Arquivo: Março/2008

Conselheiro SDB que substitue P. Helvécio Baruffi

    (ANS – Roma) – Sucede ao saudoso P. Helvécio Baruffi, que nos deixou no dia 21 de fevereiro, na animação da Região América Cone Sul, o P. Natale Vitali, Inspetor dos salesianos do Chile. Italiano de origem, o P. Vitali nasceu no dia 14 de maio de 1955 em Montappone, Província de Ascoli Piceno. Depois da formação inicial na Itália partiu para o Chile onde, completados os estudos de teologia, foi ordenado diácono em 23 de agosto de 1981 e sacerdote em 31 de julho de 1982.

    Com a experiência de diretor de comunidade, pároco e ecônomo, o P. Vitali se torna antes conselheiro e depois Inspetor do Chile para dois mandatos: o primeiro de 1995 a 2000 e o segundo de 2006 a hoje.


CG26: P. Bregolin é confirmado Vigário do Reitor-Mor


                                                                                                
(ANS – Roma) – Esta tarde o P. Adriano Bregolin foi confirmado Vigário do Reitor-Mor pelo Capítulo Geral 26. O P. Chávez, antes de fazer a pergunta de rito, externou a sua satisfação pela confirmação que a assembléia capitular quis dar ao P. Bregolin, feito Vigário no dia 27 de dezembro de 2003, após a nomeação de P. Luc Van Looy para bispo da diocese de Gante, na Bélgica.

    Com muita simplicidade o P. Adriano disse o seu “aceito”, interpretando a sua eleição como um gesto de confiança naquilo que o Reitor-Mor e o seu Conselho fizeram no sexênio.

    O P. Bregolin, nascido em Cona, província de Veneza, no dia 16 de outubro de 1948, tornou-se salesiano em 16 de agosto de 1966, depois de fazer o noviciado em Albaré. Completados os estudos teológicos em Verona e em Trento, foi ordenado diácono no dia 28 de maio de 1977 e sacerdote em 27 de maio de 1978.

    Dedicou os primeiros anos do seu ministério ao trabalho pastoral e vocacional nas comunidades de Trento e de Verona-San Zeno, assumindo poucos anos mais tarde o encargo de diretor das duas casas salesianas. Laureado em Letras Modernas em março 1980, pela Universidade de Pádua, o P. Bregolin desempenhou também o cargo de Conselheiro da Inspetoria da Itália-Vêneta Oeste (IVO), sendo sucessivamente Vigário inspetorial no triênio 1988-1991.

    Em maio de 1996 foi feito Inspetor da IVO até ao ano de 2002, quando, durante o CG25, foi eleito Conselheiro Regional para a Itália-Oriente Médio. No dia 27 de dezembro de 2003, após à nomeação do P. Luc Van Looy para bispo de Gante (Bélgica), foi chamado pelo Reitor-Mor a assumir a incumbência de Vigário do Reitor-Mor.

    Ao P. Bregolin compete a tarefa, tal como se indica no artigo 134 das Constituições salesianas, de colaborar com o Reitor-Mor no governo e na animação da Sociedade e de substituí-lo quando for necessário. Além do cuidado pela vida e a disciplina religiosa, desde o CG25 e como foi confirmado nestes dias, ao Vigário atribui-se a tarefa de animar “a Congregação no setor da Família Salesiana promovendo a comunhão dos vários grupos, respeitando a sua especificidade e autonomia. Além disso orienta e assiste as inspetorias, para que em seus territórios se desenvolvam, segundo os respectivos estatutos, a associação dos Salesianos Cooperadores e o movimento dos Ex-Alunos”.


CG26: Confirmado o P. Pascual Chávez Reitor-Mor dos Salesianos

     (ANS - Roma) – Nesta manhã os membros do Capítulo Geral 26 confirmaram no primeiro escrutínio o P. Pascual Chávez Villanueva como Reitor-Mor dos Salesianos para o sexênio 2008-2014.

    Nascido em Real de Catorce, no estado de San Luis Potosi, México, no dia 20 de dezembro do 1947, Pascual Chávez Villanueva foi aluno do «Colegio Mexico”, na cidade de Saltillo, aonde se havia transferido a sua família; ali também, depois de conhecer os salesianos, amadureceu a intenção de fazer-se filho de Dom Bosco.

    Após freqüentar o noviciado de Coacalco, emitiu a primeira profissão religiosa salesiana, no dia 16 de agosto de 1964, e em 1970, em Guadalajara, a profissão perpétua. Sempre na capital do estado de Jalisco, recebeu no dia 10 de março de 1973 o ministério diaconal e, no dia 8 de dezembro do 1973, a ordenação sacerdotal.

   Em 1975, depois de dedicar os primeiros anos de ministério presbiteral na comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita, freqüentou o Instituto Bíblico, de Roma, licenciando-se em 1977 em Sagrada Escritura. Docente e diretor do Instituto Teológico de São Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988, foi chamado a ser Inspetor dos salesianos do México-Guadalajara, de 1989 a 1994. No final desse mandato iniciou o doutorado em Teologia Bíblica, concluído em Salamanca, Espanha, em 1997.

    Durante o CG24, no ano de 1996, embora não fosse membro desse Capítulo, foi convidado pelo Reitor-Mor, P. Juan Edmundo Vecchi, a assumir a tarefa de Conselheiro para a Região salesiana ‘Interamérica’.

    No dia 3 de abril de 2002, durante o CG25, o P. Pascual Chávez Villanueva foi eleito no primeiro escrutínio Reitor-Mor dos Salesianos, tornando-se o IX Sucessor de Dom Bosco, sucedendo ao P. Juan E. Vecchi, falecido no mês de janeiro desse mesmo ano.

    No seu primeiro sexênio o P. Chávez sentiu forte a necessidade de levar o carisma salesiano a níveis espirituais cada vez mais autênticos e o empenho salesiano às fronteiras mais necessidades da atual sociedade e cultura. Muito apreciadas as suas Cartas Circulares nas quais, alternando com aquelas de apresentação das Regiões em que é subdividida a Congregação, ofereceu itinerários de reflexão e de aprofundamento sobre os temas da santidade, da Palavra de Deus e da Vida Religiosa.

    As diversas láureas “honoris causa” recebidas no decurso destes anos, foram sempre acompanhadas pela “lectio magistralis” de mui notáveis qualidades. Apreciadíssimas a suas intervenções e Estréias dadas todos os anos aos diversos grupos da Família Salesiana, particularmente a deste ano em que faz eco ao apelo do Papa Bento XVI sobre a urgência da educação.

    O P. Chávez mostrou-se mui solícito durante o seu primeiro mandato em visitar todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação, fazendo-se portador do sorriso e da esperança de Dom Bosco. Muitos os municípios que se sentiram honrados em oferecer-lhe a Cidadania honorária. Entre esses, o município de Capriglio, terra natal da Venerável Mamãe Margarida, Mãe de São João Bosco.

    A sua profunda convicção acerca da atualidade e autenticidade da Vida Consagrada levou-o – depois da nomeação “ad quinquennium” por parte de João Paulo II, a membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica – a trabalhar com solicitude pela Vida Religiosa. Depois de ter sido membro do conselho executivo e da comissão teológica, foi eleito em novembro de 2006 Presidente da União dos Superiores Gerais. Na qualidade de Reitor-Mor dos Salesianos participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), celebrada em maio de 2007, em Aparecida (SP), Brasil.



         RUMO ÀS ELEIÇÕES DO REITOR-MOR E DE SEU CONSELHO


   (ANS – Roma) – Com a Missa “In Coena Domini”, presidida pelo P. Pascual Chávez, param os trabalhos do CG26 a fim de permitir aos salesianos que dele participam a Celebração da Páscoa.

    Os trabalhos serão retomados na segunda-feira da Páscoa, 24 de março, quando terá início o discernimento e as eleições que levarão ao renovamento do Conselho Geral dos Salesianos.

    Segundo o artigo 127 dos Regulamentos da Congregação salesiana, “a eleição do Reitor-Mor e dos membros de seu Conselho é um ato que compromete em cheio a responsabilidade de cada capitular diante da Congregação. Deve, pois, ser preparada com a oração e realizada com espírito de fé”. Para atuar esta profunda convicção foi convidado o P. José Maria Arnáiz, marianista, ex-Superior geral da ordem e Secretário geral da União dos Superiores Gerais, atualmente Superior Provincial em Santiago do Chile.

    O processo de discernimento, feito por etapas, ajudará os membros do CG26 a alcançar uma progressiva maturação e convergência na escolha dos nomes do Reitor-Mor, do seu Vigário e dos Conselheiros gerais.

    Na manhã de terça-feira, 25 de março, está programada a eleição do Reitor-Mor. Quarta-feira, 26 de março, a do Vigário e, nos dias sucessivos, aquelas dos Conselheiros de setor (Economia, Formação, Pastoral Juvenil, Comunicação Social e Missões) e dos Conselheiros regionais.

    O processo de discernimento e eleição ocupará toda a semana e levará até sexta-feira, 28 de março, à definição do novo Conselho Geral dos Salesianos, conselho que terá o encargo de governar e animar a Congregação durante o sexênio 2008-2014.





MENSAGENS RECEBIDAS NESTA PÁSCOA 2008


    JESUS- O maior Homem na história.
  JESUS CRISTO, não teve nenhum empregado, no entanto chamaram-no Soberano. Não teve nenhum diploma, no entanto chamaram-no professor. Não tinha nenhum medicamento, no entanto chamaram-no Doutor. Não teve nenhum exército, no entanto os reis temeram-no. Não ganhou nenhuma batalha militar, no entanto conquistou o mundo. Não cometeu nenhum crime, no entanto o crucificaram. Foi enterrado num túmulo, no entanto vive hoje.
Desejo a todos uma Feliz e Santa Páscoa, junto a seus familiares.
Abraços,

SC Neide
Coordenadora Provincial BMA



    Que seu domingo seja muito bom e se possível, ao lado das pessoas que você quer bem.
    A Páscoa é a ressurreição de Cristo, é o seu renascimento.
    Por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir.
    Fazer o levantamento da vida para saber se é necessário recomeçar, porque, Páscoa é isso, é o momento de renascer.
    Seja para o novo modo de vida, para o amor, para a amizade.
    Enfim, se na sua vida existe algo que não está bem, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade!
    FELIZ PÁSCOA PARA VOCÊS!

SC Maria Elidia Blomer Debastiani
Centro Local - Campos Novos SC 


POR TI YA NO HAY MUERTE
SINO VIDA
POR TI YA NO HAY PECADO
SINO SALVACIÓN
POR Ti YA NO HAY SUFRIMIENTO
SINO ESPERANZA,
POR ESO DECIMOS:
AYUDANOS A REVIVIR EN TI SEÑOR
PARA QUE DE IGUAL FORMA
COMO TU VENCISTE LA MUERTE
PODAMOS NOSOTROS VENCER
LAS PEQUEÑAS MUERTES
DE TODOS LOS DÍAS
Y TRANSFORMARLAS EN VIDA
POR TU GRACIA.
¡FELICES PASCUAS!

SC Dr. Humberto Gutiérrez Regal y flia
URUGUAI


Feliz Pascua de resurrección
Resucitó El Señor!
Encontraron que La piedra habia sido retirada del sepulcro.
Verdaderamente ha resucitado el Señor! Aleluya!
Cristo há resucitado y con su claridad ilumina al pueblo rescatado com su sangre.
Há resucitado del sepulcro nuestro Redentor, cantemos um hinno al Señor, nuestro Dios.
Este es el dia em que actuó Señor sea nuestra alegria y nuestro gozo.
Por qué buscais entre los muertos AL que está vivo?
No está aqui, há resucitado.
Cristo há resucitado.
Resucitemos com Él.
Aleluya.
Cristo, alegria del mundo, resplandor de La gloria del Padre.
Bendita La mañana que anuncia tu esplender al universo. Aleluya.
Ya que hábeis resucitado com Cristo, buscad los bienes de allá arriba.
Aleluya. Aleluya.
Cristo, uma vez resucitado de entre los muertos, ya no muere más. Aleluya.
Señor, que todos los años nos alegras com la conmemoración de tu gloriosa resurrección, condedenos, através de estas solennes fiestas, llegar um dia a gozar contigo de la alegria eterna. Amén.
Muchas Bendiciones para esta Pascua.
Aleluya.

Ing. Juan Mario Mancilla Macias
Col. Prado Churubusco
Coyoacan, D.F. / México


Páscoa.
Festa da Vida!
Viver a Páscoa é ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento,
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
Desejo a você uma excelente PÁSCOA.
Que além dos ovos de chocolate,
Você possa também renascer e renovar-se!
A Vida vencer a morte!
A Paz esteja com você!

SC Elza Demarchi Mengarda
Coordenadora Provincial BPA

Ir. Carmen Demarchi
Delegada Provincial FMA BPA
   


    "La luz resplandece en las tinieblas. Estos son los días en los que el Señor nos está visitando y nos está trayendo la paz.
    Siempre es así. Después de la pasión, del sufrimiento y de la muerte, despunta la mañana de la alegría y de la resurrección.Siempre habrá un mañana después de la noche. Y nosotros, si perseveramos a través de las tinieblas, tendremos la oportunidad de ver el sol. Caminemos juntos hacia la luz, tomados de la mano de Cristo"
¡¡¡Felices Fiestas pascuales!!!
Cariñosamente,

SC María del Carmen
Conselheira Mundial Região Atlântico


Ingredientes:
Perdão
Alegria
Paciência

Perseverança
Vontade de Ser Feliz
Paz

Modo de fazer:
Misture no recipiente bem lavado da sua alma, chocolate, mais perdão e alegria.
Deixe calmamente em banho-maria até que todas as mágoas e rancores sejam depurados.
Espere esfriar um pouco, salpicando perseverança e paciência e despeje nos dois lados do coração.
Prepare o seu bombom predileto com recheios de paz e vontade de ser feliz.
Desenforme as duas partes moldadas no coração, coloque dentro os bombons, embrulhe com um papel transparente de amizade verdejante e luzente de esperança.
Amarre com fitas prateadas de carinho e mande muitos, muitos, prá quem não te entende também...
É tempo de redenção.
Feliz Páscoa
Com chocolate no coração!!
Que a alegria de Jesus Ressuscitado seja sempre fonte de PAZ.
Feliz Páscoa!

SC Edilma Souza da Silva
Salesiana Cooperadora da Província BBH


É TEMPO DE RENASCER !

Hoje, mais do que nunca, as pessoas tem que ser especiais. Mudanças acontecem cada vez mais rapidamente introduzindo um novo conceito de tempo.
Atrás de cada transformação existem pessoas.
Pessoas especiais que sabem agir sobre a realidade,
abrem novos caminhos,encontram novos valores,
sabem destruir receitas do mundo velho e regras superadas.
Mais do que nunca é tempo de crise,
hora de iniciativa máxima, 
hora de agir sem medo,
ousar,
experimentar,
assumir riscos inerentes ao novo,
acreditare ter fé.
Tempo de novos valores,
tempo de encarar desafios com garra,
vigor,
tenacidade e persistência.
Tempo de flexibilidade,
abertura,
ousadia,
de ser diferente.
Tempo de imaginar e explorar novas possibilidades.
Tempo de soluções inéditas para desafios também inéditos.
Tempo de parceria com mente aberta,
humor,
otimismo,
boa vontade e prazer.
É hora de muito respeito humano.
Neste novo tempo não há espaço para “ações subterrâneas”,
não há espaço para politicagem,
cinismo,
críticas destrutivas,
falsidade,
falta de ética,
espertezas.
Só há espaço para o companheirismo autêntico,
fruto de muito diálogo,
entendimento e harmonia.
A força de cada pessoa é fundamental para a sociedade evoluir como um todo.
Para superar as transições geradas pelas mudanças e inovações, existe o desafio que é de responsabilidade de cada um de nós.
É preciso usufruir no ambiente em que vivemos ao invés de sermos oprimidos por ele,
é preciso construir um novo mundo.
É tempo de transformar,
buscar novas realizações,
de caminhar a frente,
agir,
realizar,
fazer acontecer,
é tempo de crescer e criar.
É TEMPO DE PÁSCOA!
É TEMPO DE RENASCER.


Retiro Provincial dos Cooperadores
tem Estréia 2008 como tema






    No dia 08 de março passado, no Liceu Coração de Jesus, os Salesianos Cooperadores da Província de São Paulo, realizaram seu Retiro 2008, tendo como tema a Estréia 2008, “Eduquemos com o coração de Dom Bosco”.

    O pregador do retiro foi Pe. Benedito Spinosa, diretor do Liceu, que iniciou o dia com uma reflexão no Santuário do Coração de Jesus, sobre o significado do sonho dos 9 anos em analogia à parábola do Bom Pastor.

    Em seguida, o grupo fez uma pequena procissão acompanhando o Santíssimo Sacramento, que ficou em adoração num altar montado no parquinho do colégio, permitindo também durante esse tempo, que os participantes pudessem se confessar com outros sacerdotes da comunidade do colégio e da casa inspetorial.

    Ainda na parte da manhã, nova procissão levou os Cooperadores ao Salão dos Ex-Alunos, onde foi celebrada a Eucaristia. Após o almoço, um trabalho em grupo refletiu sobre trechos da Estréia 2008, e encerrou-se o dia com a exibição do vídeo do comentário da mesma pelo Reitor Mor, P. Pascual Chávez.


EUROPA E AMÉRICA JUNTAS
PARA CONSTRUIR A CIVILIZAÇÃO DO AMOR.
1º. de Março
A PARTIR DAS 12 HORAS




É hora de todos nós fazermos um mundo diferente.

   Jovens e comunidades católicas de 9 cidades ao redor do mundo irão rezar o terço pela PAZ MUNDIAL e à construção de um mundo novo.

APARECIDA – Brasil
LOJA – Equador
CIDADE DO MÉXICO – México
HAVANA – Cuba
NOVA IORQUE – Estados Unidos
EDIMBURGO – Reino Unido
AVIGNON – França
TOLEDO – Espanha
ROMA
– Itália
NÁPOLES
– Itália
BUCARESTE
– Romênia
MINSK - Bielorussia

    A oração será um ato de amor propagado pelo Papa Bento XVI e transmitido para o mundo todo, ao vivo, do Vaticano.
    E Aparecida foi novamente escolhida pelo Papa par esse grande evento mundial.
    Acompanhe o evento pela TV Aparecida. Sintonize a TV de Nossa Senhora pela sua antena parabólica.

( saiba como sintonizar a TV Aparecida pela parabólica ou pelas retransmissoras. WWW.tvaparecida.com.br / Coloque sua intenção e de sua família nesta oração. Ligue (011) 2125-3053 )


Conselho Provincial dos Cooperadores se reúne



    Iniciando as atividades de 2008, o Conselho Provincial de São Paulo reuniu-se no sábado, 23 de fevereiro, em sua sede, para discutir seu calendário para esse ano, aprovar pedidos de compromisso, entre outros assuntos.
   Na ocasião, Pe. Toninho deu uma bênção especial ao grupo e apresentou o Projeto Dom Bosco 200 anos, que se inicia em 2008, culminando em 2015. Presenteou ainda esse Conselho com o DVD do Fest 2007, o plano da Pastoral Juvenil Salesiana para o triênio 2008-2010 e as Normas e Procedimentos das Equipes Vocacionais Salesianas para 2008.
   O Conselho Provincial, através de sua Coordenação, promoveu também nessa data, atendendo um pedido do Inspetor Salesiano Pe. Marco Biaggi, o lançamento do CD “Deus Me Guardará”, de Benedito Sérgio e Ministério Angelus, que tem por objetivo auxiliar as obras sociais salesianas.


Paroquianos participam de curso sobre Pascom

    No sábado, dia 23 de fevereiro, alguns paroquianos participaram no Centro Pastoral Sant’Ana, da Arquidiocese de São Paulo, Setor Sant’Ana, do curso “Pascom nas comunidades”, que foi ministrado pelo Sr. Waldemar Abel.
   O curso teve por objetivo dar condições que permitam às paróquias criarem suas Pastorais de Comunicação e o grupo de Santa Teresinha, maioria presente no curso, participou justamente com o objetivo de dinamizar e incrementar os trabalhos dessa Pastoral em nossa paróquia.
(Fotos: Melissa Brienda)



Carta do P. Inspetor BPA - José Valmor César Teixeira

  

    Como todos já ficaram sabendo, faleceu ontem, dia 21 de fevereiro, às 22 horas em uma clínica de Roma, o nosso querido ex-Inspetor, P. Helvécio Baruffi.

    Depois de um tempo de tratamento e de convalescença em nossa Inspetoria, quis de todas as formas, viajar para Roma. Queria terminar os seus trabalhos e apresentar seus relatórios ao Conselho Geral. Queria participar do CG26 e encaminhar seus relatórios como Conselheiro do Cone Sul.
     Assim, eu, P. Helvécio e P. Orestes partimos de Porto Alegre com destino a Roma. Fizemos escala em São Paulo em direção a Madrid. Tudo estava bem até a metade da viagem de São Paulo para Madri. P. Helvécio começou a reclamar de uma dor na mão direita e apresentava dificuldades para andar. E tudo foi ficando mais difícil. Eu e o P. Orestes tivemos que carregá-lo para tudo que precisasse. Como também para os serviços aeroportuários. Sempre tivemos a ajuda do pessoal dos terminais de aeroporto. Assim, chegamos a Roma numa situação muito difícil e delicada. Do aeroporto fomos levados para a Casa Geral. P. Helvécio foi sempre piorando. Foi levado imediatamente para a Clínica Pio XI. Foi atendido pelo corpo médico. Foi constatada uma embolia pulmonar com a formação de um coágulo enorme de sangue que se depositou no coração e que lhe causou a morte.
     Como podem perceber foi uma viagem muito difícil e ainda mais difícil, a perda deste nosso querido salesiano.
     Nossa Inspetoria cumpre neste ano seus cinqüenta anos de vida. E Deus, nos seus insondáveis caminhos, chamou para si o  P. Helvécio Baruffi, que foi um dos nossos Inspetores, nestes cinqüenta anos de existência. Imploremos a Deus Nosso Senhor, por este nosso querido Salesiano. Ele foi um valente seguidor missionário de Jesus Cristo. Um santo filho de Dom Bosco, nos seus diversos trabalhos de animação inspetorial: coordenador de estudos, diretor, mestre de noviços, pároco e Inspetor Salesiano. Depois a Congregação Salesiana, nos Capítulos 24 e 25 lhe confiou a tarefa de Conselheiro para o Cone Sul. Todos sabemos com quanta alegria e responsabilidade, mesmos nas dificuldades,  exerceu todas estas tarefas. Todos pudemos compartilhar do seu amor pela Igreja, por Dom Bosco, pela Congregação, pela Família Salesiana, pelos jovens, pelo povo de Deus.
     P. Helvécio foi limpidamente um homem de Deus, da Igreja e da Congregação. Sempre aberto aos tempos e ao mesmo tempo sempre compromissado com os valores evangélicos, eclesiais e salesianos. Defendia com destemor e clareza tudo aquilo que fazia parte de nossa Tradição salesiana.
     Peço a Deus que  ajude, a cada salesiano de nossa Inspetoria, a ser fiel aos seus compromissos salesianos, como foi o P. Helvécio. Imploro a Deus que envie a nossa Inspetoria santas vocações salesianas, para que nossa missão possa ser animada por pessoas alegres e felizes, por sua opção de vida. Que o P. Helvécio possa estar nos braços de Deus e junto da Virgem Auxiliadora, de Dom Bosco e de todos os que já vivem a glória celeste.
     Quero agradecer muito a todos os familiares do P. Helvécio, pelos cuidados que sempre tiveram com ele. Especialmente sua irmã Áurea que cuidou dele no hospital da PUC, na casa Inspetorial e também em sua casa em Piçarras, onde ele foi tirar uns dias de descanso no mar.
     Agradeço a toda a família por ter compartilhado conosco este querido salesiano. Somos todos irmãos na dor da perda deste ente querido, mas também todos irmãos na esperança de sua ressurreição.
     P. Helvécio vive agora definitivamente na companhia de seu Pai o Sr. Abraão e de sua Mãe Sra Maria Costa Baruffi.
     Que  o Deus QUE É AMOR,  olhe por cada um de nós e nos abençoe. Que a Virgem de Dom Bosco, a Auxiliadora dos Cristãos nos cubra com seu manto maternal.
     Rezemos por este nosso irmão na fé e na consagração religiosa salesiana.

Roma, 22 de fevereiro de 2008

P. José Valmor Cesar Teixeira
Inspetor Salesiano BPA

 


 



® 2008 Salesianos Cooperadores Brasil - © Todos os direitos reservados

 

secretaria@salesianoscooperadores.org
formacao@salesianoscooperadores.org
administracao@salesianoscooperadores.org
giseldafigueiredo@hotmail.com
migueis04@uol.com.br
robertovieira_nunes@hotmail.com
delegada_fma@salesianoscooperadores.org
delegado_sdb@salesianoscooperadores.org
sscc@salesianoscooperadores.org



Conselho Mundial
SDB Casa Geral
FMA Casa Geral
Vaticano
CNBB
União pela Vida
Ex-Alunos Mundial
 
 
 
         



Alto da página




Brulars e Schatzmann