ARQUIVO: OUTUBRO 2008


Nossas Irmãs Salesianas Brasileiras
no Conselho Geral FMA

Caríssima, caríssimo
membro da Família Salesiana
e ex-alunas/os,

O Capítulo Geral das FMA está pelo meio e já temos o novo conselho geral: a Madre Geral, Yvonne Reingoat foi eleita no dia 24/10, e as outras eleitas nestes últimos dias. As duas brasileiras Ir. Maria Américo, confirmada para mais 6 anos no âmbito da Formação, e a Ir. Alaíde Deretti passou para o âmbito das Missões. A conselheira para a Família Salesiana é nova, mexicana e se chama Ir. Maria Luisa Miranda.

Envio também a carta que a Ir Yvonne escreveu para as FMA e se dirigiu também à Família Salesiana.

Rezemos para este novo conselho geral que estará à frente do nosso Instituto por 6 anos!

Para vocês todos o meu abraço amigo e fraterno:
Ir. Antonia Pozzo Dutra - FMA.

1a. CIRCULAR DA MADRE GERAL

Queridas Irmãs,
Ao término das eleições do Conselho Geral, o coração sente necessidade de chegar até vocês, para agradecer a presença, a oração, o carinho que vocês manifestaram de tantas formas: telegramas, fax, e-mail, powerpoint, cartas.

Como vocês podem ver, não tenho condições de responder pessoalmente como gostaria, porque o Capítulo Geral continua. Posso, entretanto, partilhar com vocês o sentido de abandono e de disponibilidade que percebi como dom do Espírito, diante da pergunta se eu aceitava ser Madre geral das FMA. Respondi, sem hesitação: Sim.

Quando a tarefa que nos espera é grande demais, não se pode voltar atrás, porque Deus se compromete diretamente a sustentar-nos na nossa insuficiência. Somente a fé na força do Espírito permite aceitar. Senti-me confortada também pela garantia que nos deu Dom Bosco: Maria Auxiliadora é a verdadeira Superiora e eu serei tão somente a vigária. Por isso, o Instituto está em boas mãos, porque está nas mãos de Maria.

Eis-me aqui, por vocês, queridas irmãs. Caminharemos juntas com confiança e amor, atentas aos sinais que Deus coloca em nosso caminho, para reconhecê-los; disponíveis a sermos nós mesmas sinal que testemunha que o amor do Pai pode transformar a nossa vida e abri-la à esperança; audazes a ponto de provocar novos sinais de amor preveniente para que as novas gerações tenham vida em abundância.

Começo o serviço ao Instituto com o sinal da gratidão àquela que me precedeu como oitava sucessora de Madre Mazzarello, Madre Antonia Colombo, que nestes doze anos nos indicou os caminhos para viver a fidelidade ao Evangelho e ao carisma, na Igreja e na realidade, em diálogo com o nosso tempo; propôs a comunhão como estrada para realizar o sonho de Deus em relação à família humana; abriu caminhos corajosos para revitalizar em nós a paixão do da mihi animas cetera tolle. O seu rico magistério salesiano continua a nos acompanhar.

Um obrigada a todas vocês, queridas Irmãs, que me acolheram na fé e no amor. Vocês me hospedaram bem depressa nos seus corações. Gostaria de agradecer, em particular, as Irmãs idosas e/ou doentes que, como sentinelas, vigiaram, rezaram e ofereceram.

Sou agradecida às irmãs mais novas da nossa Família religiosa: as jovens em formação, que se fizeram presentes de muitos modos.

Obrigada às comunidades educativas, a começar das jovens e dos jovens que são o motivo central da nossa missão educativa. Uma missão que sempre mais desejamos realizar juntas, na comunhão, também como testemunho de um modo de vida alternativo.

A expressão da gratidão vai também ao Reitor-Mor que, nestes dias, nos acompanhou de modo particular, e que sentimos como Pai e Centro de unidade de toda a Família Salesiana. Nele, desejo agradecer ao Vigário geral – com o qual partilhei muito neste sexênio – e aos outros Conselheiros SDB.

Agradeço às Ex-alunas e aos Ex-alunos, aos Salesianos Cooperadores, aos diversos grupos da Família Salesiana.

Conto com a oração de todos, com a força da comunhão, com o desejo de testemunhar juntos o amor de Deus em um mundo que tanto precisa.

Roma, 29 de outubro de 2008
Madre Yvonne Reungoat


“ Maria vi aiuti a portare Cristo alle famiglie,
piccole chiese domestiche e cellule della società,
oggi più Che mai bisognose di fidúcia
e di sostegno sai sul piano spirituale
che su quello sociale.
vi aiuti a trovare le opportune strategie
pastorali per far si Che Cristo
sai incontrato dai giovani,
portatori per loro natura di nuovo slancio,
ma spesso vittime Del nichilismo diffuso,
assetati di verità e di ideali
proprio quando sembrano negarli.
vi renda capaci di evangelizzare
il mondo Del lavoro, dell’economia,
della política,
che necessita di uma nuova generazione
di laici cristiani impegnati,
capaci di cercare com competenza
e rigore morale soluzioni
di sviluppo sostenibile.”

(Benedetto XVI, Cagliari 07.09.08)


NOVA SUPERIORA GERAL DAS FMA

É a Irmã Yvonne Reungoat, Ex-Vigária geral, a nova Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora.

Eleita esta manhã, durante o Capítulo Geral XXII, que o Instituto está celebrando, a Ir. Yvonne Reungoat foi chamada a “ser a Mãe” – como indica o art. 116 das Constituições FMA –, o vínculo de comunhão e o centro de unidade, garante da fidelidade ao patrimônio espiritual salesiano, atenta às urgências da Igreja e animadora segundo o espírito de Mornese.

Já quarta-feira, 22 de outubro, as irmãs capitulares haviam iniciado, de modo mais específico, o iter para a eleição da nova Madre e do seu Conselho. Guiou o processo de discernimento o P. José Maria Arnaiz, religioso marianista, que recentemente conduziu também a caminhada da assembléia capitular dos Salesianos.

Esta manhã, dia dedicado na tradição salesiana a N. Sra. Auxiliadora, o P. Pascual Chávez presidiu a Celebração Eucarística de invocação ao Espírito Santo. Acompanhavam-no o P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e animador, para a Congregação, da Família Salesiana; e o P. Fabio Attard, Conselheiro para a Pastoral Juvenil.

Na homilia, o P. Chávez convidou as irmãs a assumirem, com a assistência do Espírito Santo, três atitudes: o da iluminação, “para saber descobrir quem é a eleita do Senhor para conduzir o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”; o da liberdade de espírito, para saber agir buscando a vontade de Deus; e o da abertura de coração, “para saber acolher com fé e amor aquela que for colocada à frente do Instituto”. Comentou a seguir o artigo 116 das Constituições FMA, listando os vários aspectos que caracterizam o serviço da autoridade na perspectiva da vida religiosa.

Está prevista para esta noite, na Casa Generalícia das FMA - Filhas de Maria Auxiliadora - uma celebração de homenagem à nova Madre Geral. A partir de amanhã, 25, até o dia 28 de outubro, as Irmãs capitulares continuarão o processo de discernimento e de eleição da Vigária Geral, das seis Conselheiras dos Âmbitos e das sete Conselheiras Visitadoras.

A Madre Yvonne Reungoat, que estará à frente do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no sexênio 2008-2014, sucede à Madre Antonia Colombo, à qual o Reitor-Mor dirigiu densas palavras de agradecimento em sua homilia, “por sua atenta e cuidadosa guia e por sua iluminada ‘liderança’, quer ao longo do sexênio findo, quer durante o Capítulo Geral ainda em curso”.


D. PASCUAL
NOS BRINDA COM SUA SIMPATIA


SC Luiz Marcos acolhe D. Pascual


D. Pascual se alegra e convida para uma foto


P. Orestes C. Fistarol (Inspetor S.Pio X)
SC Luiz Marcos Schatzmann (Ex-Conselheiro Mundial ASC)
P. Pascual Chavez Villanueva (REITOR MOR)
P. Natali Vitali (Conselheiro Visitador para o Cone Sul)
(da esqueda para a direita)


DELEGADO SDB DE ARARAS/SP
ACOMPANHA NOVIÇOS EM PORTO ALEGRE


O P. Tarcísio dos Santos, delegado do Centro Local dos SSCC de Araras, veio com os noviços salesianos, participar da celebração do Jubileu de ouro da Inspetoria Salesiana São Pio X de Porto Alegre celebrado nos dias 18 e 19 de outubro.

“ Tive a satisfação de encontrar o SC Luiz Marcos e sua esposa SC Elenara – Formador e Secretaria Região Brasil da Associação.

Conversamos particularmente sobre a Associação dos Salesianos Cooperadores. Comunicamos com alegria que em Araras/SP, seis aspirantes a SSCC terminaram o ciclo da formação inicial e vão realizar o Compromisso no dia 17 de janeiro de 2009, às 19 horas, no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Todos estão convidados a participar, marcando presença fraterna ou com uma prece por esses novos Salesianos Cooperadores que estão chegando para enriquecer a Família Salesiana.

Que Dom Bosco e Maria Auxiliadora continuem nos abençoando. Levemos com otimismo a missão de ser continuadores de Dom Bosco nos dias de hoje.”


EDUQUEMOS COM O CORAÇÃO DE DOM BOSCO

Caros irmãos e irmãs, todos membros da Família Salesiana, jovens, amigos participantes desta celebração do (50º) qüinquagésimo aniversário da Inspetoria de Porto Alegre:
Estou feliz em poder partilhar com vocês algumas reflexões sobre a educação salesiana, consciente de que, como escrevia João Paulo II em trinta e um (31) de janeiro de mil e novecentos e oitenta e oito (1988), “a situação dos jovens no mundo de hoje está muito mudada e apresenta condições e aspectos multiformes, como bem sabem os educadores e pastores. No entanto, também hoje permanecem aquelas mesmas perguntas que o sacerdote João Bosco meditava desde o início do seu ministério, desejoso de compreender e determinado a agir. Quem são os jovens? Que querem eles? A que tendem? De que têm necessidade?”
(Juvenum Patris, 6).

Este foi o início da palestra que o Reitor-Mor fez, no dia 18 de outubro para os representantes das Comunidades Salesianas do Sul do Brasil, presentes no Colégio Dom Bosco em Porto Alegre para as festividades alusivas ao cinquentenário da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre. Estavam presentes cerca de 600 educadores, educandos, salesianos, jovens e membros da Família Salesiana  que formam no sul do Brasil a Rede Salesiana de Paróquias, Rede Salesiana de Ação Social, Rede Salesiana de Escolas e Articulação da Juventude Salesiana (AJS). 

O Reitor-Mor fez uma palestra na parte da manhã e outra na parte da tarde. Suas palestras tinham como pano de fundo a Estréia deste ano, com o tema "Eduquemos com o coração de Dom Bosco". Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos de Redes para um trabalho em grupo, aprofundando o  tema proposto pelo Reitor-Mor.

A Articulação da Juventude Salesiana diplomou os Assessores que participaram dos encontros de formação promovidos no ano passado e neste ano com um certificado de participação no curso.

As 17h, na Igreja paroquial Dom Bosco houve a solene celebração da eucaristia, presidida pelo Reitor-Mor. Após a comunhão, foi lido o documento da Bênção Apostólica do Santo Padre o Papa, pelos 50 anos da Inspetoria, que o Reitor-Mor trouxe de Roma.

O P. Orestes Carlinhos Fistarol, Inspetor Salesiano prestou uma homenagem aos ex-inspetores, destacando o trabalho que cada um deles realizou na nossa Inspetoria. O Reitor-Mor entregou a Medalha do Mérito para cada um deles.

As 20h, nos pátios do Colégio Dom Bosco houve um concerto com a Orquestra Filarmônica,Coral e corpo de Balé da PUC, encerrando assim o segundo dia de festividades do cinquentenário.



Pascual: o Pai no meio dos filhos!

Assim se referiu no seu discurso de saudação ao Reitor-Mor, o Ex-aluno salesiano e Ex-Ministro José Neri da Silveira na abertura da programação da noite de 17 de outubro, início dos festejos do Jubileu de Ouro da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre.

Estavam presentes ao evento, no Salão de Atos do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, Educadores, Educandos, Salesianos, Salesianas, Irmãs de Cristo Ressuscitado, Salesianos Cooperadores.

O P. Orestes Carlinhos Fistarol, Inspetor Salesiano de Porto Alegre saudou o Reitor-Mor e demais convidados ilustres: P. Alfredo Bortolini, P. Mário Quílici, D. José Jovêncio Balestieri, P. Marcos Sandrini e P. José Valmor Cesár Teixeira como ex-inspetores. Saudou também D. Dadeus Grings, Arcebispo Metropolitanos de Porto Alegre, D. Frederico Heimler, bispo de Cruz Alta, D. Fernando Legal, P. Natale Vitali, Conselheiro Regional para o Atlântico Sul, P. Juan Algorta, Inspetor do Uruguai, P. João Carlos Ribeiro, Inspetor do Recife. Disse que era uma alegria muito grande poder celebrar o jubileu da Inspetoria com presenças tão importantes e ilustres. O Reitor-Mor recebeu um presente dos jovens alunos do Centro Profissional Gráfico Salesiano.

O Reitor-Mor falou sobre "Promover os Direitos Humanos, particularmente das crianças e dos jovens". Contou fatos que presenciou nas suas andanças pelo mundo dentro deste tema.


A seguir houve a apresentação da Camerata de Ivoti, mantida pela Associação Pró-Cultura e Arte de Ivoti, em parceria com o Instituto Evangélico de Ivoti. É uma orquestra composta por adolescentes e jovens e que tocaram músicas clássicas e poulares, agradando o público presente.
No final da apresentação, o Reitor-Mor foi agraciado com as camisas dos dois times de Porto Alegre: Internacional e Grêmio.

Na Casa Inspetorial o Reitor-Mor inaugurou uma placa comemorativa de sua viagem à Inspetoria nos seus 50 anos de fundaçã
o.




Reitor-Mor Salesiano
visita obra social em São Paulo

Vindo de Roma, de passagem para Porto Alegre, onde participaria das festividades de 50 anos daquela inspetoria, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez Villanueva, esteve em São Paulo no dia 17 de outubro, quando celebrou uma missa para a Família Salesiana, na paróquia Santa Luzia, junto à Obra Social de mesmo nome, no Jardim Nordeste, onde ocupa o cargo de ecônomo, o pároco emérito de Santa Teresinha, Pe. Mauro M. Chiarot.

Após a missa, foram prestadas homenagens ao Reitor pelas crianças da Obra Social, quando ele também deixou uma mensagem aos presentes. Fez ainda a bênção de uma imagem de Dom Bosco e participou de um café da manhã com os presentes. Diversas casas salesianas enviaram representantes da Família Salesiana, sendo que da comunidade de Santa Teresinha, compareceram o pároco Pe. Ademar P. de Souza, o seminarista Flávio, irmã Ilka de M. Périliier, FMA e os Salesianos Cooperadores Eliana e Carlos R. Minozzi.

Após o café, o Reitor retirou-se para um breve descanso antes de seguir ao aeroporto rumo a Porto Alegre, de onde deverá retornar no dia 19, passando pela Obra Social Dom Bosco em Itaquera, para então retornar a Roma e seguir com os trabalhos no Sínodo da Palavra, onde está participando junto aos bispos, como convidado por ocupar o cargo de Presidente da Conferência dos Superiores de Congregações Religiosas.






P. PASCUAL CHAVEZ ESTÁ CHEGANDO...





Notícia divulgada
no Boletim Salesiano





Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Foi em 1717 que, nas águas benditas do rio Paraíba, três pescadores encontraram a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que viria a ser constituída Rainha e Padroeira do Brasil. Sua festa, atualmente celebrada no dia 12 de outubro, é desde 1988 feriado nacional. Não há brasileiro digno desse nome que não se comova profundamente ao ouvir as estrofes despretensiosas mas cheias de unção do velho hino mariano:


"Viva a Mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida
Viva a Virgem Imaculada
A Senhora Aparecida".


Efetivando a transição,
dias 10 e 11 de outubro
o novo Conselheiro Mundial Região Brasil
visita Porto Alegre

Nos fala o novo Conselheiro Mundial Região Brasil:

" Em Porto Alegre estive reunido com o irmão em Cristo, SC Luiz Marcos Schatzmann, para receber de suas mãos documentos importantes e históricos de nossa Associação dos Salesianos Cooperadores, na qual representou em Roma como Conselheiro Mundial da Região Brasil com fidelidade e compromisso.

Hoje consigo sentir a responsabilidade e o compromisso de dar continuidade neste belo trabalho realizado pelo meu antecessor junto ao Reitor Mor.

Fiquei um final de semana reunido inteirando-me das responsabilidades desta minha nova função na Associação. Estou recebendo todos os instrumentos do Irmão para poder dar continuidade ao bom trabalho.

Reuni-me também com o Centro Local CPO-Dom Bosco, onde participei de reunião ordinária do referido centro, que maravilha!


Visitei também o Colégio Dom Bosco e a Faculdade onde fui recepcionado com muita cordialidade e carinho pelos seus respectivos Diretores, os quais desejaram sucesso para essa nova caminhada da nossa Associação.

Agora estarei conversando com os membros da Secretária Executiva Regional para comunicar a data da nossa primeira reunião e definir as metas para o sexênio dando continuidade ao bom trabalho de meu antecessor.

Afetuosamente,
SC Lincoln Cezar Melo Godoeng Costa"


Salesianos Cooperadores e ADMA
celebram novos compromissos

No sábado 04 de outubro, em celebração eucarística na Paróquia São João Bosco, do alto da Lapa, dois ramos da Família Salesiana puderam celebrar o ingresso de novos membros: na Associação dos Salesianos Cooperadores, pertencendo ao Centro Local São João Bosco, fizeram seu compromisso Dirce C. J. da Silva, Elvira G. Freitas e Marinês C. Luciani; pela Associação de Maria Auxiliadora, fizeram a promessa Eulália Pereira e Alaídes de C. Coelho.


Na presença do inspetor salesiano Pe. Marco Biaggi, cada qual fez seu compromisso de acordo com as regras da Associação a que passaram a pertencer, deixando para a comunidade uma demonstração da comunhão dentro da Família Salesiana.






FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Festa instituída pelo Papa São Pio V, como ação de graças pela prodigiosa vitória de Lepanto, obtida em 1571 pela armada católica, comandada por D. João d`Áustria, contra os turcos maometanos.

O Papa ordenara que, em toda a Cristandade, se rezasse o Rosário pedindo essa vitória que, segundos os cálculos humanos, parecia impossível.

A importância do Rosário em nossos dia foi, ainda recentemente, destacada pelo atual Pontífice: "Esta oração simples e profunda, cara aos indivíduos e às famílias, outrora muito difundida entre o povo cristão.

Que alegria seria se também hoje fosse redescoberta e valorizada, especialmente no interior das famílias!

Ela ajuda a contemplar a vida de Cristo e os mistérios da salvação; graças à incessante invocação da Virgem, afasta os germes da desagregação familiar; é o vínculo seguro de comunhão e paz.

Exorto a todos, e de modo especial às famílias cristãs, a encontrar no santo Rosário o conforto e o sustento quotidiano para caminhar nas vias da fidelidade"

(João Paulo II, alocução de 25/10/98).

(Fonte: "Cada dia tem seu Santo", de A. de França Andrade - Artpress)



® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 
     
CONSULTA REGIÃO BRASIL
Secretaria Executiva Regional
secretaria@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
Coordenadores Provinciais
coordenacao_bre@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bcg@salesianoscooperadores.org
coordenacao_bma@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial