Arquivo: Novembro 2008

Sítio Santa Teresinha recebe
Cooperadores de todo o estado de SP

No sábado 29 de novembro, os Salesianos Cooperadores da Província de São Paulo, que compreende 20 Centros Locais de todo o estado de mesmo nome, se reuniram no Sítio Santa Teresinha, em Vargem Grande Paulista, para o retiro-confraternização de final de ano.

Cerca de uma centena de pessoas entre Cooperadores e Aspirantes participaram de uma manhã em que o Coordenador Provincial, o SC Carlos R. Minozzi apresentou uma retrospectiva de 2008 e as perspectivas para 2009, seguido de uma reflexão e missa conduzida e presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, SDB, Bispo de Caraguatatuba.

A presença de Dom Altieri em muito alegrou os amigos que lá se encontravam e também enriqueceu toda a manhã do encontro. Na parte da tarde, a alegria e emoção tomaram conta da confraternização, pelo sorteio, entre os representantes escolhidos por cada Centro Local para participar dos Dias de Espiritualidade Salesiana, em janeiro, em Roma, viagem custeada pelo Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores de São Paulo, e que este ano contemplou a SC Maria Aparecida Rodrigues Pinto, do Centro Local Sagrada Família, de São José dos Campos.







Leia a matéria no Boletim Salesiano, páginas 16 e 17
edição n.6 - novembro/dezembro de 2008.
Texto do P. Osmar A. Bezutte - Delegado Provincial para os Salesianos Cooperadores BCG.


Aspirantes na Cidade de Bagé

No último dia 22 de novembro, por delegação da Coordenadora Provincial, a formadora BPA – SC Elenara Schatzmann se encontrou com os 4 aspirantes e o delegado local sdb junto a obra salesiana de Bagé – Paróquia e Obra Social São Pedro.

Os aspirantes puderam expor a caminhada realizada nos últimos 3 anos, os materiais utilizados, a metodologia e o grande desejo de aprofundar ainda mais o processo formativo, uma vez que estão terminando o estudo da terceira fase do plano de formação baseado no RVA.

Receberam das mãos da formadora provincial o PVA e as orientações para procederem o estudo. Revelaram o desejo de logo fazerem a promessa, porém deverão realizá-la ficando agregados a um dos Centros Locais de Porto Alegre pois precisa-se respeitar o número mínimo para a ereção canômica.

Sua animação e alegria são verdadeiros sinais salesianos.



SEC-BPA visita o Paraná

A SEC-Provincial BPA visitou os Centros Locais de Ponta Grossa e Guarapuava no Estado do Paraná.

Encontrou muita animação e grande atenção com o processo formativo.

O Centro Local de Ponta Grossa está se reestruturando com novos aspirantes, orientados pelo delegado local P. Hermínio Tambosi.


A Coordenadora Provincial BPA – SC Elza D. Mengarda encorajou o grupo e encaminhou algumas orientações para que os aspirantes de Ponta Grossa possam realizar seu compromisso no início de 2009.

O Centro Local de Guarapuava tem realizado um trabalho intensivo na área de formação . Das reuniões mensais passaram no mês de outubro a realizar três, sendo duas delas com duas horas de duração somente para a formação. Dois salesianos cooperadores estão cursando teologia o que vem a enriquecer este processo. Também se destaca o envolvimento da Ir. Gema Olivo que, em conjunto com o conselho local, prepara um grupo de 5 aspirantes na obra das fma.




Muito animados e empenhados, certamente serão grande força no trabalho com os jovens.




A simplicidade é o último grau de sofisticação."

(Leonardo da Vinci)



Reunião de Cooperadores acaba em pizza.

O Centro Local Santa Teresinha dos Salesianos Cooperadores, realizou em 26 de novembro, sua última reunião do ano de 2008. Ela constou de uma Celebração Eucarística presidida pelo Delegado Salesiano para os Cooperadores, Pe. Justo E. Piccinini, que durante sua homilia, agradeceu o empenho do Centro Local nos eventos realizados no Colégio Salesiano Santa Teresinha, bem como o trabalho desenvolvido nas manhãs de domingo, junto ao Oratório.


Os Cooperadores, por sua vez, agradeceram a Pe. Piccinini pelo apoio e direção espiritual durante todo o ano de 2008 e o presentearam como um gesto concreto desse sentimento de gratidão. Em seguida à celebração, os Salesianos Cooperadores confraternizaram-se em uma pizzaria do bairro.




Mãe de Inspetor
entra na Família Salesiana como
Salesiana Cooperadora

Em celebração eucarística do dia 23 de novembro em Americana, presidida pelo Inspetor Salesiano Pe. Marco Biaggi, e concelebrada por seu irmão Pe. Aramis F. Biaggi, Pe. Alcides P. da Silva e Pe. Anderson P. da Silva, erigiu-se mais uma novo Centro Local da Associação dos Salesianos Cooperadores da Província de São Paulo, com sete membros, entre eles a mãe de Pe. Marco e Pe. Aramis, a agora Salesiana Cooperadora Thereza Muzzi Biaggi, conhecida por todos na Província como Dona Therezinha.

Os outros Cooperadores que nesse dia tornaram público seu Compromisso são: Antonio Ferro Jr. E Maria Lúcia de Rezende Ferro, Emília Basso, Maria Denadai, Maria José de Oliveira Jensen, conhecida como Bijou e Sandra Baroni. Na ocasião, o Coordenador Provincial SC Carlos Roberto Minozzi lembrou que, embora esse Centro Local tenha demorado muito tempo para ser erigido, o foi num momento de grande significância, pois celebrou-se no dia 23 de novembro, o Dia Nacional do Laicato, e agradeceu o empenho que tornou possível a existência de mais um Centro Local ao responsável pela formação provincial, o SC Antonio Rodrigues da Silva, de Piracicaba e a SC Dora, de Araras.

A igreja de Dom Bosco ficou pequena diante de tantos fiéis presentes e das caravanas de outros Centros Locais que fizeram questão de prestigiar o ato dos novos irmãos na Associação.




Igreja cheia recebe novos Cooperadores
em Pindamonhangaba

O Centro Local Coração Eucarístico, de Pindamonhangaba, na igreja do Instituto de mesmo nome, no sábado dia 15 de novembro, acolheu em seu Elenco quatro novos Salesianos Cooperadores, Aída, Alcides, Ana Maria e Norma, que fizeram seu compromisso diante de uma igreja repleta de fiéis da comunidade, convidados e Cooperadores visitantes, vindos de outros Centros Locais da Província de São Paulo.

Durante a Ação de Graças, todos os outros Salesianos Cooperadores do Centro Local foram convidados a renovarem seu compromisso.




SALESIANOS COOPERADORES EM JUAZEIRO

Em plena Romaria de Finados (600.000 romeiros), aconteceu o encontro-visita do Delegado Inspetorial com os SSCC deste Centro, estando presentes 8 membros, dos 15 que compõem o mesmo. Os principais assuntos tratados em clima de família e cordialidade foram:
a) A situação do Centro quanto às reuniões periódicas, engajamento pastoral, fidelidade aos compromissos.
b) O cultivo (convocação e formação) de novos vocacionados, questão de vida ou morte para este e para todos os centros.
c) Apresentação da nova edição do PVA, em formato elegante e de fácil manejo. O mesmo deve servir como texto base das reuniões e reflexões com anotações, em vistas a uma aprovação definitiva.
d) O que temos pela frente para 2009: censo, eleições dos conselhos e, o mais destacado, a realização do IX Congresso Nacional, de 23 a 26 de julho próximo, em Recife. Sobre este ponto foi passada ampla informação, assim como algumas tarefas propostas para que os Centros comecem a se envolver e participar.

P. Carlos Barata


VOCÊ FAZ O NATAL!

DO PROJETO BEM-ME-QUER

Aos amigos Salesianos Cooperadores, paz e bem!

Na intenção de continuar com proposta de São João Bosco de garantir que os jovens sejam de fato "Bons Cristãos e Honestos Cidadãos" e principalmente os jovens menos assistidos firmamos cada vez mais nosso compromisso na ajuda desses jovens.

O Projeto Bem-Me-Quer mantém justamente essa linha de trabalho e com muito esforço dos colaboradores e voluntários a obra permanece firme e busca cada vez mais conquistar seus objetivos.

Em uma frase muito conhecida de D. Bosco "Basta que sejam jovens para que eu vos ame", nos retrata a importância de nos tornarmos jovens de coração e jovens de espírito para vivermos a juventude que está dentro de cada um.

Nesse Natal queremos fazer com que cada rostinho fique mais feliz e para isso pedimos a sua importante ajuda. Gostaríamos de presentear cada jovem com uma cesta de Natal, isto é, através de um gesto simples, que certamente virá do seu coração.

Com o valor de cinqüenta reais, você ajudará a garantir que essa “festa” se complete e diretamente ou indiretamente estará fazendo parte da mesma.

Nos ajude a ajudar!

Deposite essa quantia na Conta abaixo:
Ag 0166 c/c 11971-9
Banco Itaú – Campinas SP

Elton Praxedes
Projeto Bem-Me-Quer
Campinas SP



® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial