA ESTADUAL

A formação cristã nas escolas da rede estadual nem sempre é previlegiada.
O Centro Local CPO-Dom Bosco de Porto Alegre, através do SC. Ivo José que leciona na Escola Estadual de Ensino Médio, realizou neste sábado dia 30 de maio o primeiro encontro de reflexão com jovens. Orientados pelos SC. José Guilherme e SC. Luiz Marcos, durante tres horas, conduziram a reflexão sobre a identidade juvenil e o compromisso com a construção da paz.



Outros encontros já estão programados.
E já se acena a participação de alguns destes jovens no Projeto de Vida que se realizará no próximo dia 20 de junho com jovens do Colégio Salesiano Dom Bosco.




VIVENCIANDO A SALESIANIDADE
(por SC. Antônio Rodrigues)

Entre os santos de maio, no dia 06 festejamos São Domingos Sávio. Primeiro santo juvenil de nossa constelação. Apenas uma pepita do grande Dominguinhos:

Por sua iniciativa, arrebanhando outros jovens oratorianos de proa: Miguel Rua, João Cagliero, José Bongiovanni, Celestino Durando, a 08 de junho de 1856, foi fundada a Companhia da Imaculada. Podemos dizer, sua Obra Prima.

O 21º e último artigo, condensava todo o espírito da Companhia e todo o amor filial e confiança de Domingos à Nossa Senhora:  “Uma sincera, filial e ilimitada confiança em Maria, um especial carinho para com Ela, uma devoção constante nos tornarão vencedores de qualquer obstáculo, firmes nos propósitos, amáveis com nosso próximo e exatos em tudo”. Receita, certamente, copiada do mestre Dom Bosco e que nós Salesianos, sabiamente, devemos manter cópia.


PROMESSAS EM MANAUS (BMA)

A Província de Manaus ganhou mais dez SSCC no dia 23 de maio. Os novos Salesianos Cooperadores fizeram sua Promessa na Paróquia de Santa Terezinha fundada pelos Salesianos no Bairro da Alvorada II, onde está erigido o Centro Local Mamãe Margarida.
Esta Paróquia até dois anos atrás pertencia aos Salesianos e hoje está com a direção dos Diocesanos tendo como pároco o P. José Ribeiro.
Foi uma festa muito bonita e emocionante celebrada pelo nosso Delegado SDB da Família Salesiana P. Mendonça, co-celebrada pelo P. Benedito e pelo Pároco, estando presente a Delegada FMA da Família Salesiana Ir. Isabel Ribeiro e FMAs além de Pré e Pós Noviços.

Nesta Eucaristia se realizou a renovação da Promessa dos SSCC presentes.

Dos dez novos SSCC, oito deles pertencem ao Centro Local Mamãe Margarida, um do Centro Local Domingos Sávio e outro do Centro Local São José do Aleixo.



Festa di Maria Ausiliatrice 2009

Carissimi!

Anche quest’anno si avvicina la Festa della nostra Madre Celeste, Maria Ausiliatrice, che don Bosco ha ricevuto e ha fatto dare anche a noi come Guida ed Aiuto! La sua Festa è sempre l’occasione di farci i migliori auguri di un rinnovato affidamento a lei ed una rinnovata promessa di impegno apostolico salesiano per i giovani e bisognosi!

Di nuovo tanti AUGURI in unione di preghiera ed affetto salesiano

Segreteria Esecutiva Mondiale


COORDENAÇÃO PROVINCIAL DE BCG

Chega a informação: A Província de Campo Grande elegeu a nova Coordenação Provincial.l

SC. Alzira Marães Ferreira - Coordenadora
SC. Edson C. Colman - Vice Coordenador
SC. Beatriz Gisele de Jesus Ramos - Administradora
SC. Maria Júlia de Souza - Secretária
SC. Jorge Luiz Soares Barbosa - Formador em conjunto com SC. Izabel P. de Souza

Conselheiros:
Afrânio Alves
Ignez Pereira de Lima
Izabel Pinheiro de Souza
Ir. Luiza de Souza

Delegado(a) Inspetorial
P. José Alves de Araujo
Ir. Othília Pires dos Santos
Ir. Dirce Nunes da Costa


NOTICIAS DO CENTRO LOCAL
DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE/ES

INÍCIO NO ORATÓRIO FESTIVO DOM BOSCO

No dia 22 de março de 2009, os Salesianos e Salesianas cooperadores (as) de Venda Nova do Imigrante, iniciaram o Oratório Festivo Dom Bosco na comunidade de São João de Viçosa. Este projeto estava nos planos apostólicos dos cooperadores desde 2008 quando o centro retornou suas atividades.

O trabalho tem sido desenvolvido de maneira dinâmica e amigável. Participam cerca de 150 crianças e jovens todos os domingos à tarde. Os salesianos (as) cooperadores (as) se revezam por escala, a cada domingo dois ficam responsáveis por todas às atividades oferecidas.

FORMAÇÃO INICIAL

O Centro Local Padre Emílio Berdoldero deu inicio á formação inicial para os aspirantes à salesianos cooperadores. No primeiro encontro realizado no dia 02 de maio, os aspirantes tiveram como tema: identidade e pertença. Esta formação procura mostrar para aqueles e aquelas que desejam abraçar o carisma de Dom Bosco de uma maneira radical e sincera. Atualmente o centro local não conta com um formador especifico e todos os trabalhos de formação estão sob responsabilidade do leigo Israel Augusto Cirino que foi aspirante à vida salesiana nos anos de 2007/08.

AJUDA AO ORATÓRIO

Deus colocou-nos no mundo para os outros, dizia Dom Bosco. O oratório vive do auxilio e da caridade das pessoas de boa vontade. Com isso, a Associação de moradores da comunidade de São João de Viçosa ajudou o oratório na compra de uma mesa de ping - pong e está ajudando na compra de um pula-pula para as crianças de 05 a 10 anos. Todos estes materiais estão em nome da Associação dos Salesianos Cooperadores.

ELEIÇÃO NO CENTRO LOCAL

Aconteceu no dia 19 de abril a eleição para os cargos de coordenador, vice, administrador, secretario e conselheiros. O coordenador atual, Ozir Berude foi reeleito para mais um triênio, a vice Maria Gloria Ambrozim ficou como vice e administradora, o Israel Augusto como secretario e os conselheiros são: Antonio Amaral (chocolate). Deolinda e Luizia. Todos estão felizes com o reinicio dos trabalhos e com a missão de continuar o carisma de Dom Bosco no mundo.


SALESIANOS COOPERADORES
SÃO HOMENAGEADOS

Com muito orgulho,  Mário Imoto e Makiko Imoto foram homenageados pela Câmara Municipal de Campinas pelos 30 anos de serviços à comunidade Campineira como Salesianos Cooperadores e por suas descendências Japonesas (Centenário da Imigração Japonesa - 2008).

O decreto da homenagem ao casal Mário e Makiko Imoto foi publicado no Diário Oficial do Município de Campinas (http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/385165978.pdf ).

A homenagem aconteceu dia 26/05/09, às 20h, no plenário da Câmara Municipal de Campinas.


PROJETO JATAI E A 1ª. SEMANA SOLIDÁRIA

De 18 a 22/05, o Projeto Jataí, obra social mantida pelos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, realizou a 1ª Semana Solidária, que beneficiou cerca de 500 pessoas. De manhã e à tarde foram oferecidos à população diversos serviços gratuitos, como corte de cabelo, digitação de currículos e cartas, oficina de artesanato (decupagem) e palestras, além de apresentações artísticas e atividades esportivas.



BANDA APRESENTA COMPOSIÇÃO PRÓPRIA

Na noite de 23/05, foi realizada uma confraternização entre os aspirantes e os Salesianos Cooperadores de Piracicaba. Na ocasião, a professora de música Juliana conduziu a apresentação da canção “Maria, mulher por excelência”, composição com letra coletiva e melodia da maestrina. Houve, também, uma sessão de improvisação musical. O desenvolvimento musical dos instrumentistas do Aspirantado e Propedêutico São Domingos Sávio foi elogiado pelos presentes.


PROVÍNCIA BPA ELEGE COORDENAÇÃO

Nos dias 16 e 17 de maio, na Paróquia Santo Antônio em Joinville/SC, os conselhos locais da província se reuniram para avaliarem a caminhada do último triênio e eleger novas diretrizes e a nova coordenação.

Com significativos momentos de espiritualidade, sob a orientação do SC. José Guilherme V. Gottardo, o grupo revisou os avanços e os desafios presentes para a Associação na Província nos setores: Comunhão/Colaboração, Organização, Pertença/Formação , Juventude/AJS e Família Salesiana e apontou os referenciais de ação para o próximo triênio.




No domingo pela manhã, com a leitura das indicações e os motivos apresentados pelos Conselhos Locais, procedeu-se a eleição. Foram eleitos para o triênio 2009-2012:
Oli Negrelle Moro Conke (Curitiba/ISAS) - Coordenador
Elza Demarchi Mengarda (Ascurra) - Administradora
Rita de Cássia de A.C. Fernandes (Joinville) - Secretária
Luiz Marcos Schatzmann (Porto Alegre)- Formador











BSP CELEBRA NOVAS PROMESSAS
EM CAMPINAS

Em celebração realizada no sábado dia 09/05, na capela da Escola Salesiana São José (ESSJ), em Campinas, cinco novos Salesianos Cooperadores fizeram seu compromisso público para ingresso na Associação de Cooperadores Salesianos. Três deles pertencem ao Centro Local da ESSJ; os outros dois são do Centro Local São Luiz, de Araras. Os novos Salesianos Cooperadores foram acolhidos na Associação pelo Coordenador Provincial SC. Carlos R. Minozzi e na Família Salesiana pelo inspetor salesiano P. Marco Biaggi. Após a celebração foi realizado um momento festivo de confraternização entre os dois centros locais.







CONSULTA REGIÃO BRASIL SE REUNE

Nos dias 01 a 03 de maio se reuniram em São Paulo – Casa Inspetorial SDB – os membros da Consulta Região Brasil. A reunião, presidida pelo Conselheiro Mundial Região Brasil SC. Dr. Lincoln César, contou com a participação dos membros da Secretaria Executiva – secretaria SC. Elenara da S.A. Schatzmann, Formação SC. Luiz Marcos, Administração SC. Carlos Minozzi e coordenadores provinciais SC. Elza D. Mengarda (BPA), SC. Zacharias das Candeias (BRE), SC. Dra. Neide de Carvalho (BMA), SC. Leila Castro (BBH) e os delegados salesianos Ir. Antonio Carlos - sdb e Ir. Ilka de Moraes - fma.

Além da avaliação da caminhada e prestação de contas dos últimos eventos da Associação, o grupo delineou as prioridades para o próximo sexênio 2008-2014 e a participação das províncias no congresso nacional a ser realizado em Recife no próximo mês de julho.
No dia 02, na parte da manhã, participou da reunião da Consulta o Conselho Provincial de São Paulo.









NOTICIAS DE RONDÔNIA

Caros amigos, saudações em Cristo!

Estou em Chupinguaia, a Capital do boi gordo. Com apenas 8 mil habitantes na cidade e mais 2 mil espalhados nas 15 comunidades do interior. Ao todo, temos 17 igrejas para visitar, apenas 2 estão na cidade. Moro na casa das irmãs da Divina Providência. Enfrentamos com coragem e determinação a missão que nos enviou o nosso bispo Dom Bruno Pedron - sdb, bispo da nossa Diocese de Ji-Paraná/RO. Estamos há 12 horas da nossa capital Porto Velho e há 12 horas de Cuiabá. Aqui é área Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora com sede na cidade de Vilhena que está a 155Km.

Estamos também a 5h de Ji-Paraná, sede da Diocese. Temos visitado os colégios, as pessoas famílias e os convidando para participarem da Igreja.

Nossos últimos trabalhos:
- Este mês iniciando a criação de 3 escolas de teologia para ajudar na formação dos nossos agentes pastorais e do povo em geral,
- Incentivando a formação de 3 grupos de jovens e que já demonstram muita animação.

Temos muito o que fazer, sentimos que nosso povo precisa da nossa presença e de muita formação. Estão sedentos e abertos a acolher a palavra de Deus. Peço a oração de todos para que possamos gastar com alegria, nossas energias a serviço do Reino De Deus.

Como sabem, estou fazendo o estágio para as ordenações ao diaconato e ao sacerdócio, assim que eu tenha a data comunicarei a todos. De 18 a 28 de Julho estarei participando do Congresso Nacional dos Salesianos Cooperadores no Recife.

Contem sempre com minhas orações. Agradeço a Deus a amizade e consideração. Pela interseção de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco imploro as bênçãos de Deus sobre cada um de vocês.

SC. Roberto Carlos.


® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial