Arquivo: Fevereiro 2009

Centro Local realiza a
FESTA DA PIZZA

No dia 14 de Fevereiro o Centro Local de Araras – BSP, realizou a festa da pizza.
Foi um dia muito especial, pois tínhamos que montar 2.500 pizzas, quase todas já vendidas.



Um trabalho cansativo mas muito gratificante; começamos a montá-las, as 5h30min da manhã e terminamos as 17h.
Uma equipe muito alegre e divertida.
Lá trabalhamos, cantamos e oramos.
Estava realmente um perfeito ambiente de casa de Dom Bosco.


Tínhamos oração na presença do Santíssimo. A cada 15 minutos 2 a 3 pessoas iam orar por todos os que estavam trabalhando, pelos que tinham comprado e ajudado a vender as nossas pizzas ou ajudaram de outras formas para que obtivéssemos o sucesso.
Todo esse trabalho o Centro Local de Araras foi em benefício dos Oratórios Dom Bosco e São Luis.

SC RUTH BEDO





ATIVIDADES 2009
Conselho Provincial Manaus (BMA)

31 de Janeiro - Festa de Dom Bosco
05 de Abril - Retiros dos Salesianos Cooperadores
26 de Abril - Jornada de Espiritualidade Salesiana
07 de Maio - Reunião do Conselho Provincial
16 de Maio - Retiro da Família Salesiana
24 de Maio - Promessa dos Aspirantes do Centro Local Mamãe Margarida e Centro Local São José do Aleixo
31 de Maio - Assembléia Provincial – Eleições
14 de Junho - Promoção Festiva (Solidariedade Econômica)
12 de Setembro - Retiro da Família Salesiana
01 de Outubro - Reunião do Conselho Provincial
15 de Novembro - Promoção Festiva (Solidariedade Econômica)
12 de Dezembro - Confraternização da Família Salesiana


Salesiana Cooperadora
retorna da Jornada Salesiana

Muito entusiasmada com a graça recebida de ter sido sorteada pelo Conselho Provincial de São Paulo para participar da XXVII Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, em Roma, na casa geral, a Salesiana Cooperadora Maria Aparecida Rodrigues Pinto, do Centro Local Sagrada Família, de São José dos Campos, em SP, retornou contando maravilhas.

Segundo ela, as dificuldades de falar uma língua estrangeira são rapidamente superadas pelos sorrisos acolhedores e a vontade de todos os participantes se relacionarem nos dias da Jornada, demonstrando que o carisma de Dom Bosco não tem fronteiras. “Foi uma experiência enriquecedora e inesquecível”, diz Cida.

Maria Aparecida foi já a segunda representante dos Cooperadores da Província de São Paulo a ser agraciada com a participação na Jornada, custeada pelo Conselho Provincial, que com isso de certa forma, faz retornar aos Salesianos Cooperadores um benefício decorrente da contribuição de cada um para a Solidariedade Econômica de toda a Província.




DOM HÉLDER CÂMARA

Há cem anos nascia, aos sete de fevereiro, em Fortaleza, um ser humano realmente humano - Hélder Pessoa Câmara. Sua presença na história do Brasil foi marcante. Na Igreja foi um marco, já antes do Concílio, durante o mesmo e o que dirá depois? A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) puderam ver o exemplo e a atuação desse homem nem sempre compreendido. Sua visão de Igreja servidora dos pobres e luz para a humanidade apresenta de cheio todo o sentido da (Constituição Pastoral) “Gaudium et Spes” (Alegria e Esperança) do Concílio Vaticano II [1962-1965].

Como assessor do Arcebispo do Rio, depois como Bispo Auxiliar na mesma Arquidiocese e, mais ainda, como Arcebispo de Olinda e Recife, foi um profeta da esperança de um mundo novo possível. Para ele, a quase utopia do amor de Cristo se torna possível quando a pessoa se abre ao outro para ajudá-lo a ser gente com todas as letras. Taxado de comunista pelo regime militar (1964-1984), quiseram abafar sua voz de denúncia ao desrespeito à dignidade humana. Já que então era censurado no Brasil, no exterior pôde ser voz de quem não tinha voz aqui.

Na CNBB, foi secretário geral por 12 anos. Aí conseguiu articular projetos necessários para a implementação das orientações do Concílio, colaborando eficazmente com a Pastoral de Conjunto e a promoção da evangelização que levasse à transformação da vida das pessoas e da sociedade. Sua ação na criação também do mesmo enfoque com a iniciação do CELAM mostrou sua visão de cidadão latino-americano, iluminado pela autoridade de homem de Deus conferida pela sucessão apostólica. Sua autoridade, pois, se deu na qualidade apostólica. Seu apostolado abraçou o mundo, tal qual o Apóstolo Paulo.

No Evangelho, encontramos a narrativa da ação de Jesus, que ensinava e era admirado por sua maestria. “Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei” (Mc 1, 22). É tão bom vermos pessoas seguidoras do Mestre, ensinando com a mesma cartilha de Jesus. Assim, sua autoridade se impõe, apesar de muitos quererem abafar sua voz profética!

Em D. Hélder Câmara, temos um marco profético de quem explicita o Evangelho na prática da promoção da justiça e na opção evangélica preferencial pelos empobrecidos! Até exterior e aparentemente, esse homem de Deus marcou presença na simplicidade e no estar no meio dos simples e humildes. No meio dos grandes, ele mostrou a singeleza e a franqueza no trato afável e franco para apresentar a verdade de Jesus, que é um Deus pobre e humano conosco, enriquecendo-nos com seu amor e sua divindade. Grande é quem se faz pequeno e serviçal!

Em geral, é perseguido quem é temido pelo seu poder. Hélder tinha o poder do amor e a arma do serviço à causa dos simples e humildes. Os canhões não o intimidaram. Seu poder profético do amor de Jesus era e é muito superior! Como é bom termos homens assim, que nos convencem do grande mal, ou seja, da injustiça em relação principalmente aos pobres!

Dom José Alberto Moura
(artigo publicado no NORDESTE HOJE - N.5/FEV - 2009)


São Carlos quase duplica
o número de Salesianos Cooperadores

O Centro Local de São Carlos comemorou em grande estilo a Festa de Dom Bosco no ano do sesquicentenário da fundação da Congregação Salesiana, pois seus 26 Cooperadores acolheram com muita alegria mais 16 novos irmãos, que firmaram seu compromisso público numa celebração muito bonita, realizada no dia 31 de janeiro.

Os novos Salesianos Cooperadores são: Sandra, Sandra Regina, Maria de Lourdes, Terezinha, José Francisco, Sonia Aparecida, Marcos, Fernanda, Rosana, Reny, Juliana, Renan, Virgilio, Roberson, Ana Maria, Vera Lúcia, que com os outros Salesianos Cooperadors já compromissados, fazem agora de São Carlos, o maior Centro Local da Província de São Paulo, levando a Província a quase 400 Cooperadores.

 




® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial