Arquivo: Dezembro 2008
 
 




MISSIONÁRIO SALESIANO COOPERADOR

Relato dos primeiros dias de Missão Salesiana no Amazonas.(Grupo: P. Ângelo Biz, Clérigo Sérgio, jovem Dayane  que ficaram em Humaitá e P. Clemente, Terezinha e Zé Guilherme, sscc que foram para o Km 180)

Santo Antônio do Matupi – 180 km de Humaitá
(pertence a Diocese de Manicoré)

" Tira os sapatos dos pés
porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão..."
(Êxodo 3, 5)

No dia 13 de dezembro, acordamos cedinho (4h da manhã) e partimos para a Rodoviária de Humaitá. O ônibus carregado de bagagens e pessoas que vieram dos mais diversos cantos do Brasil, saiu às 6h, depois de muita negociação, conseguimos um lugar – de pé!!!! - para viajar e enfrentar mais de 10h de viagem  até o “Km 180”. Entre atoleiros, pontes de madeira em mau estado de conservação, pedágio para passar em terras indígenas - isso merece um parágrafo à parte....vamos a ele:

Ao chegarmos no Km 127, em meio a uma aldeia indígena, fomos surpreendidos com uma ponte destruída por excesso de peso – imaginem aqueles caminhões carregados com 40 toneladas de madeira amazônica passando sobre uma ponte!!!! Resultado: a ponte caiu!!! E olha que vinha atrás um ônibus lotado.... A Providência agiu novamente e até o motorista do caminhão saiu ileso... A comunidade indígena logo apressou-se em organizar um pedágio (R$ 5,00 de cada pessoa+bagagem) para atravessar o Rio Marmelo de canoa.
Do outro lado do rio outro ônibus nos esperava para completarmos a viagem até Santo Antônio do Matupi, eram mais de 4h da tarde.

Fomos recebidos pelas Irmãs Luci e Olga, combonianas na “Quase-paróquia Santa Luzia” onde houve neste mesmo dia, a Missa em Honra a Santa Protetora da Visão.
Comunidade simples, gente vinda em grande parte do Paraná para construir a sua vida em terras amazonenses.

A todo instante perguntavam-nos sobre a tragédia de Santa Catarina e, tanto em Humaitá, quanto aqui em Santo Antonio do Matupi, até mesmo as crianças se uniram para  ajudar os flagelados catarinenses...É mesmo de emocionar, quando uma menina da infância missionária, ao final da missa de domingo, foi à frente dizer que o grupo de crianças tinha economizado R$ 37,00 (trinta e sete reais) em um cofrinho deixando de consumir doces e refrigerantes para prestar este ato solidário...

O grupo de missionários salesianos tomou conhecimento do material a ser estudado e partilhado nas comunidades: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Diocese de Humaitá, Novena de Natal, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2009 (Fraternidade e Segurança Pública). E desde então, vem estudando e elaborando estratégias para tornar vibrantes e participativas nossas visitas pastorais.

Ainda no domingo, houve o almoço de confraternização da comunidade pelos festejos da padroeira: churrasco, saladas, bebidas e até um bom jogo de truco, tudo isso para reunir as famílias em torno da comunidade religiosa que trabalha e se empenha na solidariedade entre todos os moradores.

 A Terezinha está hospedada na casa das Irmãs Combonianas onde o grupo tem feito às refeições, P. Clemente e Zé Guilherme na casa paroquial (em frente à casa das irmãs) com instalações excelentes.
Parece que o meio de locomoção até as comunidades vicinais (linhas) será a moto – em alguns momentos iremos de carro.

Um grande abraço de “nós daqui”.

P. Clemente - sdb
SC José Guilherme - sscc
Terezinha, catequista


Mensagem do SC Roberto Vieira

Meus caros amigos, familiares e meus irmãos SSCC.

Saudações em Cristo! 

No dia 23 de Dezembro viajo para a casa dos meus pais no interior do Rio Grande do Norte e no dia 31 de dezembro estarei chegando em Recife onde ficarei até o dia 23 de janeiro de 2009. Nesta data partirei para minha nova missão. Após ter passado este ano na Residência Episcopal com Dom Bruno - sdb e assumindo a administração da Diocese de Ji-Paraná-RO, agora irei para a divisa com o Mato Grosso. A cidade de Vilhena, com mais de 80 mil habitantes, região serrana. Vou  morar com 02 padres diocesanos, que vieram da Diocese de Caxias do Sul/RS. Assumirei uma pequena cidade chamada Chupinguaia, com 10 mil habitantes e a 100 km de Vilhena, então dividirei a semana entre a casa paroquial de Chupinguaia e a casa paroquial de Vilhena.

Me dedicarei especialmente para os jovens, como salesiano que sou e principalmente aos jovens dos 14 sítios, povoados, aldeias indígenas do município de Chupinguaia.

A Paróquia de Vilhena tem Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira e  a  de Chupinguaia é Nossa Senhora Aparecida. Eu fiz minha primeira celebração da palavra na capela de Nossa Senhora Aparecida, povoado vizinho de Luís Gomes, e parece que vou me ordenar padre no próximo ano, como me afirmou o bispo hoje diante do seu conselho. Hoje, sob o teto de Nossa Senhora Aparecida e de Maria Auxiliadora.

Estou muito feliz por sentir a presença materna de nossa Senhora conduzindo meus caminhos.

Pela interseção de Dom Bosco, me aproximo do altar do Senhor.

Peço a todos que continuem rezando por mim.

Estarão sempre em minhas preces.

Afetuosamente em Dom Bosco,
SC Roberto Carlos Vieira Nunes



VOCÊ FAZ O NATAL
DO PROJETO BEM-ME-QUER
Nos ajude a ajudar!

É o convite que a Associação dos Salesianos Cooperadores faz à você.

Deposite na Conta:
Ag 0166 c/c 11971-9
Banco Itaú – Campinas SP

Elton Praxedes
Projeto Bem-Me-Quer

( LEIA A MATÉRIA COMPLETA ABAIXO )





NATAL SE APROXIMA, É TEMPO DE AMAR!

Centro Local realiza Retiro

Participantes do Centro Local CPO-Dom Bosco de Porto Alegre, realizou o Retiro de final de ano.

Preparado com muito carinho pelo SC José Guilherme, refletiu-se com o texto evangélico de Mc 1, 1-8. Como memória da vida Associativa projetou-se imagens, momento de deserto e reflexão orante, momento de penitência e partilha do pão.

O Salesiano Cooperador José Guilherme pediu ao grupo que abençoasse os mais de cem escapulários que levará para as Missões em Humaitá/RO, onde estará nos meses de dezembro e janeiro.

Ao final do retiro, o Delegado Local P. Lino Fistarol dirigindo a palavra, abençoou as alianças do casal Luiz Marcos e Elenara que neste ano completaram 25 anos de união matrimonial, seguido da benção de natal e do envio de “nosso missionário salesiano”.






® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial