Arquivo: Março 2009


PROMESSAS EM JUAZEIRO DO NORTE

No domingo, 29 de março, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, os Salesianos Cooperadores do centro “Pe.Giovanni Rollo”, numa cerimônia muito bonita e de muita emoção, formalizaram suas promessas na Associação os três aspirantes: Cícero Daniel Ferreira, Francisco Eduardo Jesus de Amorim e Francisca Pereira Medeiros (Chiquita), após uma longa caminhada de preparação.
Estavam presentes a Comunidade paroquial, o Pe. João Carlos Perini, a Irmã Raimunda, FMA e o Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores.


Após as promessas dos novos Cooperadores, também os antigos renovaram suas promessas, comprometendo-se a continuar vivenciando o carisma e a espiritualidade de Dom Bosco em favor dos jovens. Após a missa houve um momento de confraternização com todos os presentes no teatro do Colégio.
O Salesiano Cooperador Lazaro dirigiu a palavra aos presentes sobre a importância de ser Salesiano Cooperador e a Irmã Raimunda contou uma experiência de um Cooperador de João Pessoa. Em seguida foi servido um apetitoso lanche.

O Padre Carlos falou sobre os dois grandes eventos que teremos este ano na Inspetoria, a saber: O Congresso dos SSCC de 23 a 26 de Julho e a Visita do Reitor Mor, Dom Pascual Chaves Villanueva, de 26 a 30 de Agosto. Gostaria de destacar a acolhida e generosidade do Padre João Carlos Perini, Delegado Local, que nos deu total atenção durante a nossa estadia em Juazeiro, nos levando para conhecer os três Oratórios da cidade, dois deles fundados e mantidos pelos SSCC, além do Oratório do Horto atendido pelas Irmãs Salesianas.

Interessante foi a nossa visita às instalações do Horto: estátua, capela, casarão, museu e o novo e grandioso Santuário em construção. Nesses ambientes santificados pelo Padre Cícero, o Padre João Carlos Perini, estudioso e profundo conhecedor da história e personalidade do Padim Cícero, nos presenteou com uma palestra espontânea e familiar sobre a figura do santo nordestino.

Agradecemos também as atenções do pároco, Pe.Cezar e de toda a Comunidade Salesiana.

(SC. Severino Olimpio - BRE)


COOPERADORES ELEGEM NOVO CONSELHO

Os Salesianos Cooperadores do Centro Local Santa Teresinha, reuniram-se do último dia 21 de março para eleição do novo Conselho Local, para o triênio 2009-2012, conforme previsto no Projeto de Vida Apostólica, sua regra de vida, atualizada a partir de regras iniciais elaboradas por seu próprio fundador, Dom Bosco.

Essa saudável e sábia prática permite que, a cada três anos, o Centro Local renove seu Conselho que tem a função de governar o Centro Local, de forma a dinamizar a vida do próprio Centro.

O Conselho Local cessante, composto das Salesianas Cooperadoras Rosane M. H. Perantunes, coordenadora, Maria Luiza M. Soriano, secretária e M. Aparecida Pascale, conselheira foi substituído pelos novos nomes eleitos, a saber: SC Carlos R. Minozzi para a Coordenação, SC Rosane M. H. Perantunes, re-eleita agora para a Secretaria e o SC Alexandre Jantke para a Administração.



ESTREIA E PROMESSA
NO RETIRO DOS COOPERADORES

No último dia 21 de março, nas dependências do Colégio de Santa Inês, os Salesianos Cooperadores de São Paulo realizaram seu primeiro retiro semestral de 2009, refletindo sobre a Estreia 2009 e realizando a renovação de sua Promessa diante do Santíssimo Sacramento, em um momento de piedosa adoração.

Pela primeira vez em muitos anos, puderam contar com a presença durante o dia todo no retiro, do Inspetor Salesiano Pe. Marco Biaggi, que durante a manhã, após a oração inicial conduzida pela Delegada Provincial Ir. Ilka de M. Périllier, fez uma animadora e empenhativa pregação sobre a Estréia do Reitor Mor e divulgou diversas ações que deverão se executadas ao longo do tempo de forma a consolidar a ação conjunta de toda a Família Salesiana.

Após a missa e o delicioso almoço, os Salesianos Cooperadores retornaram à capela, onde puderam refletir calmamente sobre as palavras da Promessa que fazem, conduzidos nessa reflexão pelo Delegado Provincial Ir. Antonio Carlos Martins. Após essa reflexão, colocaram-se em adoração a Jesus Cristo Eucarístico, diante do qual renovaram sua Promessa.




NOTÍCIAS DE NOSSO MISSIONÁRIO
NA AMAZÔNIA

Caros amigos, paz!
Estou em missão pelas 17 comunidades do interior do município de Chupinguaia, muitas comunidades não tem energia elétrica e algumas que tem, é energia por motor a diesel. Sendo assim, tenho dificuldade de internet. Na cidade de Vilhena eu fico 2 dias, segunda e terça e um final de semana por mês, onde cuido dos Ministros da Palavra e da Eucaristia.
Cuido também das equipes de Liturgia da paróquia e da Pastoral Carcerária. De quarta a domingo eu fico na cidade de Chupinguaia e nas 16 comunidades no interior, são os sítios, tudo por estradas de barro e muito longe uma da outra. É tudo novidade, estou aprendendo.
Estarei sempre rezando por vocês e conto com vossa oração. Dia 15 de Julho estarei no Recife, onde ficarei até o dia 28. Assim poderei encontrar meus irmãos.
Em Dom Bosco,

SC. Roberto Carlos.


NOVOS SALESIANOS COOPERADORES

A Inspetoria Salesiana do Nordeste e o Centro dos Salesianos Cooperadores do Recife têm o prazer de comunicar a realização da Promessa dos aspirantes a Salesianos Cooperadores: Adalberto Vicente Alves de Carvalho, Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes e Jardson Dionísio Oliveira. A cerimônia deu-se no último 07 de março sendo presidida pelo Inspetor dos Salesianos do Nordeste Pe. João Carlos Ribeiro e concelebrada pelos Pe. Carlos Barata, delegado da Família Salesiana e Pe. Eliano. Estavam ainda presentes a Ir. Brígida delegada das Filhas de Maria Auxiliadora, o SC. Zacarias Cadeias coordenador provincial e vários membros da ADMA, Ex-alunos, além de familiares e amigos. Esses novos Salesianos cooperadores ingressaram como aspirantes do Centro Sagrado Coração, a convite do então coordenador na época, SC Roberto Carlos Vieira Nunes e contaram com apoio de todos integrantes do mesmo, como por exemplo a atual coordenadora SC Leila e o formador do grupo, SC Pedro Melo.

“Dom Bosco queria um único grupo de consagrados e leigos para a ‘salvação da juventude’. Não sendo isso possível fundou a associação dos salesianos cooperadores em separado, porém com a “mesma messe” dos membros da Sociedade de São Francisco de Sales e das Filhas de Maria Auxiliadora, “formar bons cristão e honestos cidadãos”. É dentro dessa perspectiva que fomos formados e agiremos. Serviremos a Jesus Cristo da maneira que Dom Bosco nos ensinou. Queremos, conforme a vontade de nosso fundador, estar bem perto dos Salesianos de Dom Bosco cooperando com o serviço à juventude e em especial os mais pobres. Sim, os mais pobres são nosso foco”.

SC. Írio Coutinho


CENTRO CPO-DOM BOSCO
REVE SUA PROGRAMAÇÃO

Em reunião neste final de semana, o Centro Local CPO de Porto Alegre realizou a revisão do programa apostólico formativo para este ano.

Com o apoio a ser dado ao Setor de Animação Vocacional e Pastoral do Colégio onde o Centro Local se situa, a reprogramação foi necessária. Alguns meses serão todos os finais de semana com atividades juvenis (Retiros e encontros jovens, Encontros de Catequese Crismal, Acompanhamento vocacional, Encontros de espiritualidade juvenil com a AJS...).


O Boletim Salesiano quer a sua opinião

O Boletim Salesiano quer saber o que os leitores pensam a respeito da revista, seu conteúdo, proposta visual e distribuição. Com isso, será possível tornar o BS, cada vez mais, um veículo de formação e informação para a Família Salesiana.
 
A pesquisa de opinião sobre o BS será realizada nos meses de março e abril de 2009.
 
Participe da pesquisa no site:
www.suapesquisa.com.br/salesianos

QUANTOS SÃO OS SALESIANOS COOPERADORES QUE ASSINAM O BOLETIM SALESIANO?
              
                Informe seu Coordenador Provincial.


CENTRO LOCAL INICIA ATIVIDADES
COM A ESTRÉIA 2009

O Centro Local dos Salesianos Cooperadores de Santa Teresinha, ao iniciar suas atividades deste ano, reuniram-se no salão superior da paróquia para assistirem ao DVD da Estréia 2009, onde o Reitor-Mor Salesiano Pe. Pascual Chávez convida a todos se emprenharem a fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas para a salvação da juventude.


Cooperadores e aspirantes estiveram reunidos com seu Delegado, Pe. Aramis F. Biaggi que, acompanhado do seminarista Flávio, discorreu sobre a importância do engajamento leigo na missão salesiana. Aproveitaram também a reunião para o planejamento de atividades de 2009 no oratório Santa Teresinha.




CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO

Tendo em vista a necessidade de realizarmos o nosso plano de trabalho para o sexênio e outros assuntos importantes para nós Salesianos Cooperadores, CONVOCO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA para os dias 01 a 03 de maio de 2009 na cidade de São Paulo (Liceu Coração de Jesus).

Em Cristo,

SC. Lincoln Cezar Melo Godoeng Costa
Conselheiro Mundial Região Brasil


SECRETARIA EXECUTIVA PROVINCIAL
VISITA CENTRO LOCAL

Dando prosseguimento ao planejamento de visitas aos Centros Locais da Província de Porto Alegre, a Secretaria Executiva Provincial (SEP) visitou no dia 21 de fevereiro o Centro Local Paróquia N.S. Auxiliadora na cidade de Santa Rosa/RS.

Num clima de muita alegria e espiritualidade, a SEP foi recepcionada pela comunidade salesiana local. Ao amanhecer do dia o Delegado Local P. Isidoro Paula da Silva já estava a postos na Rodoviária esperando os salesianos cooperadores vindos de Porto Alegre e Rio dos Cedros.


Os salesianos cooperadores do Centro Local recepcionaram os visitantes com um delicioso café.

Após a espiritualização realizada pelo grupo, o SC. Arni apresentou os presentes, salesianos cooperadores compromissados e os aspirantes, especialmente as duas que solicitaram concretizar a caminhada formativa com a Cerimônia de Promessa.

O Delegado Local SDB – P. Isidoro pediu que o Centro Local apresentasse a programação do ano de 2009, especialmente a preocupação com a formação.

A coordenadora Provincial SC Elza dirigiu a palavra averiguando a caminhada do Centro Local e solicitou aos SC. Elenara e SC. Luiz Marcos para indicarem os caminhos para o estudo do PVA.

Ao final da tarde, na Paróquia N.S. Auxiliadora, as duas aspirantes realizaram sua Promessa diante da comunidade paroquial. Neste momento festivo todos os Salesianos Cooperadores do Centro Local renovaram sua Promessa.









Um agradecimento especial à comunidade salesiana, P. Osvaldo Bisewski – Diretor da comunidade e do Colégio que com sua animação juvenil sempre empolga àqueles que o cerca.

Aos padres Isidoro, Orestes Satler e o Ir. Anderson Leal pelo espírito de comunhão, acolhida e alegria, nosso muito obrigado. Nos sentimos realmente em “Família”.

SC. Elza Mengarda - Coordenadora Provincial BPA
SC. Elenara Schatzmann - Formadora Provincial BPA




® 2009 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial