Arquivo: Janeiro 2009

 
 

Centro Local de Porto Alegre
festeja Dom Bosco

A Família Salesiana se reuniu com a Comunidade Paroquial São João Bosco de Porto Alegre para celebrar a vida de nosso Fundador.
A Eucaristia foi presidida pelo P. Lino Fistarol - diretor do Colégio Dom Bosco e delegado do Centro Local CPO-DB com a presença de Salesianos Cooperadores do Centro Local e Filhas de Maria Auxiliadora que integram o Inst. Maria Auxiliadora.


Animada pelo grupo de jovens da Paróquia a comunidade e a Familia Salesiana deram graças à Deus pelo legado deixado por D.Bosco.



São João Bosco, Confessor
(+ Turim, 1888)

A data de hoje é para toda a Familia Salesiana uma grande Festa.
Quem foi Dom Bosco?
Certamente temos muitas respostas e apenas uma direção: um homem enviado por Deus para demonstrar o seu infinito amor, especialmente aos jovens pobres e necessitados.

O livro: "Cada dia tem um santo", narra assim um pouco a vida deste grande homem.

" Sacerdote italiano dotado de carismas extraordinários, desenvolveu um sistema pedagógico inovador e conseguiu reunir em torno de si um prodigioso movimento de apostolado. Tinha freqüentes sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia luzes sobre o estado de alma de seus alunos e sobre acontecimentos do seu tempo e futuros. Embora sem recursos econômicos, com força de vontade e sobretudo com uma inabalável confiança em Maria Auxiliadora, conseguiu executar projetos apostólicos grandiosos em várias nações. Fundou duas congregações religiosas, uma associação de leigos e um grande número de colégios para a educação de meninos pobres. Foi apóstolo da boa imprensa, não somente escrevendo muitos livros e artigos, mas chegando a constituir uma editora pujante e até a fundar uma fábrica de papel. Exerceu enorme influência na vida social e política da época."

(Fonte: "Cada dia tem seu Santo", de A. de França Andrade - Artpress)


Agora são 20 os Centros Locais em São Paulo

Em celebração eucarística realizada na Igreja do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cruzeiro, SP, no dia 17 de janeiro de 2009, nove aspirantes proferiram seu compromisso público tornando-se assim os mais novos Salesianos Cooperadores da Província de São Paulo.


Com essa adesão, erigiu-se também no mesmo dia o vigésimo Centro Local dessa Província, que adotou como padroeira a figura de Mamãe Margarida. Os mais novos Salesianos Cooperadores são Beatriz, Efigênia, Elzira, Judith, Marly, Neuza, Orlando, Roberto e Walmir.








VATICANO ANUNCIA
P. JOSÉ VALMOR CÉSAR TEIXEIRA
é nomeado Bispo de
Bom Jesus da Lapa - BA

(ANS – Cidade do Vaticano) – O Santo Padre Bento XVI nomeou hoje, 28 de janeiro, o P. José Valmor César Teixeira SDB para bispo de Bom Jesus da Lapa, no Estado da Baía, Brasil.

O novo bispo, ex-inspetor dos Salesianos do Brasil-Porto Alegre (BPA), nascido em Rio do Sul (SC) em 1º de março de 1953, fez a profissão religiosa salesiana no dia 31 de janeiro de 1971, em Taquari (RS), Brasil. Após completar a formação inicial, foi ordenado de sacerdote em Rio do Sul (SC) no dia 9 de dezembro de 1979.

Na sua Inspetoria desempenhou diversos cargos, entre os quais o de diretor, conselheiro, vigário inspetorial e enfim Inspetor, ou seja: Provincial Salesiano. No momento da sua nomeação a bispo, o P. César Teixeira residia na comunidade salesiana de Viamão.

O Monsenhor José Valmor César Teixeira é Licenciado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana, de Roma; Bacharel em Estudos Sociais pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, de Lorena (SP); e Licenciado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS).

O novo bispo sucede no governo da diocese de Bom Jesus da Lapa a Dom Francisco Batistela C.SS.R.

ANS - Publicado em 28/01/2009


SALESIANOS COOPERADORES:
NOVOS FRUTOS EM ITAQUERA.

Gozando do privilégio de ter como seu Delegado Local o próprio Delegado Provincial, Ir. Antonio Carlos Martins, SDB, o Centro Local dos Salesianos Cooperadores em Itaquera, São Paulo, deu novos frutos no dia de São Francisco de Sales, 24 de janeiro de 2009.

Após caminhada vocacional e formativa, sete aspirantes tornaram público seu compromisso de viver e trabalhar segundo os preceitos de Dom Bosco imaginados para os leigos através da pertença à Associação dos Salesianos Cooperadores. São eles: Antonio, Izaque, José, Maria Aparecida, Maria das Graças, Neli e Orzelina.

Na ocasião, Pe. Rosalvino, diretor da Obra Social Dom Bosco, fez questão de cumprimentar o grupo e lançar um convite aos leigos presentes na celebração de abraçarem o carisma de Dom Bosco, participando da vida do Centro Local e quem sabe, descobrindo sua vocação salesiana como Cooperador.


Comunidade celebra padroeiro da cidade

Retornando de férias, o pároco Pe. Ademar P. de Souza, da Paróquia Santa Teresinha, celebrou no final de semana de 24 e 25 de janeiro a conversão de São Paulo, quando a comunidade paroquial pôde também comemorar os 455 anos da cidade que tem a figura do apóstolo com seu padroeiro.

Nas homilias, P. Ademar lembrou também o lançamento pela Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, do 10° Plano de Pastoral, que contempla uma maior e melhor participação dos agentes de pastoral na missão evangelizadora que a Igreja nos chama a assumir para os próximos anos.




SALESIANA COOPERADORA
COORDENA COLÔNIA DE FÉRIAS

NO CURADO - ORATÓRIO MAMÃE MARGARIDA

Ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2009 a II Colônia de Férias do Oratório Mamãe Margarida – Curado IV.

O evento contou com o apoio do Oratório Dom Bosco - Curado II, sobretudo com o incentivo da Salesiana Cooperadora Lia e Coordenadora da Colônia nos Curados.

Queremos destacar três momentos que emocionaram muito todos os animadores:
- ver todas as crianças gritarem o grito de guerra da Colônia “ rei, rei rei, Jesus é o nosso rei” ;
- ouvir as crianças cantarem “ sou pequeno de mais me da a tua paz... entra na minha casa, entra na minha vida, meche com minha estrutura, sara todas as feridas me ensina a ter santidade quero amar somente a ti porque o Senhor é o meu bem maior faz um milagre em mim”.
- e último dia de Colônia no momento da nossa Santa Missa que a propósito contou com a presença dos pais das crianças e que foi presidida pelo nosso admirável Padre Ricardo, grande incentivador deste projeto de Oratórios nos Curados.

Assistir os nossos meninos irem responder a pergunta de Padre Ricardo – “ O que vocês aprenderam durante esses três dias na Colônia?
E aqui referenciamos a resposta de um dos meninos que foram até ao Padre responder, João (“aprendi muita coisa boa, mas principalmente que devo respeitar a vida e expandir a paz, porque Deus é paz e amor, gostaria de agradecer também muito a meus dois tios Wellington e Airton(animadores do Oratório) que durante estes três dias muito me ajudaram e ensinaram...) foi emocionante e de arrancar lágrimas. Por fim aqui concluímos com a certeza do dever cumprido e já com saudades destes dias maravilhosos e ansiosos para a volta dos nossos encontros que acontecem aos domingos a partir das 14;00 hs na Capela Nossa Senhora das Graças. Aqui deixamos um trecho de Fernando Pessoa – “Todas as crianças do mundo deviam ser felizes, pois são elas o nosso futuro e são elas a nossa fonte de alegria... Ver uma criança sorrir, aquece o coração”...

( Renata Polyana para o NORDESTE HOJE - Ano X - Nº 03 - 23 de janeiro de 2009)


A FAMILIA SALESIANA
SE ENRIQUECE DE TRÊS NOVOS GRUPOS

O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, e o seu Conselho aprovaram a pertença à Família Salesiana de três novos grupos: Canção Nova, ‘The Disciples’ e a Congregação das Irmãs de São Miguel Arcanjo.


Canção Nova é um movimento de leigos internacional, empenhado na evangelização, de modo especial através dos MCS – Meios de Comunicação Social –, nascido em 1978 pela ação de 12 jovens guiados por um sacerdote salesiano, P. Jonas Abib. O movimento inspira-se em o n. 45 do documento pontifício “Evangelii Nuntiandi”, em que se faz votos pelo uso dos meios de comunicação social na evangelização. Na cidade de Cachoeira Paulista (SP), Brasil, está a sede do movimento. No dia 3 de novembro de 2008, o Vaticano reconheceu a «Canção Nova» como associação de fiéis.

O segundo grupo “The Disciples”, Instituto secular Dom Bosco, é uma associação pública eclesial masculina e feminina nascida na Índia em 1973 de uma inspiração do salesiano P. Joseph D’Souza. Às irmãs se acrescentaram em 1983 aos irmãos. No dia 21 de abril de 2000 a diocese de Ambikapur reconheceu o instituto secular. Os Discípulos, inspirados pelo trecho evangélico da missão que Jesus confia aos 72 discípulos, dedicam-se à proclamação do Evangelho, ao ensino do catecismo, ao cuidado dos doentes e ao serviço dos pobres. Hoje são um pouco mais de 400 os membros do instituto, presentes em 44 dioceses da Índia e 6 da Itália.

O terceiro grupo é o da Congregação das Irmãs de São Miguel Arcanjo, chamadas também “irmãs «miguelitas»”: ela foi fundada pelo fim do século XIX, pelo Bv. P. Bronislau Markiewicz e pela Serva de Deus Madre Anna Kaworek. Em 1956 a congregação obteve do Presidente da Conferência Episcopal Polonesa o Decreto de louvor (‘Decretum laudis’), confirmado pela Congregação dos Religiosos, que o reconhece como Instituto religioso de direito pontifício. As ‘miguelitas’ conjugam atitude contemplativa e operosa caridade apostólica no serviço pedagógico, catequético, caritativo e social, na pastoral paroquial e nas missões. O fundamento da vida das irmãs está nas duas expressões de ordem: “Quem como Deus?” e “Trabalho e temperança”. A congregação, guiada hoje pela Ir. Natanaela Bednarczk, consta de perto de 300 irmãs, presentes nos seguintes países: Polônia, Belarus, Ucrânia, Alemanha, França, Camarões, Itália. A notícia da aprovação destes grupos chega junto com a abertura da 27ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana.

(www.infoans.com)


PREPARANDO O IX CONGRESSO NACIONAL

Nos dias 13 a 15 de janeiro a SER - Secretaria Executiva Região Brasil, representada pelos SSCC Luiz Marcos e Elenara (Formação e Secretaria), se reuniram com a Comissão preparatória do 9 Congresso Nacional da Associaçao a ser realizada em Recife/PE nos dias 23 a 26 de julho.

Com muito empenho se confirmou o programa e os andamentos das equipes de trabalho.

No dia 15 pode-se contar com a presença do P. João Carlos - Inspetor SDB, que afirmou o apoio de todos os salesianos da inspetoria para que este evento se torne significativo na vida da Associação e da Igreja.


2009 se inicia com novos Cooperadores
na Província de São Paulo

O Centro Local São Luiz, erigido junto ao Oratório de mesmo nome, na cidade de Araras, teve a alegria de iniciar o ano de 2009 já acolhendo seis novos membros em seu Elenco. Em celebração eucarística realizada no dia 10 de janeiro, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, tornaram público seu compromisso como Salesianos Cooperadores, os seguintes aspirantes: Antonio D. Portilho Filho, Jorge da Silva, M. de Lourdes P. da Silva, M. Elizeti F. Rocha, Márcia C. S Carbinatti e Osmany C. Carbinatti.


Diversos outros Centros Locais, vindos de cidades próximas prestigiaram essa ocasião em que o Pe. Marco Biaggi, relembrou os diversos outros Centros Locais que aumentarão seu elenco durante o mês de janeiro, dando à Associação dos Salesianos Cooperadores um crescimento formidável no ano em que se comemora o sesquicentenário da fundação da Congregação Salesiana.

Fotos: Regina




® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial